De acordo com Tanenbaum (2016), o sistema operacional é o software mais importante de qualquer dispositivo computacional, sem o qual o dispositivo computacional não passaria de um amontoado de metal sem muita utilidade. Ver conteúdo
Vimos que temos alterações que podem ocorrer a qualquer momento e por qualquer razão. Pensando sobre isso, cite e explique as quatro fontes de alterações fundamentais que podem ocorrer. Ver conteúdo
Cite e explique as razões do porquê é mais caro adicionar funcionalidade depois que um software está em uso do que implementar a mesma funcionalidade durante o seu desenvolvimento. Ver conteúdo
Os sistemas de software estão em constante evolução. A manutenção do software, isto é, modificações em artefatos existentes, chega a consumir 75% do custo total do seu ciclo de vida. Aproximadamente 20% de todo o esforço de manutenção é usado para consertar erros de implementação, e os outros 80% são utilizados na adaptação do software em função de modificações em requisitos funcionais, regras de negócios e na reengenharia da aplicação. Ver conteúdo
Nesse sentido, a proposta desta atividade é que você desenvolva uma análise das características essenciais que os cursos de formação em Terapia Ocupacional devem incorporar, segundo o Art. 6º da resolução, e descreva-as brevemente. Ver conteúdo
Em um cenário de rápidas mudanças sociais, tecnológicas e de saúde, a necessidade de terapeutas ocupacionais altamente capacitados torna-se cada vez mais necessárias. A sociedade contemporânea enfrenta desafios inéditos, como o envelhecimento da população, a crescente diversidade cultural e as transformações no mundo do trabalho. Em um contexto social em constante transformação, a formação do terapeuta ocupacional desempenha um papel crucial ao preparar profissionais capazes de lidar efetivamente com as demandas da população. Ver conteúdo
a) Por que não há consenso entre os cientistas sobre o fato de os vírus serem OU NÃO seres vivos? Ver conteúdo
Com base nos seus conhecimentos adquiridos na disciplina de Biologia Celular, responda às seguintes questões: Ver conteúdo
“Ainda que nem todos os cientistas considerem os vírus como seres vivos, uma vez que são organismos acelulares, é fato que eles também evoluem da mesma forma que os animais. Esse processo acontece por meio de mutações, ou seja, alterações no código genético. ‘Elas acontecem aleatoriamente, mas quando conferem alguma vantagem ao vírus, como maior capacidade de transmissão, acabam sendo selecionadas pelo ambiente’, explica José Salvatore Patané, da Rede de Alerta das Variantes do SARS-CoV-2, gerenciada pelo Instituto Butantan. E assim nasce uma nova linhagem, também chamada de variante. Como todos os vírus sofrem mutações, alguns com maior velocidade do que outros, já era esperado que o SARS-CoV-2 ganhasse ‘descendentes’, por assim dizer, ao longo da pandemia. Segundo Vincent Louis Viala, que também é colaborador da Rede de Alerta, a taxa de mutação do vírus da Covid-19 não é tão rápida se comparada ao da gripe, por exemplo. ‘No entanto, o vírus teve quase um ano para circular pelo mundo inteiro até o início da vacinação, no final do ano passado. O que inevitavelmente acelerou o surgimento de novas variantes’, afirma Viala. Elas também ganharam os noticiários com a mesma agilidade, gerando inúmeras dúvidas na população. Qual delas está circulando no país agora? As vacinas são eficazes contra as novas variantes? Por que temos de ficar de olho nelas? A seguir, os pesquisadores do Butantan respondem essas e outras perguntas em relação às novas mutações do SARS-CoV-2. E dão um recado: cada um de nós só vai estar realmente seguro quando todos estiverem" (BUTANTAN, 2021, on-line). Ver conteúdo
Leia um trecho da reportagem sobre o coronavírus, publicada no site do Instituto Butantan: Ver conteúdo
Frente ao excerto acima, explique como o cianeto, um inibidor da cadeia transportadora de elétrons da mitocôndria, pode promover a morte dos seres humanos. Ver conteúdo
O país acordou em luto no dia 27 de janeiro de 2013. Durante a madrugada, uma tragédia ocorrida em uma boate em Santa Maria, RS, levou a óbito mais de 200 jovens. Uma festa universitária organizada por estudantes dos cursos de agronomia, medicina veterinária, zootecnia, pedagogia, técnico em agronegócio e técnico em alimentos foi o início da quinta maior tragédia da história do país. Quase uma década após os acontecimentos do incêndio da Boate Kiss, o caso voltou a receber atenção da mídia quando o júri que condenou quatro réus pelas 242 mortes foi anulado. Você provavelmente conhece o cianeto das suas aulas de história no colégio. Ele foi o principal gás utilizado pelos nazistas na 2ª Guerra Mundial para exterminar judeus e outras minorias nas câmaras de gás. Atualmente, a maioria das mortes causadas pela intoxicação por cianeto se dá justamente em incêndios. Uma pessoa saudável pode ir a óbito após apenas um minuto de exposição significativa ao gás. As vítimas da boate Kiss morreram entre 3 e 5 minutos após o incêndio ter começado. O monóxido de carbono gerado pelo fogo associado ao cianeto potencializou ainda mais o efeito do envenenamento. A Boate Kiss, na noite de 27 de janeiro de 2013, transformou-se em uma câmara de gás do século XXI. Ver conteúdo
Ao analisar o texto e considerando a importância no diagnóstico e monitoramento da diabetes mellitus (DM), responda às questões a seguir: Ver conteúdo
Indivíduos que têm a doença conhecida como diabetes mellitus (DM), caracterizada pela deficiência na produção, secreção ou ação da insulina, não conseguem externalizar os receptores de glicose, e a célula não capta a glicose da corrente sanguínea, desenvolvendo a hiperglicemia persistente e a glicosúria, sinais clássicos da doença. O DM pode ser classificado, conforme a etiologia, em DM tipo 1 e subtipos; DM tipo 2, DM gestacional e outros menos frequentes. Embora os principais tipos de DM tenham mecanismos patogênicos diferentes, as complicações são sempre as mesmas. Antigamente, dizia-se que a DM1 acomete crianças e DM2 adultos, mas atualmente este conceito é inadequado, devido a descobertas dos subtipos de DM e da alta incidência de obesidade infantil. O diagnóstico é baseado na história clínica, onde avaliam-se os sinais e sintomas, fatores de risco, tais como histórico familiar, presença de obesidade, hipertensão arterial, dislipidemia, microalbuminúria, aborto, dentre outros, associados aos exames bioquímicos laboratoriais. Ver conteúdo
O diabetes mellitus (DM) é uma doença crônica que afeta cerca de 3% da população mundialb, com perspectiva de aumento até 2030. No Brasil, é um importante problema de saúde pública, e estimativas recentes apontam acometimento de cerca de 7% da população, entre 30 e 69 anos. Esta síndrome metabólica complexa, de diferentes etiologias, pode ser caracterizada por destruição autoimune das células pancreáticas produtoras de insulina ou diminuição da secreção/ação da insulina nos órgãos periféricos, resultando em hiperglicemia e glicotoxicidade. Esta última é responsável por um estresse oxidativo crônico a nível tecidual, tendo um importante papel na gênese das complicações. Ver conteúdo
QUESTÃO 2: No artigo, os autores ressaltam os riscos a que os profissionais ficaram expostos durante a pandemia. DEFINA os tipos de riscos que devem ser lembrados na observação das medidas de biossegurança. Ver conteúdo
QUESTÃO 1: Na página 2813 do artigo, os autores alertam que a biossegurança foi colocada em risco diante da indisponibilidade de EPI (Equipamentos de Proteção Individual) durante a pandemia. Considerando a necessidade de observância dos protocolos de biossegurança por todos os profissionais de saúde, DESCREVA os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), identificando suas respectivas finalidades de uso. Ver conteúdo
O artigo indicado apresenta dados sobre as condições de trabalho e biossegurança na vigência da pandemia por COVID-19. Essa pandemia constitui-se como uma ameaça sistêmica à vida humana sem precedentes e sem fronteiras. Na atualidade, vivenciamos a realidade pós-COVID, mas ainda enfrentamos a COVID longa e o temor do surgimento de novos micro-organismos, exigindo a observação de todas as medidas de biossegurança recomendadas. Ver conteúdo
Para responder a esta atividade, é necessário que você acesse o artigo "Condições de Trabalho e Biossegurança dos Profissionais de Saúde e Trabalhadores Invisíveis da Saúde no Contexto da COVID-19 no Brasil", da autora Maria Helena Machado e colaboradores, publicado na revista Ciência & Saúde Coletiva, volume 28, número 10, páginas 2809 a 2822, em 2023, e disponível no link: https://www.scielo.br/j/csc/a/7GYcHBQ3mHLbKFY89VQsrHG/?format=pdf&lang=pt. Ver conteúdo
Biossegurança é definida como o conjunto de procedimentos, ações, técnicas, metodologias, equipamentos e dispositivos capazes de eliminar ou minimizar riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços que podem comprometer a saúde de homem, animais, meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos. Ver conteúdo
2) Descreva o processo pelo qual o espermatozoide interage com o óvulo e como penetra, e as mudanças celulares que ocorrem como resultado do encontro dos gametas até a formação do zigoto. Ver conteúdo
1) Explique o caminho percorrido pelo espermatozoide dentro do trato reprodutivo feminino, incluindo os desafios e os mecanismos que permitem ao espermatozoide alcançar o óvulo. Ver conteúdo
Mariana e Carlos, ambos com 35 anos, têm tentado ter um filho há vários anos. Após diversas tentativas frustradas e exames médicos, descobriram que Carlos tem uma baixa contagem de espermatozoides, uma condição conhecida como oligospermia. O casal decide então buscar ajuda médica especializada e é aconselhado a considerar a inseminação artificial como uma opção viável para a concepção. O médico explica, que a inseminação é um processo simples, que consiste na transferência mecânica de espermatozoides que foram tratados para o interior da cavidade uterina. Após a decisão do casal de prosseguir com a inseminação artificial devido à oligospermia de Carlos, o procedimento é realizado com sucesso. Agora, o espermatozoide introduzido na cavidade uterina de Mariana tem a tarefa crucial de encontrar e fertilizar o óvulo. Ver conteúdo
A fecundação, ou fertilização, é uma sequência de eventos onde os gametas masculino e feminino se encontram. Isso acontece, normalmente, na porção mais larga da tuba uterina, próxima ao ovário, chamada ampola. Caso o oócito não encontre o espermatozoide, a fecundação não acontece e ele passará, lentamente, pela tuba até a cavidade do útero, onde será degenerado e reabsorvido. Ver conteúdo