CONCEITUALIZAÇÃO No nosso próprio livro didático de administração de materiais e logística estudamos e aprendemos sobre conceitos que direcionam a busca de uma coordenação das atividades na operação das empresas. “A administração de materiais contempla o gerenciamento dos materiais necessários para a empresa, considerando as origens distintas ou não, neste processo, existe a necessidade de realizar a coordenação dessas atividades conforme a demanda da empresa ou necessidades.” OLIVEIRA, Adriano Aparecido de. Administração de Materiais e Logística. Indaial-SC: Arqué, 2022. Reimpresso em 2024. pág. 14. Ver conteúdo
REFLEXÃO Após ter essa experimentação gostaria que você refletisse sobre suas experiências com administração de materiais e logística, quer seja uma experiência profissional ou pessoal, podendo até ser uma compra de algum produto. Suas experiências foram positivas? foram negativas? Reflita sobre isso, será que foi entregue no prazo? o produto veio em boas condições? Ver conteúdo
EXPERIMENTAÇÃO Bom, e que tal experimentar um caso prático de uma grande organização que possui processos logísticos robustos atingindo eficiência e eficácia em sua operação. Sendo assim, lhe convido a assistir o vídeo do link abaixo. https://www.youtube.com/watch?v=TypFdlhcvO0 Vamos experimentar esse caso e aprender !!! Ver conteúdo
SIGNIFICAÇÃO Assim surge a nossa disciplina de administração de materiais e logística para trazer até você ainda mais significado, que permitirá você conhecer e ter contato com os principais recursos logísticos e o gerenciamento de insumos para que se atinja o objetivo final da logística em uma cadeia de suprimentos que é fazer com que o produto certo, esteja no local certo e no tempo certo, isto é, tornar a operação eficiente e eficaz. Ver conteúdo
A administração de materiais e logística é um dos processos chaves para qualquer negócio, ela pode ser fator de sucesso ou insucesso para um negócio. Atuar na área da administração de materiais e logística das empresas requer flexibilidade e agilidade nas tomadas de decisão, entender, compreender e implantar processos robustos fazem com o processo de atendimento dos pedidos e entrega seja concluído com êxito. Ver conteúdo
PROBLEMATIZAÇÃO “A gestão logística é uma área essencial em qualquer tipo de empresa. Afinal, como ela está associada à administração de recursos ligados à produção de insumos e de serviços, ela impacta diretamente na saúde financeira de um negócio.” Fonte: https://blog.sebraealagoas.com.br/gestao/entanda-o-que-e-gestao-logistica-e-quais-as-suas-estrategias/ Ver conteúdo
O fragmento revela a importância do fornecedor e a influência dele em um negócio e na sua administração, ainda mais pensando de uma maneira mais ampla em uma cadeia de suprimentos, e a escolha desses fornecedores requer cuidados. Partindo deste contexto, primeiro descreva o que é cadeia de suprimentos e logo na sequência com suas palavras determine critérios que podem ser levados em conta ao escolher os fornecedores, no mínimo determinar três critérios com sua respectiva justificativa. Ver conteúdo
O fornecedor não é apenas aquele que faz com que a matéria-prima ou os produtos cheguem à sua empresa. O valor do serviço dele influenciará no seu, a responsabilidade do prazo de entrega dele impactará diretamente no seu controle de estoque e produção e, também, no seu prazo de entrega. Ver conteúdo
4. Como Gerente do Projeto, considerando os documentos construídos e as informações apresentadas, como você realizaria o planejamento das respostas ao risco referente à iluminação baseada em energia solar? Caso esse risco seja concretizado (não seja possível instalar a iluminação por placas solares), como você atuaria dentro do projeto para garantir o alinhamento das atividades de forma a mitigá-lo? Ver conteúdo
Construa a Estrutura Analítica de Projeto (EAP) com 3 níveis para as entregas que serão realizadas no projeto. Monte um cronograma básico para o projeto, considerando as etapas descritas para execução dos entregáveis, dentro do detalhamento fornecido. Ver conteúdo
SEGUNDA ETAPA - Realizar e enviar a atividade Com base no “Caso Fictício: Favela 3D - Monte da Cruz” apresentado anteriormente e considerando os estudos sobre Gerenciamento de Projetos, realize o que se pede: Preencha o Termo de Abertura do Projeto (TAP). Ver conteúdo
Por fim, foram estabelecidas algumas informações que devem ser consideradas no preenchimento do TAP e na construção do cronograma do projeto: - A revitalização da área comum seguirá a ordem de execução e prazos mínimos a seguir: Limpeza do local (15 dias) Fechamento de fossas abertas e locais perigosos para a população (60 dias) Revitalização das ruas de paralelepipedos (45 dias) pintura de locais (30 dias) instalação da iluminação (15 dias) instalação do wifi (15 dias). Ver conteúdo
Reduzir em 90% o número de moradores residindo em casas construídas com materiais frágeis como papelão, isopor, latão ou pedaços de madeira. Reduzir em 50% o número de moradores desempregados na comunidade. Ver conteúdo
A fim de direcionar as ações do projeto para seus objetivos, foram estabelecidas três metas, com indicadores mensuráveis, até a sua conclusão: Redução de 60% da entrada de pacientes no Posto de Saúde local que tenham se lesionado em acidentes devido à desníveis nas ruas, quedas em buracos de fossa, má iluminação, ou outro motivo proveniente das más condições estruturais da comunidade. Ver conteúdo
Existe um risco referente à instalação da iluminação baseada em energia solar para o local, uma vez que a comunidade fica em uma região cercada por prédios, o que pode reduzir a exposição das placas solares para o funcionamento adequado. Como mitigação para este risco, foram propostas ações de otimização dos pontos de instalação. Ver conteúdo
Foi tomado como premissa que não será possível a ONG entregar a melhoria do sistema de coleta de lixo do local que foi solicitado pela comunidade, tendo sido alinhado com a Prefeitura do Município a implementação de melhorias neste item após a conclusão desse projeto. Ver conteúdo
Implantação do programa de empregabilidade: levantamento de moradores interessados no programa, execução de parcerias com empregadores da região, aplicação de treinamentos com os moradores participantes dos programas, realização de “mentorias” com os participantes, acompanhamento de mentorados do programa; Ver conteúdo
Construção de casas sustentáveis para moradores: Aprovação do projeto “modelo” de casa, compra dos materiais sustentáveis, montagem das casas, pintura das casas; Ver conteúdo
Revitalização da área comum: limpeza do local, revitalização das ruas de paralelepipedos, fechamento de fossas abertas e locais perigosos para a população, compra de iluminação a base de energia solar, instalação de iluminação a base de energia solar, instalação de internet wifi na comunidade, pintura de locais de uso comum para a comunidade; Ver conteúdo
Como primeira etapa do projeto, iniciando em 01/05/2024, a ONG responsável realizou um levantamento das necessidades com duração aproximada de 30 dias, que deveria ser concluído antes de iniciar quaisquer outras atividades do projeto. Após esse levantamento, foi validado com o Sponsor que a ONG irá executar três entregas principais, descritas a seguir. Ver conteúdo
Considere que o projeto “Favela 3D” será aplicado a uma comunidade hipotética chamada “Monte da Cruz” com 200 famílias, localizada no Município de São Paulo-SP e que possui condições como insegurança de moradia, acúmulo de resíduos (entulhos, lixo), periculosidade de locomoção, falta de iluminação pública e uma baixa sustentabilidade financeira nas famílias ali residentes. Para tanto, o projeto contará com um orçamento máximo de 8 milhões de reais e um prazo máximo de execução de 1 ano e 4 meses. O Sponsor do projeto é o líder “João da Silva”, eleito pelos moradores para representar as necessidades da comunidade, e você será o Gerente de Projetos responsável pelo planejamento e monitoramento. Ver conteúdo
PRIMEIRA ETAPA - Assistir e ler as informações sobre o projeto CASO FICTÍCIO: FAVELA 3D - Monte da Cruz Ver conteúdo
A partir das discussões realizadas durante a disciplina Gestão de Projetos, este é o momento para você colocar em prática os conhecimentos apreendidos sobre Gerenciamento de Projetos e as melhores práticas. Para tanto, você enquanto futuro(a) gestor(a), terá a oportunidade de desenvolver elementos importantes de um plano de projetos. Ver conteúdo
CALL TO ACTION! Com base no texto de apoio, considerando o Caso Fictício da SIGA Treinamentos e os estudos sobre Gestão de Projetos, identifique no mínimo três itens que não ocorreram no formato mais adequado durante a condução do projeto e que resultaram na entrega descrita. Em seguida, para cada problema identificado, apresente ao menos uma solução. Ver conteúdo
No dia do Evento, a Dona da Siga Treinamentos procurou o GP e lhe sinalizou sua insatisfação com a entrega, uma vez que não haviam assentos suficientes para o público presente no evento, o som não estava adequado para a apresentação da atração musical contratada, não haviam salas suficientes para a separação do público em 7 workshops diferentes e o orçamento do projeto havia sido ultrapassado em R$7.800,00. O GP expôs as solicitações realizadas pelo Diretor da empresa, mas a Dona informou que não aprovou tais alterações no projeto e não foi informada sobre as mesmas. Ver conteúdo
Faltando 10 dias para a entrega do projeto, o Diretor da empresa solicitou a inclusão de uma Atração Musical para realizar a abertura do evento. O GP adicionou as atividades necessárias no cronograma do projeto e prosseguiu com a condução da entrega. Ver conteúdo
Uma semana após a montagem do cronograma do projeto, o Diretor da Siga Treinamentos solicitou a inclusão de mais 2 workshops no Evento e a expansão do público para 400 pessoas. O GP realizou os ajustes necessários no cronograma do projeto e prosseguiu com a preparação do evento. Ver conteúdo
Para o planejamento do evento, o GP fará o planejamento dos pacotes de entrega, sendo o Diretor da Empresa parte do grupo do projeto, para produção de mídias para comunicação e divulgação do evento, locação e montagem da estrutura física e contratação de facilitadores para realização dos workshops, respeitando um orçamento total de R$38.000,00. Ver conteúdo
CASO FICTÍCIO: PROJETO SIGA TREINAMENTOS Foi solicitado pela Dona da empresa “SIGA Treinamentos” a alocação de um Gerente de Projetos (GP) para realizar o planejamento e acompanhamento de um Evento de Workshops que deverá ser planejado para execução daqui a 30 dias, com estimativa de público de 250 pessoas divididas em 5 grupos de workshops, em salas. Ver conteúdo