descreva as principais características do Teaching Games for Understanding e cite um exemplo prática dessa metodologia. Ver conteúdo
Questão 01 - O ensino das lutas no ambiente escolar, vai muito além da repetição de movimentos técnicas, ou cópia de exercícios dos professores por meio de comando. Métodos como esses não favorecem um desenvolvimento autônomo da criança/adolescente para a prática de lutas. Ver conteúdo
Entendendo que o conteúdo referentes a lutas não deve ser negligenciado no espaço escolar, bem como o professor deve traçar estratégias para otimizar e proporcionar esse conteúdo aos alunos, responda as questões abaixo: Ver conteúdo
Dentre os diversos conteúdos da cultura corporal que estão presentes na Educação Física temos as lutas. Apesar de muitas vezes serem negligenciadas no ambiente escolar por serem consideradas violentas ou por falta de conhecimento dos professores, as lutas são componentes curriculares da Educação Física e devem ser transmitidas aos alunos. Ver conteúdo
Considerando as informações apresentadas no trecho, explique as diferenças existentes entre as Artes Marciais e as Modalidades Esportivas de Combate. Ver conteúdo
Apesar de serem utilizadas como sinônimos, as terminologias “Artes Marciais” e “Modalidades Esportivas de Combate” apresentam noções e contextos diversificados que são identificados na descrição apresentada na primeira Unidade do livro da disciplina. Ver conteúdo
A Unidade de Treino (UT) representa a sessão de treino ou aula prevista no microciclo. Sua elaboração é essencial para que o desenvolvimento das atividades ocorra de forma eficiente e satisfatória, atingindo o objetivo proposto dentro do seu planejamento ou periodização. Nesse contexto, Gonzáles et al. (2017) propõe que a aula ou UT deve ser estruturada em três grandes blocos: a roda inicial, as vivências e a roda final. A roda inicial e a roda final são os momentos de conversa entre professor/treinador e aluno/atleta. Já as vivências se referem à aplicação das atividades propostas. Ver conteúdo
a) Ginástica rítmica (grupo): b) Futebol: c) Golfe: d) Levantamento de peso: e) Polo aquático: f) Voleibol: Ver conteúdo
A partir disso e das demais informações apresentadas no livro da disciplina, classifique as modalidades esportivas a seguir, considerando as referências citadas anteriormente, ou seja, o número de participantes, a interação ou não com adversário e as características específicas da modalidade. Ver conteúdo
De acordo com as informações apresentadas por Darido e Rangel (2011) e Gonzales (2004) no livro da disciplina, as modalidades podem ser classificadas de acordo com o número de participantes e considerando se há presença ou não de adversários. Ainda, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018) propõe uma categorização que tem como base os critérios de cooperação, a interação com o adversário, o desempenho motor e objetivos táticos da ação de cada modalidade esportiva. Ver conteúdo