• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Dentre os diversos conteúdos da cultura corporal que estão presentes na Educação Física temos as lutas. Apesar de muitas vezes serem negligenciadas no ambiente escolar por serem consideradas violentas ou por falta de conhecimento dos professores, as lutas são componentes curriculares da Educação Física e devem ser transmitidas aos alunos.

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

Dentre os diversos conteúdos da cultura corporal que estão presentes na Educação Física temos as lutas. Apesar de muitas vezes serem negligenciadas no ambiente escolar por serem consideradas violentas ou por falta de conhecimento dos professores, as lutas são componentes curriculares da Educação Física e devem ser transmitidas aos alunos. Dentre os diversos benefícios que elas proporcionam temos a promoção de valores como: respeito, autocontrole, autonomia, disciplina, entre outros. Sabemos que na iniciação dessa modalidade, principalmente em realidade escolar, os jogos são os meios pedagógicos mais indicados. Por meio deles é possível adequar a qualquer realidade, idade, nível de habilidades, entre outros. Durante a disciplina de Lutas, evidenciamos que o ensino de táticas e técnicas das lutas podem ocorrer por meio de jogos e oferecem suporte para o desenvolvimento de habilidades e competências para as modalidades de combate.

 

ANDREATO, L. V.; COSWIG, V. S. Lutas. Maringá. UniCesumar, 2020.

 

Entendendo que o conteúdo referentes a lutas não deve ser negligenciado no espaço escolar, bem como o professor deve traçar estratégias para otimizar e proporcionar esse conteúdo aos alunos, responda as questões abaixo:

 

Questão 01 - O ensino das lutas no ambiente escolar, vai muito além da repetição de movimentos técnicas, ou cópia de exercícios dos professores por meio de comando. Métodos como esses não favorecem um desenvolvimento autônomo da criança/adolescente para a prática de lutas. Durante a disciplina aprendemos que existem algumas metodologias que priorizam o ensino da tática, como o Teaching Games for Understanding (Ensino de Jogos por Meio da Compreensão). Entendendo a importância de metodologias que privilegiem o ensino da tática, descreva as principais características do Teaching Games for Understanding e cite um exemplo prática dessa metodologia.

Questão 02 - Entre os jogos que podem ser realizados no ensino das modalidades de combate, temos os jogos de oposição. Segundo Callois (2001) os jogos possuem diferentes características e podem ser agrupados em 4 grupos: Alea, Ilynx, Agon e Mimicry. Nesse sentido, descreva as características dessas quatro classificações e apresente como cada uma delas se relaciona com as modalidades de combate.

Questão 3 – Elabore 2 atividades que proporcione o ensino das lutas por meio dos jogos. Cada atividade deve responder aos seguintes itens: 

 

Nome do Jogo: (descreva um nome para o jogo)

Idade dos Participantes: (Colocar a faixa etária para qual a atividade foi planejada)    

Tema: (Lutas e elementos táticos; Lutas e temas transversais (citar o tema); Lutas e elementos técnicos; entre outros.)    

Conteúdos: (Explicitar quais os conteúdos que serão trabalhados na atividade)

Estrutura e materiais: (Listar todos os materiais que serão utilizados nas atividades e a estrutura (espaço físico onde a atividade irá ocorrer)) 

Objetivo: (O que os alunos deverão ser capazes de fazer ao final da intervenção?)

Descrição do jogo: (Descrever passo a passo como a atividade será ministrada.)

Importância do jogo: (Responder teoricamente qual a importância da sua atividade, a qual metodologia ela está associada e qual a classificação do jogo/atividade proposto de forma objetiva e clara.)

 

REFERÊNCIAS

Insira aqui todas as referências utilizadas para responder este MAPA, conforme as normas da ABNT.

 

ORIENTAÇÕES GERAIS

-O aluno deverá, obrigatoriamente, utilizar o MODELO MAPA para realizar a atividade.

-Esta é uma atividade INDIVIDUAL, em caso de plágio será zerada.

-Procure argumentar de forma clara e objetiva, de acordo com o conteúdo da disciplina.

-Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa referencie conforme as normas da ABNT.

-Não esqueça de finalizar a atividade após anexar na barra da atividade.

-Utilize o livro (PDF) da disciplina como principal fonte de apoio.

-Após anexar o trabalho no ambiente certifique-se de que se trata do arquivo correto, pois após "Finalizar o Questionário", não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.

​

Boa atividade!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

MAPA – CUSTOS DE PRODUÇÃO – 52/2023

Olá, acadêmico(a)! Chegou o momento de explorar, de forma prática, os conteúdos aprendidos na nossa disciplina! Para isso, a atividade proposta corresponde ao MAPA (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem), que objetiva fazer com que você se sinta imerso(a) no processo de custeamento. Considere que você trabalha em uma empresa industrial do ramo de confecções, […]

LET - ATIVIDADE 1 - LITERATURAS EM LÍNGUA INGLESA II - 2023/54

William Cuthbert Faulkner foi um renomado escritor estadunidense. Considerado um dos maiores romancistas do século XX, recebeu o Nobel de Literatura, em 1949, e ganhou o National Book Awards, em 1951. Para o autor, citado por Barbarena (2016, p. 460): “O que a literatura faz é o mesmo que acender um fósforo no campo no […]

GCOM - CONTABILIDADE EMPRESARIAL - MAPA - 54/2023

MAPA - GCOM - CONTABILIDADE EMPRESARIAL - 54/2023   Olá, acadêmico(a)!   O objetivo dessa atividade MAPA é de proporcionar aos discentes um exercício sobre a estrutura de um dos relatórios mais importantes da contabilidade - o Balanço Patrimonial. O Balanço Patrimonial é muito utilizado pelos gestores no processo de tomada de decisões de qualquer […]

PROVA – ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITO – 54/2023

PROVA – ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITO – 54/2023 1ª QUESTÃO Conforme Chiavenato (2021), o conflito nas organizações apresenta diferentes níveis, como mostra a figura a seguir: Fonte: CHIAVENATO, I. Comportamento Organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2021. p. 290. Considere o conflito hipotético a seguir: após […]

ATIVIDADE 1 - BEDU - EPIDEMIOLOGIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA - 51_2025

ATIVIDADE 1 - BEDU - EPIDEMIOLOGIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA - 51_2025   Conforme a Resolução n.º 218, de 6 de março de 1997, originada do Conselho Nacional de Saúde (CNS), ficam reconhecidos os profissionais da Educação Física como profissionais da saúde de nível superior, no intuito de, junto às demais categorias, assegurar a integralidade da […]

As organizações contam com diversas ferramentas de marketing e comunicação, para que possam divulgar sua marca e vender seus produtos e/ou serviços no mercado. Uma dessas ferramentas é a de Marketing Direto

QUESTÃO 1 ↵ Janaina, após um tempo de pesquisa e investimento em conhecimento de mercado, lançou uma marca de bolsas em sua cidade. Contudo, antes de colocar seus produtos a venda, Janaina utilizou-se tanto da Pesquisa de Mercado quanto do Sistema de Informação de Marketing. Com as informações coletadas pelo uso dessas ferramentas, Janaina consegui […]

1 2 3 … 414 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp