• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

ATIVIDADE 1 - EESP - TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 51_2025

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 1 - EESP - TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 51_2025

A escola e a inclusão: desafios e perspectivas

A escola, apesar de ser frequentemente alvo de críticas, ainda é uma das instituições sociais mais importantes na promoção da diversidade. No entanto, paradoxalmente, muitas vezes ela segue um caminho oposto, buscando homogeneizar os alunos em vez de valorizar suas individualidades. Isso acaba por limitar as possibilidades de inclusão, restringindo-se apenas à integração dos alunos com deficiência ou necessidades educacionais especiais.

Diante desse cenário, questionamos: por que é tão desafiador aprender? Ou melhor, por que devemos aprender da mesma maneira? Essa uniformização do ensino, que não leva em consideração as diferentes formas de aprender e os diferentes ritmos de cada aluno, contribui para a exclusão e dificulta o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária.

A fim de promover uma educação verdadeiramente inclusiva, é fundamental que a escola reconheça e valorize a diversidade de seus alunos, oferecendo um ensino personalizado e adaptado às necessidades de cada um. Além disso, é preciso que a sociedade como um todo se mobilize para combater a exclusão e construir um futuro em que todos tenham a oportunidade de aprender e se desenvolver plenamente.

Referências:
ALBA, C. Uma educação sem barreiras tecnológicas: TIC e educação inclusiva. In: SANCHO, J. M. et al. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2007.
LOURENÇO, E. Conceitos e práticas para refletir sobre a educação inclusiva. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

Com base no texto anterior e nos conteúdos abordados na disciplina, elabore um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema "A escola e a inclusão: desafios e perspectivas", focando especialmente na importância das Tecnologias Assistivas para a inclusão educacional.
O texto deve seguir a estrutura proposta e desenvolver dois argumentos distintos que justifiquem a relevância dessas tecnologias no ambiente escolar, atendendo aos seguintes critérios:

1. Estrutura do texto:
- O texto deve conter quatro parágrafos, distribuídos da seguinte forma: 1 parágrafo de introdução; 2 parágrafos de argumentação (cada um abordando um argumento distinto); 1 parágrafo de conclusão. O texto deve ter entre 15 e 30 linhas.

2. Conteúdo e desenvolvimento:
- Introdução: apresente o conceito de Tecnologia Assistiva e sua importância para a inclusão educacional. Utilize uma citação indireta de um autor presente no livro didático (Tema 3) para fundamentar sua explicação.
- Argumentação: 1º parágrafo de argumentação: desenvolva o primeiro argumento, trazendo exemplos concretos que demonstrem a relevância das Tecnologias Assistivas para alunos com deficiência ou necessidades educacionais especiais. 2º parágrafo de argumentação: apresente o segundo argumento, destacando como essas tecnologias impactam positivamente a família e a escola, promovendo um ambiente educacional mais acessível.
- Conclusão: finalize propondo duas soluções para tornar as escolas mais inclusivas com Tecnologias Assistivas ou sugerindo duas formas de manter as escolas atualizadas e preparadas para atender adequadamente os alunos com deficiência.

Observações:
- Evite o uso da primeira pessoa do singular (eu), pois o texto deve seguir a norma formal da dissertação argumentativa:
- Exemplo inadequado: "Eu acho relevante para...".
- Exemplo adequado: "É relevante para...".

Atenção:
- Não é necessário título.
- Elabore sua resposta de forma dissertativa.
- Assista ao vídeo explicativo da atividade, disponível na Sala do Café.
- Escreva sua resposta contendo no mínimo 15 e no máximo 30 linhas.
- A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, assim como cópias indevidas de textos disponíveis na web.
- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em sua escrita antes de enviá-lo.
- Sua resposta dissertativa deve ser escrita no próprio campo em branco a seguir (caixa de resposta).

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Na cidade de Vila Esperança, a escola municipal “Aprender e Crescer” enfrenta um dilema com a matrícula de alunos no Ensino Fundamental.

Na cidade de Vila Esperança, a escola municipal “Aprender e Crescer” enfrenta um dilema com a matrícula de alunos no Ensino Fundamental. Dona Lúcia, mãe de Gabriel, acredita que seu filho, de 6 anos, ainda não está pronto para ingressar no 1o ano, preferindo que ele fique mais um ano na Educação Infantil. Enquanto isso, […]

ATIVIDADE 1 - PSICO - TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS CLÍNICAS E INSTITUCIONAIS - 51_2025

ATIVIDADE 1 - PSICO - TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS CLÍNICAS E INSTITUCIONAIS - 51_2025    A Psicopedagogia Clínica não é uma prática específica de consultórios particulares. A intervenção psicopedagógica clínica é voltada para a investigação das causas ou da origem da dificuldade de aprendizagem, considerando, dessa forma, todos os princípios que influenciam o […]

Atente-se para a clareza de sua resposta, lembrando que mais importante que o número de linhas é a qualidade da sua resposta, a qual deve atender exatamente e por completo ao

MAPA - ADSIS - SISTEMAS OPERACIONAIS - 51_2025 Olá, estudante! Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na nossa disciplina. Para realizar a atividade MAPA, você precisa cumprir duas etapas, a saber: (1) PRIMEIRA ETAPA: análise da situação-problema Você foi contratado como consultor para uma empresa especializada no desenvolvimento de sistemas […]

ATIVIDADE 1 - GCOM - UNICESUMAR - 54/2023

ATIVIDADE 1 - GCOM - ECONOMIA E SOCIEDADE - 54/2023 Podemos definir, de forma bem genérica, que uma política econômica é a atuação do governo para atingir um determinado objetivo. Temos três principais políticas econômicas, que são a monetária, a fiscal e a cambial. A política monetária se refere à quantidade de moeda disponível na […]

AE3 - BEDU - INICIAÇÃO ESPORTIVA - 51/2024

ATIVIDADE 3 - BEDU - INICIAÇÃO ESPORTIVA - 51/2024   QUESTÃO 1 Quando pensamos nas características e competências que fazem um treinador ser bem-sucedido, uma forma de observar criticamente o perfil de competências é identificar se há características comuns com treinadores que, durante a sua carreira, obtiveram sucesso. Por isso os autores Salmela, Draper e […]

54/2023 - ENGENHARIA ECONÔMICA - ATIVIDADE 1

ATIVIDADE 1 - ENGENHARIA ECONÔMICA - 54/2023 A engenharia econômica se apresenta como um conjunto de técnicas que permitem a comparação, de forma científica, entre os resultados de tomadas de decisões referentes a alternativas diferentes. Nessa comparação, as diferenças que marcam as alternativas devem ser expressas, o máximo possível, em termos quantitativos.   Fonte: PILÃO, […]

1 2 3 … 426 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp