• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

AE3 - BEDU - INICIAÇÃO ESPORTIVA - 51/2024

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 3 - BEDU - INICIAÇÃO ESPORTIVA - 51/2024

 

QUESTÃO 1

Quando pensamos nas características e competências que fazem um treinador ser bem-sucedido, uma forma de observar criticamente o perfil de competências é identificar se há características comuns com treinadores que, durante a sua carreira, obtiveram sucesso. Por isso os autores Salmela, Draper e Laplante (1993) especificaram as características do treinador competente, proficiente e de sucesso.

RESENDE, Rui; LUZ, Suelen Rodrigues da. Iniciação Esportiva. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.


Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo:

( ) Um treinador competente é o treinador que ao mesmo tempo que conquista experiência, registra em sua memória e começa a reconhecer similitudes em situações diferenciadas.
( ) Para ser proficiente, o treinador deve demonstrar continuamente, que possui a noção de timing para alterar as tarefas que não estão decorrendo satisfatoriamente, tomando decisões segundo um processo de análise consciente e deliberada.
( ) O treinador de sucesso tem como característica uma forte intuição sobre o que rodeia o processo de treino. É uma pessoa que edifica a sua competência de forma contínua, refletindo sobre a sua prática e comparando os seus procedimentos com os dos seus pares.

Assinale a alternativa que está correta na sequencia de Verdadeiro ou Falso:

Alternativas

 Alternativa 1 – V, V, V

 Alternativa 2 – V, F, F

 Alternativa 3 – V, F, V

 Alternativa 4 – F, V, V

 Alternativa 5 – F, F, F

VOTAR

RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 2

Os treinadores com maior relevância na aquisição de competências de vida dos atletas são aqueles que se caracterizam por evidenciar filosofias de treino de sua preferência e são proativos no desenvolvimento dessas competências de forma explícita, preocupando-se permanentemente com as transferências dessas competências para outros ambientes. Por esse motivo, sabendo da necessidade dessa característica do treinador, Vella e Gilbert (2015) propõem estratégias de ensino para o desenvolvimento positivo dos jovens por meio do esporte.

RESENDE, Rui; LUZ, Suelen Rodrigues da. Iniciação Esportiva. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.


Analise as afirmativas abaixo sobre as estratégias propostas pelos autores Vella e Gilbert:

I. Deve-se ter consciência do sucesso, pois não se pode perder dentro do esporte.
II. É importante aceitar o erro e a derrota, pois é natural dentro do processo esportivo.
III. Os jovens atletas devem ser inspirados e motivados para promoverem sua autoconfiança.
IV. Ter foco no esforço e persistência. O sucesso depende do quanto o atleta se dedica no treino.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas

 Alternativa 1 – II apenas

 Alternativa 2 – I e II apenas

 Alternativa 3 – II e III apenas

 Alternativa 4 – II, III e IV apenas

 Alternativa 5 – I, II, III e IV

VOTAR

RESULTADOS

 

QUESTÃO 3

Professores e treinadores que fomentam a autonomia do aluno/atleta, parecem ter uma melhor resposta por parte destes, pois promove-se uma atmosfera de conhecimento por meio do esforço pessoal em vez de procurar evitar a incompetência (o erro, o fracasso ou a derrota). Nesse sentido, são descritas características que o professor/treinador deve ter e que se relacionam à busca pelo melhor desempenho esportivo com os resultados psicossociais positivos de seus alunos/atletas. Tais características são: comportamentos dominantes; tom motivacional, orientação dos objetivos e interatividade com o atleta.

RESENDE, R; LUZ, S. R. Iniciação Esportiva. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.



Sobre as características citadas e seus exemplos práticos, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para verdadeira(s) e (F) para falsa(s):

I. A Inclusão dos atletas na tomada de decisão é um exemplo de tom motivacional.
II. A avaliação da performance dos atletas é um exemplo de interatividade com o atleta.
III. Encorajar e passar instruções técnicas após erros é exemplo de orientação dos objetivos.
IV. Questionar os alunos/atletas e promover discussão sobre algum assunto é um exemplo de interatividade com o atleta.

As afirmativas I, II, III e IV são, respectivamente:

Alternativas

 Alternativa 1 – F, V, F, V.

 Alternativa 2 – V, V, F, F.

 Alternativa 3 – F, V, V, V.

 Alternativa 4 – V, F, V, V.

 Alternativa 5 – V, F, F, V.

VOTAR

RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 4

Uma Unidade de Treino (UT) existe para que o treinador consiga organizar sua prática de forma objetiva. Por isso é essencial entendermos como funciona essa estrutura na prática, ou seja, como a aula ou UT deve ser organizada e estruturada, considerando os objetivos e atividades propostas. Diante dessa análise compreendemos que a UT é composta por algumas vivências.

RESENDE, Rui; LUZ, Suelen Rodrigues da. Iniciação Esportiva. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.


Diante do estudado, analise as afirmativas abaixo e assinale a correta:

Alternativas

 Alternativa 1 – Tarefas e Exercícios > Primeiros Movimentos > Conscientização tática > Jogo Inicia > Jogo Final.

 Alternativa 2 – Conscientização Tática >Jogo Inicial > Primeiros Movimentos > Tarefas e Exercícios > Jogo Final.

 Alternativa 3 – Jogo Inicial > Conscientização Tática > Tarefas e Exercícios > Primeiros Movimentos > Jogo Final.

 Alternativa 4 – Jogo Final > Primeiros Movimentos > Conscientização Tática > Tarefas e Exercícios > Jogo Inicial.

 Alternativa 5 – Primeiros Movimentos > Jogo Inicial > Conscientização Tática > Tarefas e Exercícios > Jogo Final.

VOTAR

RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 5

De acordo com Bunker e Thorpe (1982), os seis passos para o ensino dos esportes a partir do Modelo de Ensino para Sua Compreensão (TGfU) são: Jogo; Apreciação do jogo; Consciência tática; Tomada de decisão; Habilidade de execução e Performance em competição.

RESENDE, R; LUZ, S. R. Iniciação Esportiva. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.



A partir dessas informações, analise as afirmativas abaixo:

I. A habilidade de execução refere-se ao domínio das habilidades técnica.
II. A apreciação do jogo refere-se ao prazer de jogar uma competição e ser o vencedor.
III. A consciência tática refere-se à capacidade de executar as habilidades específicas da modalidade.
IV. A tomada de decisão atribui significado ao uso da técnica em função dos acontecimentos táticos do jogo.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 – I e III, apenas.

 Alternativa 2 – I e IV, apenas.

 Alternativa 3 – III e IV, apenas.

 Alternativa 4 – I, III e IV, apenas.

 Alternativa 5 – I, II, III e IV.

VOTAR

RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 6

O esporte é toda atividade física realizada de forma competitiva, que segue um conjunto de regras e objetivos bem definidos. O objetivo de todas as modalidades esportivas é a superação dos adversários, seguindo as regras impostas pelo regimento de cada modalidade esportiva. Os benefícios da prática são inúmeros, em todas as áreas.

RESENDE, Rui; LUZ, Suelen Rodrigues da. Iniciação Esportiva. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.


Sabendo dos benefícios, analise as afirmativas abaixo:

( ) Um dos benefícios da prática é a parte física.
( ) Elevação dos níveis de autoconfiança pode ser caracterizado como um benefício psicológico.
( ) O desenvolvimento de hábitos de autodisciplina, perseverança e resiliência se caracterizam como benefícios da prática.
( ) Outro benefício é o desenvolvimento de competências de liderança e de iniciativa, que podem auxiliar não só no esporte, mas em todas as esferas da vida.

Assinale a alternativa correta, de acordo com V para verdadeiro e F para Falso:

Alternativas

 Alternativa 1 – F, V, V, F

 Alternativa 2 – V, V, F, V

 Alternativa 3 – V, V, V, V

 Alternativa 4 – V, V, F, F

 Alternativa 5 – F, F, F, F

VOTAR

RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 7

Considerando que não se planeja de forma abstrata, mas, sim, a partir de situações reais, o treinador terá que fazer uso da sua capacidade de análise da situação que enfrenta para tomar as melhores decisões. Nesse sentido, algumas variáveis precisam ser consideradas para que o planejamento de uma temporada esportiva seja realizado de forma adequada.

RESENDE, Rui; LUZ, Suelen Rodrigues da. Iniciação Esportiva. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.


Sendo assim, analise as afirmativas abaixo:

I. Calendário das competições
II. Condições de treino
III. Clube esportivo
IV. Atleta

Assinale a alternativa que aponte as variáveis a serem consideradas no planejamento:

Alternativas

 Alternativa 1 – I apenas

 Alternativa 2 – II e III apenas

 Alternativa 3 – I, III e IV apenas

 Alternativa 4 – II, III e IV apenas

 Alternativa 5 – I, II, III e IV

VOTAR

RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 8

Por meio do domínio de conhecimentos gerais e o domínio de conhecimentos específicos da modalidade, o treinador desenvolve a competência para saber como desempenhar a função. A competência emerge como fruto do domínio dos conhecimentos adquiridos e transforma-se em experiência na medida que é explorada. O International Council for Coaching Excellence (ICCE, 2013) refere e elenca as competências que o treinador necessita para a sua atuação, estabelecendo um conjunto de funções primárias que convergem em competências.

RESENDE, Rui; LUZ, Suelen Rodrigues da. Iniciação Esportiva. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.


Nesse sentido, de acordo com o ICCE (2013), analise as afirmativas abaixo:

I. Uma das competências desenvolvidas é o profissional definir visão e estratégia, para compreender o contexto da prática.
II. A competência de moldar o ambiente é para favorecer uma prática segura, criar planos de ação e assim, definir os critérios para ter sucesso.
III. Conduzir práticas também é uma competência do profissional, visto que aqui é onde o treinador/professor conduz os alunos até local da prática.
IV. A competência que também é desenvolvida nesse profissional é aprender a refletir, onde pode-se desenvolver uma filosofia de treino e também refletir e avaliar a si mesmo, além de ter um aprendizado contínuo.

De acordo com seu livro didático, é correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 – I apenas.

 Alternativa 2 – I e II apenas.

 Alternativa 3 – I, II e IV apenas.

 Alternativa 4 – II, III e IV apenas.

 Alternativa 5 – I, II, III e IV.

VOTAR

RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 9

A filosofia de treino descreve a maneira como será efetuada a abordagem como treinador e assegura que esta seja fiel aos objetivos e valores definidos. Os valores podem ser abertos à discussão por parte da equipe e até ser ligeiramente alterados de forma a se adequarem ao grupo de atletas a quem se dirigem.

RESENDE, Rui; LUZ, Suelen Rodrigues da. Iniciação Esportiva. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.


Sobre os valores e suas aplicações práticas, analise as afirmativas abaixo:

I. O valor do compromisso, pode ser adquirido aceitando responsabilidades e tendo consciência do próprio valor para a equipe.
II. O valor de autonomia é entendido criando consciência do que se pretende com as tarefas de treino e competição.
III. Valores como superação pessoa, podem ser adquiridos entendendo que não precisa ser competitivo.
IV. Corresponsabilização é ajudar no treino com as bolas e demais materiais.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 – II apenas

 Alternativa 2 – I e II apenas

 Alternativa 3 – II e III apenas

 Alternativa 4 – I, II e IV apenas

 Alternativa 5 – I, II, III e IV

VOTAR

RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 10

Leia com atenção a situação hipotética abaixo:

João, um garoto de 13 ano, decidiu aprender uma nova modalidade esportiva. Como já havia praticado outras modalidades na infância, sempre com apoio de sua mãe, solicitou novamente o auxílio desta para que o ajudasse a procurar uma modalidade diferente das já praticadas. A exigência de João, é que fosse uma modalidade esportiva em que não houvesse ocupação simultânea do mesmo campo de jogo com o adversário e que não houvesse disputa em que os oponentes devem impor estratégias de desequilíbrios ou imobilização.

RESENDE, R; LUZ, S. R. Iniciação Esportiva. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.


Considerando a exigência de João, qual das alternativas a seguir apresentam modalidades que podem ser escolhidas pelo garoto:

Alternativas

 Alternativa 1 – Futsal, basquetebol e voleibol.

 Alternativa 2 – Judô, tênis de campo e atletismo.

 Alternativa 3 – Ginástica rítmica, rúgbi e beisebol.

 Alternativa 4 – Handebol, atletismo e tiro com arco.

 Alternativa 5 – Voleibol, badminton e tênis de mesa

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

MAPA – ESTRUTURA DE AÇO E MADEIRA – 52/2023

M.A.P.A. – ESTRUTURA DE AÇO E MADEIRA Verificações em Estrutura de Aço e Madeira   Olá, aluno(a)! Seja bem-vindo(a) à nossa atividade M.A.P.A. da disciplina de Estrutura de Aço e Madeira. Nessa atividade você deverá executar algumas atividades que fazem parte de um projeto estrutura. Para executar essa atividade você precisará utilizar os conteúdos estudados […]

A educação voltada para atender às necessidades do século XXI expressa a diversificação na formação do trabalhador, conduzindo-o à liberdade

"A educação voltada para atender às necessidades do século XXI expressa a diversificação na formação do trabalhador, conduzindo-o à liberdade de mudanças de profissão, tendo em vista que o progresso do conhecimento científico e tecnológico tem gerado, cada vez mais, oportunidades de ampliação de emprego, sendo necessário que um trabalhador tenha competências importantes para as […]

Levando em consideração as informações anteriores, e que todas as edificações precisam de brigadistas de incêndio, além da importância de que todos os ocupantes das edificações

ATIVIDADE 1 - PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS E EXPLOSÕES - 51_2025   Brigadas de incêndio são grupos de profissionais que desenvolvem as atividades iniciais durante um sinistro, enquanto equipes especializadas não chegam ao local. Os brigadistas devem focar no risco potencial vivenciado em prédios ou condomínios verticais, conhecer o plano de emergência da edificação, participar de […]

Também chamado de gráfico de procedimentos ou gráfico de processos, o Fluxograma é a representação gráfica da sequência das etapas

Também chamado de gráfico de procedimentos ou gráfico de processos, o Fluxograma é a representação gráfica da sequência das etapas de um processo. É uma ferramenta de documentação do processo permitindo entender de forma rápida o funcionamento do processo. Reconhecido como uma das 7 ferramentas da qualidade, o Fluxograma é estruturado por símbolos geométricos que […]

MAPA – HIDRÁULICA – 52/2023

M.A.P.A. HIDRÁULICA   DETERMINAÇÃO DA BOMBA DE RECALQUE COMERCIAL DE UM PRÉDIO RESIDENCIAL DE MÚLTIPLOS ANDARES   Olá, aluno(a), Tudo bem? Seja bem-vindo(a) à nossa atividade M.A.P.A. da disciplina Hidráulica. A atividade tem como tema “determinação da bomba de recalque comercial de um prédio residencial de múltiplos andares”, e está dividida em três etapas, abordando […]

Vejamos a seguir um julgado do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, que trata dos requisitos da relação de emprego de um empregado doméstico:

Vejamos a seguir um julgado do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, que trata dos requisitos da relação de emprego de um empregado doméstico: CUIDADOR DE IDOSO. VÍNCULO EMPREGATÍCIO. LEGITIMIDADE PASSIVA. No âmbito das relações trabalhistas domésticas, o empregador doméstico é a pessoa natural ou a família que se utiliza do trabalho humano de […]

1 2 3 … 414 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp