• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Sobre o exposto, analise o caso a seguir: Caso: Joana é a professora regente de uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública. Ao trabalhar gêneros textuais a professora quis oferecer uma experiência imersiva aos alunos levando a música “Águas de Março”, de Tom Jobim, pois estavam finalizando o gênero poema no mês de março.

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

 

 

Sobre o exposto, analise o caso a seguir:

 

Caso:

Joana é a professora regente de uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública. Ao trabalhar gêneros textuais a professora quis oferecer uma experiência imersiva aos alunos levando a música “Águas de Março”, de Tom Jobim, pois estavam finalizando o gênero poema no mês de março.

Conheça a música acessando o link: https://youtu.be/oURxta-s4-c.

 

A professora planejou levar equipamento de som para a aula; apresentar a música para os alunos; discorrer sobre esse gênero textual; solicitar aos alunos que apresentassem, a partir de suas experiências, um poema que tinham conhecimento; representar graficamente a parte da música que mais chamou a atenção de cada um e por fim, propôs que em grupos de 4 alunos organizassem uma representação teatral da interpretação da música tema da aula.

 

Todas as etapas correram muito bem, com participação ativa e prazerosa da turma a deixando muito feliz. Entretanto, quando a última etapa foi ser executada, tudo virou um caos.

 

A turma que conta com idade entre 9 e 10 anos participou ativamente de todo o planejamento, mas ao reunirem-se em grupo para elaborar a apresentação não conseguiam chegar a um consenso sobre o que fazer, pois passavam muito tempo discutindo quem iria ser o líder do grupo; quem seria o responsável pelo roteiro; quem iria representar o trecho selecionado. Além disso, todos os grupos montaram apresentações que retratavam concretamente o que estava descrito no trecho selecionado.

 

A professora explicou aos alunos que a música retratava o ciclo da vida, no qual as estações, as experiências e a própria vida têm um início e um fim. Destacou aos alunos que águas de março era a metáfora do tempo de chuva deste mês, que o musicista utilizou para representar o fim do verão e início do outono, bem como dissertar sobre a perenidade que a vida e seus eventos têm.

 

Joana ficou aturdida com esses comportamentos e, principalmente, com a dificuldade que os alunos tiveram de interpretar de forma metafórica o poema. Ao se queixar desse ocorrido com a equipe diretiva, foi possível pensar que o planejamento estava excelente, mas que a última etapa não era condizente com o momento do desenvolvimento dos alunos.

Considerando o exposto, sua atividade mapa consiste em fazer uma análise do ocorrido, justificando por meio de um único texto argumentativo (mínimo 25 e máximo 35 linhas), fundamentado na teoria piagetiana do desenvolvimento cognitivo, os motivos pelos quais os alunos tiveram dificuldades em alcançar os objetivos propostos pela professora na última etapa da atividade.

 

Para estruturar seu texto, siga os passos a seguir:

 

  1. a) Primeiramente, identifique e defina em qual fase do desenvolvimento cognitivo os alunos estão, tendo como referência a teoria piagetiana do desenvolvimento cognitivo. Explique sua escolha.
  2. b) Em seguida, justifique os motivos pelos quais os alunos não estavam aptos a alcançar o resultado esperado pela professora.

 

OBSERVAÇÕES:

 

- Assista ao vídeo explicativo da professora Juliana Alencar, disponível na Sala do Café.

- Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão em formato Word, que está disponível para download na pasta Material da Disciplina.

- Formatar a atividade de acordo com as normas da ABNT (citações, referências, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, sem negrito, espaçamento entre linhas 1,5).

- Para anexar o arquivo na atividade, clique sobre o botão "Selecionar arquivo". Após anexar o trabalho e certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão "Responder" e, posteriormente, em "Finalizar". Após "Finalizar a atividade", não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.

- Em caso de cópia literal, sem as devidas referências, a atividade será zerada.

- Caso tenha dúvidas, entre em contato com sua professora mediadora pela ferramenta “Fale com o Mediador”.

 

Bons estudos!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

2) Pesquisar no site do Mercosul (link: ) e apresentar os valores (em milhões) totais anuais de exportação e importação de bens desse bloco econômico com a União Europeia para o período de 2000 a 2023, com o saldo da balança comercial dessa relação. 3) A partir dos dados coletados na questão anterior, explique quais são as duas principais inferências, conclusões, sobre a relação comercial Mercosul – União Europeia no período.
05/06/2024
Integrare Academy

    2) Pesquisar no site do Mercosul (link: <https://estadisticas.mercosur.int/?language=pt>) e apresentar os valores (em milhões) totais anuais de exportação e importação de bens desse bloco econômico com a União Europeia para o período de 2000 a 2023, com o saldo da balança comercial dessa relação.   3) A partir dos dados coletados na questão […]

ATIVIDADE 1 - IMERSÃO PROFISSIONAL: GESTÃO ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA - 53_2024
19/07/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - IMERSÃO PROFISSIONAL: GESTÃO ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA - 53_2024     Olá, estudante! A atividade proposta corresponde à Atividade de Estudo 1.   O objetivo desta atividade é analisar os desafios na gestão financeira pública e propor soluções para superá-los.   Antes da promulgação da Constituição Federal, em 1988, o Governo Federal vinha enfrentando uma […]

Utilize o template do Formulário padrão para a atividade, que está disponível no material da disciplina. Capriche na criatividade para a sua linha do tempo!
19/07/2024
Integrare Academy

  Utilize o template do Formulário padrão para a atividade, que está disponível no material da disciplina. Capriche na criatividade para a sua linha do tempo!   ORIENTAÇÕES: - Todas as respostas solicitadas deverão ser inseridas no Formulário MAPA padrão disponível no ambiente da disciplina, na pasta MATERIAL DA DISCIPLINA. - Assista ao vídeo explicativo […]

ATIVIDADE 1 - ELETROTERMOFOTOTERAPIA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - 53_2024
23/07/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - ELETROTERMOFOTOTERAPIA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - 53_2024   No campo da eletrotermofototerapia, diversos tipos de equipamentos estão disponíveis para uso profissional, cada um com suas especificidades e indicações clínicas. Esses equipamentos podem ser classificados com base na forma de energia que emitem, como ondas mecânicas, sonoras, luminosas e eletromagnéticas. Por exemplo, na categoria […]

- Para responder as questões é imprescindível que atente-se as Unidades do livro da disciplina
02/09/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 53_2024   O plano de aula é uma ferramenta essencial para o professor, possibilitando a organização antecipada das atividades que serão ministradas em sala de aula. Nele o professor descreve a temática e o conteúdo que serão abordados, os objetivos de aprendizagem, os recursos didático-metodológicos e os instrumentos avaliativos […]

1. Cite e explique quais são os direitos básicos dos consumidores previsto no art. 6° do Código do Consumidor:
22/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - BIOÉTICA E RESPONSABILIDADE CIVIL - 53_2024   Após o estudo do seu livro didático provavelmente você percebeu que o Código de Defesa do Consumidor irá nortear sua relação com seus clientes/paciente. Isso porque, segunda a legislação consumerista você é  considerado fornecedor e seu cliente/paciente é o consumidor.  Logo, é de extrema necessidade […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp