1ª QUESTÃO
A gestão por competências é uma alternativa aos modelos gerenciais empregados tradicionalmente, com a
proposta de entender quais são as competências organizacionais fundamentais para a organização,
desdobrando-as em competências profissionais e desenvolvendo-as em seus trabalhadores.
Fonte: ZANCHETT, Pedro Sidnei. Estudo Contemporâneo e Transversal- Gestão do
Conhecimento. Maringá: UniCesumar, 2023.
Considerando o texto acima e nossos estudos sobre “gestão por competências”, assinale a alternativa
correta:
ALTERNATIVAS
Gestão de competência visa estudar somente o mercado, e analisar as organizações.
A gestão do conhecimento é um processo que envolve conhecimento científico, empírico e emocional.
Gestão de competência visa estudar somente os pontos fortes e pontos fracos de uma pessoa.
Gestão de competência é uma metodologia que estuda somente atitudes do indivíduo.
A Gestão por Competências é uma metodologia que se concentra na adaptação ao mercado, na estratégia do
negócio e no desenvolvimento profissional contínuo.
2ª QUESTÃO
A gestão do conhecimento é um processo fundamental para o desenvolvimento e a inovação nas
organizações, envolvendo a captura, compartilhamento e aplicação do conhecimento de forma estratégica.
Fonte: adaptado de: NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.
Considerando a importância das estratégias de gestão do conhecimento, avalie as afirmativas a seguir.
I. A promoção de treinamentos e capacitações não é relevante para o desenvolvimento da gestão do
conhecimento.
II. A definição de metas de aprendizagem é essencial para orientar as ações de gestão do conhecimento nas
organizações.
III. A realização de reuniões de brainstorming não contribui para a disseminação do conhecimento dentro
das organizações.
IV. A criação de espaços físicos e virtuais para compartilhamento de conhecimento é uma medida eficaz na
promoção da gestão do conhecimento.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
II e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
3ª QUESTÃO
O ciclo da gestão do conhecimento é um processo essencial nas organizações, composto por quatro etapas
interligadas: captura, criação, compartilhamento e aplicação do conhecimento. Começa com a captura, onde
o conhecimento tácito é externalizado para explícito, permitindo sua documentação. Na fase de criação, o
conhecimento explícito é internalizado novamente em tácito. No compartilhamento, o conhecimento
explícito é disseminado, enquanto a transferência do tácito é desafiadora. Por fim, na aplicação, o
conhecimento é utilizado para gerar inovação e resolver problemas.
Fonte: adaptado de: NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.
De posse das informações apresentadas e considerando a etapa do ciclo da gestão do conhecimento em
que o conhecimento tácito é externalizado para explícito, possibilitando sua documentação, analise as
alternativas a seguir, indicando a correta.
ALTERNATIVAS
Criação.
Captura.
Aplicação.
Aplicação.
Compartilhamento.
4ª QUESTÃO
Leia a situação a seguir:
Em uma padaria familiar, o padeiro-chefe tem o hábito de preparar uma massa especial para pães que são
muito populares entre os clientes. Ele desenvolveu essa técnica ao longo de muitos anos de prática e
experimentação na cozinha da padaria. No entanto, quando um novo padeiro é contratado e pede para
aprender a fazer essa massa especial, o padeiro-chefe tem dificuldade em explicar todos os detalhes do
processo. Ele simplesmente sabe quando a massa está pronta apenas tocando-a e sentindo sua consistência,
algo que ele adquiriu com a prática constante ao longo dos anos. Apesar de sua habilidade em fazer essa
massa especial ser altamente valorizada pelos clientes, transmitir esse conhecimento de forma clara aos
novos funcionários se torna desafiador devido à natureza tácita e intuitiva de suas habilidades.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A situação apresenta um exemplo de conhecimento tácito.
PORQUE
II. O conhecimento tácito é inerente e individual, baseado nas vivências pessoais, sua verbalização é
complexa devido à presença de percepções, intuições e práticas não expressas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas.
5ª QUESTÃO
A farmácia de manipulação está buscando implementar ferramentas de Gestão do Conhecimento para
melhorar a colaboração e a inovação entre suas equipes dispersas globalmente. Eles consideraram várias
opções de ferramentas para facilitar o compartilhamento de informações e o acesso ao conhecimento
organizacional.
De posse das informações apresentadas e considerando o principal objetivo da implementação de
ferramentas de Gestão do Conhecimento pela farmácia, analise as alternativas a seguir, indicando a correta.
ALTERNATIVAS
Reduzir a interação entre as equipes para evitar conflitos.
Centralizar o conhecimento nas mãos da alta administração.
Limitar o acesso à informação para evitar vazamento de dados sensíveis.
Impedir a atualização constante das informações para manter a estabilidade.
Melhorar a colaboração, compartilhamento de informações e inovação entre as equipes.
6ª QUESTÃO
Nickolas e Carol valorizam profundamente a relevância do Capital Intelectual como um pilar fundamental
para o êxito de seu empreendimento. Conscientes disso, estão empenhados em desenvolver estratégias
eficazes para preservar e potencializar o conhecimento e a expertise dos colaboradores mais antigos,
reconhecendo sua inestimável contribuição para o crescimento sustentável da empresa.
De posse das informações apresentadas e considerando as estratégias para a farmácia de manipulação de
Nickolas e Carol reter sua Capital Intelectual, avalie as afirmativas a seguir:
I. Ignorar a contribuição dos funcionários mais jovens, concentrando-se apenas em aproveitar a experiência
dos mais antigos.
II. Incentivar a criação de grupos de discussão e fóruns internos para promover a troca de conhecimento e
ideias entre os funcionários.
III. Implementar um sistema de gestão do conhecimento para armazenar informações importantes e
compartilhar conhecimento entre os funcionários.
IV. Oferecer programas de treinamento e capacitação contínuos para garantir que os funcionários estejam
atualizados e alinhados com as melhores práticas.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
7ª QUESTÃO
Leia a situação hipotética a seguir:
Nickolas e Carol são proprietários de uma farmácia que enfrenta desafios para atender às demandas na
constante evolução dos clientes. Eles perceberam que a equipe muitas vezes lutou para lidar com situações
complexas e clientes insatisfeitos.
Considerando a importância das competências para ajudar Nickolas e Carol a superarem as dificuldades em
sua farmácia, analise as afirmativas a seguir:
I. A falta de competências não afeta a qualidade do atendimento ao cliente.
II. As competências são irrelevantes, visto que os funcionários têm uma atitude positiva.
III. A definição clara das competências esperadas ajuda a alinhar as expectativas da equipe.
IV. As competências certas devem ser desenvolvidas na equipe para poder aumentar a capacidade de lidar
com desafios complexos.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I e III, apenas.
I, II, III e IV.
8ª QUESTÃO
Segundo Nonaka e Takeuchi, o processo de criação do conhecimento organizacional ocorre por meio da
interação dinâmica entre esses quatro modos de conversão do conhecimento, que envolvem a
transformação contínua entre conhecimento tácito e explícito, tanto no nível individual quanto no nível
organizacional. Essa abordagem enfatiza a importância da colaboração, da experimentação e da reflexão
como elementos-chave no processo de criação e compartilhamento do conhecimento dentro das
organizações.
Fonte: adaptado de: NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.
De posse dessas informações e considerando os quatro modos de conversão de conhecimento, analise as
afirmativas a seguir:
I. Na internalização, os indivíduos absorvem o conhecimento explícito, integrando-o ao seu conhecimento
pessoal implícito por meio da prática e da vivência.
II. Na externalização, o conhecimento tácito se converte em conhecimento explícito através da expressão em
formas tangíveis, como modelos, suposições e comparações.
III. Na combinação, diversos tipos de conhecimento explícito são mesclados para formar novos
conhecimentos, incluindo a fusão de dados, informações ou ideias já existentes.
IV. A socialização inclui a transferência direta de conhecimento implícito entre os membros da organização,
ocorrendo por meio de interações sociais, diálogos e compartilhamento de vivências.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I e III, apenas.
I, II, III e IV.
9ª QUESTÃO
“A gestão do conhecimento compreende estratégias planejadas e sistemáticas adotadas por uma
organização para criar, compartilhar, armazenar e utilizar o conhecimento de maneira eficiente. Tais
estratégias têm como objetivo aprimorar a tomada de decisões, promover a inovação, aumentar a eficiência
operacional e impulsionar o desempenho global da organização.”
Fonte: DALKIR, Kimiz. Knowledge Management in Theory and Practice. 3. ed. MIT Press, 2013.
De posse das informações e considerando essas estratégias, analise as afirmações a seguir:
I. Mapeamento de conheciemento: Levantamento e registro das competências, saberes e vivências dos
colaboradores visando potencializar seus talentos.
II. Mentoria e tutoria: Implementação de iniciativas formais ou informais, nas quais colaboradores veteranos
compartilham saberes e guiam novos integrantes da equipe.
III. Gestão de documentos: Estruturação, catalogação e facilitação do acesso a documentos, guias e dados
pertinentes, garantindo que o conhecimento esteja acessível quando preciso.
IV. Gestão por competências: Harmonização das habilidades essenciais para alcançar os objetivos da
organização com as competências pessoais dos colaboradores, suprindo possíveis deficiências.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I e III, apenas.
I, II, III e IV.
10ª QUESTÃO
Nickolas e Carol, ao conduzirem a administração de sua farmácia, constataram que a ausência de
informações estratégicas e análises apropriadas teve um impacto significativo nas suas tomadas de decisão,
acarretando em desafios substanciais na gestão eficaz dos recursos disponíveis e na prestação de um
atendimento de qualidade aos clientes.
Considerando o contexto, e a respeito do conceito de Inteligência Organizacional que pode ajudar Nickolas
e Carol a enfrentar os desafios em sua farmácia, analise as afirmativas a seguir:
I. A Inteligência Organizacional é irrelevante para lidar com os desafios de gestão de equipe.
II. A Inteligência Organizacional diz respeito à coleta de informações externas sobre o mercado.
III. A Inteligência Organizacional é exclusivamente para grandes empresas e não se aplica a pequenos
negócios.
IV. A Inteligência Organizacional envolve uma análise de informações internas e externas para melhorar a
tomada de decisões.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e II, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV