ATIVIDADE 1 - FAR - TECNOLOGIA FARMACÊUTICA - 54_2024
Leia o resumo de um artigo científico publicado em 06 de agosto de 2024. Nesse estudo, os pesquisadores descrevem o desenvolvimento tecnológico farmacêutico de um novo agonista seletivo tireoidiano:
Os hormônios tireoidianos (TH) regulam a taxa metabólica basal por meio de seus receptores THRα e THRβ. O TH ativa o metabolismo lipídico por meio do THRβ, no entanto, uma quantidade excessiva de TH pode levar à taquicardia, perda óssea e desgaste muscular por meio do THRα. Nos últimos anos, os análogos de TH que se ligam seletivamente ao THRβ ganharam atenção como novos agentes para o tratamento de dislipidemia e obesidade, que continuam a representar grandes desafios para a saúde pública em todo o mundo.
Desenvolvemos um análogo de TH, ZTA-261, modificando os agonistas seletivos de THRβ existentes GC-1 e GC-24. Para determinar a seletividade de THRβ do ZTA-261, foi conduzido um ensaio de deslocamento de TH radiomarcado in vitro. O ZTA-261 foi injetado intraperitonealmente em um modelo de camundongo com obesidade induzida por dieta rica em gordura, e sua eficácia na redução do peso corporal e da gordura visceral e na melhoria do metabolismo lipídico foi avaliada. Além disso, sua toxicidade no fígado, coração e osso foi avaliada.
ZTA-261 é mais seletivo para THRβ do que GC-1. Embora ZTA-261 seja menos eficaz na redução do peso corporal e da gordura visceral do que GC-1, é tão eficaz quanto GC-1 na redução dos níveis de lipídios séricos e hepáticos. Esses efeitos são mediados pela mesma via que a do T3, um TH natural, conforme evidenciado por mudanças semelhantes na expressão de genes induzidos por TH e relacionados ao metabolismo lipídico. A toxicidade óssea, cardíaca e hepatotóxica de ZTA-261 é significativamente menor do que a de GC-1.
ZTA-261, um agonista de THRβ altamente seletivo e menos tóxico, tem o potencial de ser usado como um medicamento para tratar doenças relacionadas ao metabolismo lipídico.
NAMBO, M. et al. Synthesis and preclinical testing of a selective beta-subtype agonist of thyroid hormone receptor ZTA-261. Communications Medicine, v. 4, n. 152, 2024.
Suponha que, após a publicação do artigo citado, foi feita uma triagem com ensaios preliminares in vitro e in vivo e, a partir dos resultados encontrados, o pedido de “Investigação de Nova Droga” foi submetido a agências reguladoras para apreciação e início das testagens em humanos.
Considerando a situação:
1) CARACTERIZE as quatro fases da pesquisa clínica quanto ao objetivo de cada uma delas, quantidade de participantes (se aplicável) e condições de saúde.