MAPA - GPV - ESPECIFICIDADES DO VAREJO - 53_2024
“Atualmente, estamos imersos em uma sociedade altamente conectada. Ao longo das últimas duas décadas do século XXI, testemunhamos o surgimento de novas formas de comércio que revolucionaram a maneira como produtos e serviços são adquiridos e comercializados, especialmente por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC” (COUTINHO; SANDRIN, 2024, p. 253). Além disso, o surgimento de novas tecnologias tem desempenhado um papel crucial no setor varejista, transformando a maneira como as empresas gerenciam suas operações e se relacionam com os clientes.
Fonte: COUTINHO, Fernanda Gabriela de Andrade; SANDRIN, Letícia. Especificidades do Varejo. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
“A decisão entre e-commerce e marketplace deve ser baseada em qual público se deseja atingir. Por ter várias lojas vendendo no mesmo lugar, o marketplace tende a contar com um número maior de visitantes. A mídia, segurança e o tráfego ficam por conta da empresa administradora da plataforma, que lucra através das taxas e comissões de venda dos lojistas. No e-commerce o vendedor possui mais autonomia, ele pode criar sua loja virtual da maneira que preferir, sendo responsável pelo design do site, regras de negócio, marketing, investimentos e riscos. Apesar do tráfego de visitantes ser menor, o lucro tende a ser maior, pois não há necessidade de pagar taxas e comissões de venda” (MATA, 2021, p. 15).
Fonte: MAPA, Kesley Brenner da Costa. E-commerce: análise de dados sobre o comércio eletrônico no Brasil. 2021. 53. Monografia. Engenharia de Computação – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2021.
Partindo desse entendimento, você consegue compreender como o surgimento do e-commerce e de novas formas de comércio trouxeram mudanças significativas para o varejo. Nesse sentido, para compreender os conceitos de e-commerce, marketplace e outras tecnologias de informação e comunicação utilizadas nesse comércio altamente conectado, você pode acessar o seu material de estudo, bem como as aulas conceituais.
Partindo para a ação e trazendo seus conhecimentos em relação ao e-commerce e ao varejo virtual em diversos tipos de canais digitais, como por exemplo as redes sociais, responda os comandos abaixo:
1) Por que as redes sociais se tornaram uma tendência que é cada vez mais utilizada pelas empresas?
2) Escolha uma organização na sua região que faça vendas no e-commerce e traga 3 imagens de produtos sendo vendidos por pelo menos um meio digital (facebook, instagram, youtube, site próprio, etc):
3) Seguindo o mesmo ponto de vista dos posts escolhidos na questão acima, elabore um post semelhante ao das imagens de varejo do mesmo ramo de atividade, descrevendo qual o público deseja alcançar com esse post; qual a rede social escolheria para fazer o post e por qual motivo essa rede alcançaria o público desejado.
ORIENTAÇÕES GERAIS:
- Leia o livro da disciplina.
- Assista às aulas conceituais e ao vivo.
- Baixe o "Formulário Padrão do MAPA", disponível no ambiente Studeo, na pasta “Material da Disciplina”, e preencha corretamente todos os campos solicitados.
- Anexe seu “Formulário Padrão do MAPA” respondido, no espaço específico da atividade MAPA.
- Lembre-se de clicar em “Finalizar” para efetivar sua participação.
- Caso utilize materiais de outros autores, não se esqueça de referenciar corretamente, pois o uso de trechos ou textos não referenciados será considerado plágio.
- A equipe de professores mediadores está à sua disposição para o atendimento das dúvidas por meio do “Fale com o Mediador” em seu Studeo. Aproveite essa ferramenta!