• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Para começar, vejamos a percepção de José Eduardo Vendramin (2003, p. 45) sobre a escrita dramática: A criação de um texto teatral implica – entre muitos outros assuntos – dois grandes procedimentos: imaginação e organização. O primeiro deles, pouco dominável (porém passível de desenvolvimento), confunde-se muitas vezes com o próprio ‘fazer artístico’, com o próprio ‘ser artista’. O segundo, mais obediente à vontade, é o conjunto de atitudes que filtra, seleciona e estrutura o material fornecido pela imaginação. Sem imaginação, o autor não tem material para trabalhar. Sem organização, por mais rico que seja, o material não se transformará em peça de teatro.

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

 

VENDRAMINI, José Eduardo. Sobre criação dramat

Para começar, vejamos a percepção de José Eduardo Vendramin (2003, p. 45) sobre a escrita dramática:

 

A criação de um texto teatral implica – entre muitos outros assuntos – dois grandes procedimentos: imaginação e organização. O primeiro deles, pouco dominável (porém passível de desenvolvimento), confunde-se muitas vezes com o próprio ‘fazer artístico’, com o próprio ‘ser artista’. O segundo, mais obediente à vontade, é o conjunto de atitudes que filtra, seleciona e estrutura o material fornecido pela imaginação. Sem imaginação, o autor não tem material para trabalhar. Sem organização, por mais rico que seja, o material não se transformará em peça de teatro.úrgica e encenação. Sala Preta, v. 3, p. 45-51, 2003. 

 

Diante disso, o desafio da atividade MAPA da disciplina de Dramaturgia Teatral é, justamente, propiciar a pesquisa e a experimentação dramatúrgica considerando sua atuação tanto como professor(a) quanto como artista de teatro

 

Sendo assim, a atividade será dividida em duas etapas: 

1.Prática de criação artística 

2.Desenvolvimento de uma proposta de ensino

Ambas as etapas serão baseadas no argumento de Vendramini, considerando sobretudo os procedimentos de imaginação e organização. Entenda cada etapa da atividade a seguir: 

 

  1. Prática de criação artística

 

Esta proposta de escrita dramática se baseia em um processo desenvolvido pela Adélia Aparecida da Silva Carvalho durante o seu doutorado. A mesma toma o exercício de escrita de cartas como estímulo criativo para a escrita dramática. 

 

DA SILVA CARVALHO, Adélia Aparecida. Casas dramatúrgicas: material criativo para ensino de dramaturgia. 2021. 

 

COMO FAZER?

 

Primeiramente, na fase criativa – da imaginação – você deve escrever uma Carta de uma personagem da sua infância

“Orientações: Escolha alguma personagem (real ou fictícia) que povoe suas lembranças de infância e que você gostaria que te contasse, ou respondesse algo, e escreva uma carta dela para você. Para preparar seu texto pense/imagine: - Quem é essa personagem? - Quais as características dela? - Como essa personagem se expressaria em uma carta? Como ela escreveria? - Sobre o que você gostaria que ela te escrevesse? O que ela teria a te responder ou contar? - Como, ao te escrever, ela deixa entrever características dela e da relação entre vocês?” (Da Silva Carvalho, 2021, p. 70) 

 

Em seguida – na fase da organização – você deve usar os elementos que apareceram na carta que você elaborou e estrutura-los no formato de um texto dramático: para esta escrita, vamos tomar como referência o formato tradicional de texto dramático, contendo diálogos, cenas e rubricas.

 

ORIENTAÇÕES PARA ESCRITA DO TEXTO DRAMÁTICO: 

 

  1. a) Comece identificando qual ou quais são os personagens que aparecem na sua carta. Destaque-os
  2. b) Faça o mesmo com os lugares mencionados. Exemplo: o quarto, o parque, a rua vazia. 3) Organize os acontecimentos em uma linha narrativa, contendo início, meio e fim. Não é necessário seguir uma linha de 03/06/2024, 12:42 Unicesumar - Ensino a Distância about:blank 2/4 tempo linear. Pode ser que a sua história comece a ser contada no futuro e termine no passado, e tudo bem. Apenas destaque esse percurso na sua linha narrativa. 
  3. c) Divida as cenas de acordo com a quebra de acontecimentos ou a mudança abrupta de lugares, sempre se baseando nos acontecimentos que aparecem na sua carta. Exemplo: Cena 01- a menina brinca de boneca no seu quarto/ Cena 02- a menina, já crescida, volta para o seu quarto de infância/ Cena 03- a menina faz a refeição na sala de jantar na companhia de sua mãe. 
  4. d) Desenvolva os diálogos de cada cena informando o nome da personagem antes de cada fala. Caso haja apenas um personagem, você terá um monologo. Isso também está permitido. 
  5. e) Use rubricas para descrever os lugares e as intenções das falas. Rubricas são textos breves que descrevem os ambientes, situações ou emoções presentes na cena. Exemplo: 

 

“Cena 01

 

Um quarto vazio, pequeno, com marcas de giz e canetinhas pelas paredes. Três caixas posicionadas ao canto, lacradas com fita, onde se lê “para doação”. As janelas estão abertas e o vendo frio do entardecer toma conta desse espaço vazio. Marta se aproxima do quarto, olha com tristeza para as caixas, vai até a janela e fecha. Ainda com as mãos na janela e com a voz trêmula diz: 

 

MARTA: se eu tivesse a chance, faria tudo diferente.” 

 

Ao final desse exercício, você deverá ter produzido um texto dramático, com no mínimo 1 e no máximo 3 laudas do Word, considerando fonte Arial 12 e espaçamento 1,5. Não se esqueça de escolher um título para o seu texto. 

 

Em seguida, você realizará a segunda etapa da atividade MAPA:

 

  1. Desenvolvimento de uma proposta de ensino

 

A partir do exercício de escrita dramática que você realizou acima, você irá elaborar uma proposta de ensino de escrita dramática a ser realizada com estudantes do ensino fundamental ou médio no ambiente escolar. 

 

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA DE ENSINO:

  1. a) Estipular o período escolar e o tempo de aula destinado a essa atividade. Exemplo: Alunos do 9º ano - Ensino Fundamental II. A atividade será realizada em duas aulas de 45 minutos cada. b) Organizar a sua atividade de ensino considerando uma etapa de imaginação e uma et
  2. c) Elaborar um plano de aula contendo o objetivo de aprendizagem, a descrição do desenvolvimento das atividades, os recursos utilizados para a aula, e as referências que você utilizou no planejamento da aula. 

 

O QUE PRECISA SER ENTREGUE? 

 

Pronto! Para entregar a atividade MAPA você deve utilizar o Formulário Padrão MAPA inserindo suas produções nos locais identificados conforme a organização pré-estabelecida no próprio formulário.

 

-A carta que você produziu na etapa 

1 -O texto dramático resultante da etapa 

1 -O plano de aula da etapa 

2 -As referências utilizadas na etapa 2 

(Obs.: Caso você opte por utilizar imagens, áudios ou vídeos no seu plano de aula, anexe todos eles no arquivo final. No caso de áudios e vídeos, opte por links abertos do youtube ou drive). 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Leia o artigo “A Inclusão de Estudantes Surdos na Escola de Ensino Regular: desafios e estratégias
02/09/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - EDU - LIBRAS - 53_2024   O foco central da disciplina de Libras é a abordagem da inclusão dos surdos. Durante nossos estudos, destacamos a importância de considerar essa inclusão em múltiplos contextos sociais, incluindo educação, emprego, entretenimento, esportes e mais. Para enriquecer sua compreensão sobre esse tema, recomendamos que você assista […]

ATIVIDADE 1 - ENF - ENFERMAGEM NA SAÚDE MENTAL - 53_2024
17/07/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - ENF - ENFERMAGEM NA SAÚDE MENTAL - 53_2024   “A Portaria nº 3.088, datada de 23 de dezembro de 2011, estabelece a criação da Rede de Atenção Psicossocial. Esse sistema é voltado para o atendimento de indivíduos que enfrentam dificuldades ou distúrbios psicológicos, abrangendo também aqueles cujas condições são agravadas pelo consumo […]

O princípio de Arquimedes possui aplicações em diversas áreas da engenharia, como por exemplo no projeto de embarcações e aeronaves, medição de densidade de líquidos, e projetos de medidores de vazão.
07/05/2024
Integrare Academy

O princípio de Arquimedes possui aplicações em diversas áreas da engenharia, como por exemplo no projeto de embarcações e aeronaves, medição de densidade de líquidos, e projetos de medidores de vazão. Fonte: Física Geral e Experimental I. Luis Ricardo Arruda de Andrade. Maringá-PR.: Unicesumar, 2019. p. 293-295. Os dois conceitos acima citados são colocados a […]

Considerando o enunciado acima e os estudos na disciplina de Desenvolvimento e Aprendizagem Motora realize as seguintes as atividades:   Construa uma tabela citando e CONCEITUANDO com suas próprias palavras cada uma dessas quatro fases de desenvolvimento motor, pontuando os estágios e períodos de desenvolvimento propostos pelos teóricos Gallahue, Ozmun e Goodway (2013).
30/04/2024
Integrare Academy

  Considerando o enunciado acima e os estudos na disciplina de Desenvolvimento e Aprendizagem Motora realize as seguintes as atividades:   Construa uma tabela citando e CONCEITUANDO com suas próprias palavras cada uma dessas quatro fases de desenvolvimento motor, pontuando os estágios e períodos de desenvolvimento propostos pelos teóricos Gallahue, Ozmun e Goodway (2013). FASE […]

2.2 Objetivos Específicos Os objetivos específicos definem os passos ou etapas que serão realizadas para que se alcance o objetivo geral.  Indique 3 (Três) objetivos específicos. Os objetivos específicos devem iniciar com um verbo no infinitivo Por exemplo: Identificar, analisar, abordar, etc.).
15/07/2024
Integrare Academy

  2.2 Objetivos Específicos Os objetivos específicos definem os passos ou etapas que serão realizadas para que se alcance o objetivo geral.  Indique 3 (Três) objetivos específicos. Os objetivos específicos devem iniciar com um verbo no infinitivo Por exemplo: Identificar, analisar, abordar, etc.).   3 JUSTIFICATIVA Nesta etapa você irá refletir sobre “o porquê” da […]

Uma instalação frigorífica opera com um sistema de refrigeração de duplo estágio, conforme ilustrado na Figura 1. Esse sistema pode usar um ou mais evaporadores e integra o resfriador intermediário e o separador de gás de flash em um único vaso. Como Engenheiro de Processos do sistema de refrigeração em questão, foi solicitado que você fizesse uma análise do sistema de estágio duplo de compressão em estudo (Figura 1).  Após um levantamento dos dados in loco, você conseguiu as informações constantes na Tabela 1, a respeito da operação do sistema em estudo representado na Figura 1.
22/07/2024
Integrare Academy

  Uma instalação frigorífica opera com um sistema de refrigeração de duplo estágio, conforme ilustrado na Figura 1. Esse sistema pode usar um ou mais evaporadores e integra o resfriador intermediário e o separador de gás de flash em um único vaso.   Como Engenheiro de Processos do sistema de refrigeração em questão, foi solicitado […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp