Considerando o enunciado acima e os estudos na disciplina de Desenvolvimento e Aprendizagem Motora realize as seguintes as atividades:
- Construa uma tabela citando e CONCEITUANDO com suas próprias palavras cada uma dessas quatro fases de desenvolvimento motor, pontuando os estágios e períodos de desenvolvimento propostos pelos teóricos Gallahue, Ozmun e Goodway (2013).
FASE |
CONCEITO |
ESTÁGIOS |
PERÍODOS (idade) |
1. |
|
|
|
2. |
|
|
|
3. |
|
|
|
4. |
|
|
|
- Após construir sua tabela, descreva um exemplo de característica de algum movimento motor específico de apenas um dos estágios de cada fase. Exemplo: Fase do movimento rudimentar – Estágio de pré-controle – movimento motor sentar (descreva as características do sentar neste estágio)
FASE/ESTÁGIO |
MOVIMENTO |
1. |
|
2. |
|
3. |
|
4. |
|
- 3. Agora, como última atividade do mapa, e considerando que “o domínio, a competência motora das habilidades de estabilização, locomoção e manipulação na fase de movimentos fundamentais favorece o aprendizado das habilidades específicas” dos autores Gallahue, Ozmun e Goodway (2013), escolha um movimento de locomoção, um movimento de manipulação e um movimento de estabilização, característicos do ESTÁGIO DE TRANSIÇÃO DA FASE DO MOVIMENTO ESPECIALIZADO e crie um exercício prático de combinação de movimentos que pode ser utilizado em alguma modalidade pré-esportiva, esportiva ou em jogos populares no qual são utilizados os três movimentos escolhidos.
FASE |
MOVIMENTOS
1. LOCOMOÇÃO
2. ESTABILIZAÇÃO
3. MANIPULAÇÃO |
ATIVIDADE |
ESTÁGIO DE TRANSIÇÃO DA FASE DO MOVIMENTO ESPECIALIZADO |
|
|
ORIENTAÇÕES GERAIS
– O aluno deverá, obrigatoriamente, utilizar o MODELO MAPA para realizar a atividade.
– Esta é uma atividade INDIVIDUAL, em caso de plágio será zerada.
– Procure argumentar de forma clara e objetiva, de acordo com o conteúdo da disciplina.
– Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa referencie conforme as normas da ABNT.
– Não esqueça de finalizar a atividade após anexar na barra da atividade.
– Utilize o livro (PDF) da disciplina como principal fonte de apoio.
– Após anexar o trabalho no ambiente certifique-se de que se trata do arquivo correto, pois após “Finalizar o Questionário”, não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.
Boa atividade!