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O voto é uma obrigação legal para os cidadãos com idade superior a 18 anos no Brasil, mas é facultativo para os analfabetos, bem como para pessoas com idade entre 16 e 18 anos ou superior a 70 anos. PORQUE A abstenção eleitoral, que corresponde ao número de eleitores que não comparecem às zonas eleitorais, é um fator preocupante, pois demonstra uma possível falta de engajamento político e participação democrática. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. Alternativas  Alternativa 1 - As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.  Alternativa 2 - As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.  Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.  Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.  Alternativa 5 - As asserções I e II são falsas.

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

 

  1. O voto é uma obrigação legal para os cidadãos com idade superior a 18 anos no Brasil, mas é facultativo para os analfabetos, bem como para pessoas com idade entre 16 e 18 anos ou superior a 70 anos.

PORQUE

  1. A abstenção eleitoral, que corresponde ao número de eleitores que não comparecem às zonas eleitorais, é um fator preocupante, pois demonstra uma possível falta de engajamento político e participação democrática.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas

 Alternativa 1 - As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 2 - As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

 Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

 Alternativa 5 - As asserções I e II são falsas.

 

QUESTÃO 3

Considere a seguinte situação fictícia:

A política constitui uma questão fundamental de debate na perspectiva da pós-modernidade, tanto que o jovem Miguel, que tem a profissão contemporânea de cientista político, está sempre sanando as dúvidas de seus pais, familiares e amigos sobre o sistema eleitoral, os candidatos e suas propostas. Na última conversa que tiveram entre si, ele explicou sobre a diferença existente entre as funções de chefe de Estado e de governo e quem exerce cada uma delas.

A respeito desses conceitos e de termos correlatos, leia a unidade I do Livro Digital e assinale a opção correta.

Alternativas

 Alternativa 1 - Em sucinta diferenciação, o chefe de governo executa e administra as ações da nação enquanto o chefe de Estado representa o país diplomaticamente.

 Alternativa 2 -  A figura do Presidente da República centraliza a sua atenção na organização do parlamento e na harmônica separação entre os poderes legislativo e judiciário.

 Alternativa 3 - Obrigatoriamente o chefe de Estado e de Governo devem ser a mesma pessoa, no caso, o Presidente da República, uma vez que é ele quem cria e executa o poder judiciário.

 Alternativa 4 - A atividade legal do Parlamentarismo é dupla: criar leis para o Estado ao mesmo tempo em que fiscaliza as ações propostas por prefeitos e vereadores na bancada do Congresso Nacional.

 Alternativa 5 - Na época em que a profissão de cientista político passava a ser vista como ciência, a obra magna de Maquiavel, intitulada O príncipe, propôs a divisão tripartida entre os três poderes, a citar Legislativo, Executivo e Judiciário.

 

QUESTÃO 4

Considere a seguinte situação fictícia:

Em uma comunidade rural isolada, João, um homem de meia-idade, vive sua vida cotidiana dedicando-se ao trabalho na fazenda local. Ele tem uma família para sustentar e sempre se esforça para garantir que suas plantações prosperem. Apesar de sua diligência no campo, João nunca se envolveu ativamente na política local ou nacional. Ele vota nas eleições, mas suas escolhas são baseadas em influências externas e na pressão dos amigos e familiares. João raramente se informa sobre as propostas dos candidatos ou sobre as questões políticas que afetam diretamente sua comunidade. Ele acredita que a política é um assunto complicado e que sua vida já é difícil o suficiente sem se preocupar com isso.

Relacionando a situação hipotética com os conhecimentos sobre política, assinale a opção correta.

Alternativas

 Alternativa 1 - João é ativo na cena política local, influenciando diretamente as decisões políticas de sua comunidade.

 Alternativa 2 - João é um líder político em sua comunidade, promovendo debates e participando ativamente da formulação de políticas locais.

 Alternativa 3 - João dedica seu tempo livre à leitura e discussão de assuntos políticos, mantendo-se informado sobre as questões que afetam sua vida e sua comunidade.

 Alternativa 4 - João é um exemplo de um analfabeto político, pois não se envolve ativamente na política e não busca entender as questões que afetam sua vida e sua comunidade.

 Alternativa 5 - João é um indivíduo politicamente engajado, trabalhando em parceria com organizações políticas locais para promover mudanças sociais e econômicas em sua região.

QUESTÃO 5

A política é tratada como ciência, isto é, um campo específico do conhecimento direcionado à pesquisa e ao ensino sobre as maneiras de como a política se consolidou ao longo dos anos. Segundo o epistemólogo (aquele que estuda como o conhecimento é produzido) Gilles Gaston Granger, a ciência é “uma fonte sistematicamente organizada do pensamento objetivo”.

VALENCIANO, Tiago. A política e seu campo próprio: como entendê-la?Formação Sociocultural e Ética I. Unicesumar: Maringá, 2024.

Com base no estudo da Unidade 1, do Livro Digital, avalie as afirmações a seguir.

  1. Para a realização da política é necessário pensar e agir, dessa forma, pensamento e razão são importantes à ação política para alcançar os resultados esperados.
  2. Um cientista político realiza muitos estudos por meio de pesquisas e leitura de diversos materiais, fortalecendo seu pensamento para que possa pôr em prática a ciência política.

III. A ciência política tenta explicar, sem sucesso, como a política acontece nos mais diversos espaços da sociedade, no entanto, é impossibilitada devido a sua característica extremamente complexa.


É correto o que se afirma em

Alternativas

 Alternativa 1 - I, apenas.

 Alternativa 2 - II, apenas.

 Alternativa 3 - I e II, apenas.

 Alternativa 4 - II, III, apenas.

Alternativa 5 - I, II e III.

QUESTÃO 6

Leia o texto

 

Charge. Disponível em: https://blogdoenem.com.br/analfabetismo-politico-filosofia/. Acesso em: 26 jan. 2024.

Com base na charge e nos conceitos relacionados à Política, analise as afirmações a seguir:

  1. Na charge, o personagem masculino atribui o calor ao governo, demonstrando uma compreensão superficial e simplista dos problemas sociais, caracterizando o analfabetismo político.
  2. A resposta de Mafalda à pergunta do personagem masculino evidencia a importância da educação política para uma compreensão mais profunda e crítica dos problemas sociais, destacando a necessidade de evitar generalizações e simplificações.

III. A charge sugere que o governo é o único responsável pelo calor sentido pelo personagem, ignorando outros fatores como mudanças climáticas, sazonalidade e outros elementos naturais, o que reflete uma visão limitada e pouco informada sobre os fenômenos sociais.

  1. O diálogo presente na charge indica que o personagem masculino está totalmente desinteressado em compreender as complexidades da política e das questões sociais, preferindo atribuir a culpa ao governo de forma simplista e sem embasamento.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 - I e II, apenas.

 Alternativa 2 - III e IV, apenas.

 Alternativa 3 - I e III, apenas.

 Alternativa 4 - II, III e IV apenas.

 Alternativa 5 - I, II, III e IV.

 

QUESTÃO 7

Na unidade I, Valenciano (2024) cita três lições para a melhor compreensão da política: palavra, história e desconfiança. Na primeira lição (palavra) o autor afirma que “Um dos textos mais evocados ao se tratar de política (e que busca chamar a atenção sobre a necessidade da política) é O analfabeto político, do teatrólogo alemão Bertolt Brecht (1898-1956)”. Na segunda lição, a história, outro autor que é muito citado ao se tratar da política é o filósofo italiano Nicolau Maquiavel (1469-1527), principalmente o seu livro O príncipe, que “parece muito mais um livro de história do que dos famosos conselhos para os governantes, igual comumente é citado”. E na terceira lição a desconfiança: “Aprender política envolve muito mais que decifrar palavras, muito mais que recitar fatos históricos e suas datas. Falamos, aqui, da necessidade do homem refletir sobre os rumos de sua vida em sociedade, e não apenas confiar no que lhe é dito”.

VALENCIANO, Tiago. A política e seu campo próprio: como entendê-la? Formação Sociocultural e Ética I. Unicesumar: Maringá, 2024.

 

A partir do estudo da Unidade 1 – Política, do livro digital, leia as alternativas a seguir e assinale a opção correta.

Alternativas

 Alternativa 1 - Na unidade I, Valenciano (2024) cita que o radical da palavra política é provinda do latim <em>politikos</em>, que significa assuntos relacionados ao poder da palavra.

 Alternativa 2 -  A política pode ser resumida como formada, somente, por grupos que possuem maior força para decisões aos interesses da população, por isso, é preciso confiar nesses grupos.

 Alternativa 3 -  As cidades da Grécia e as cidades do Brasil possuem elementos díspares para conceituar o que é a política e seus resultados: religião, o indivíduo e disputas em torno do poder do governo.

 Alternativa 4 - A contribuição de Maquiavel para o entendimento de política foi de suma importância e ocorreu por meio de sua obra O Príncipe. O autor examinou o Estado moderno pelas práticas adotadas pela classe política.

 Alternativa 5 - É considerado o "artista da política" aquele que possui a habilidade de utilizar a palavra a seu favor: prometer benefícios à população como se fosse cumpri-los, manipular situações que, de alguma forma, contribua para privilégios e seu enriquecimento.

QUESTÃO 8

[...] A partir do momento em que há alguém mais pesado em uma das pontas da gangorra, ela penderá para o lado de quem tem mais quilos. O sistema de freios e contrapesos existe justamente para que o efeito da gangorra não aconteça e que cada poder cumpra seu papel.

Esta divisão “partida” do poder foi proposta por alguns autores, como Aristóteles, John Locke e Jacques Rousseau. Mas o consagrado com o conceito foi Montesquieu (1689-1755), que era defensor da ideia de separar as atribuições do poder em três funções.

VALENCIANO, Tiago. A política e seu campo próprio: como entendê-la? Formação Sociocultural e Ética I. Unicesumar: Maringá, 2024.

A partir da leitura do texto na íntegra e do estudo do Livro Digital, analise as afirmações a seguir.

Alternativas

 Alternativa 1 - O poder executivo é responsável por elaborar as leis que regem a sociedade e fiscalizar os atos do poder legislativo.

 Alternativa 2 -  A analogia da gangorra é uma maneira simples e eficaz de explicar um conceito importante da democracia moderna.

 Alternativa 3 - O sistema de freios e contrapesos é uma maneira de desconsiderar que as três funções do poder se equilibrem e se limitem mutuamente.

 Alternativa 4 - O poder legislativo atua na administração pública, executando projetos sociais, arrecadando impostos, intervindo nos assuntos do Estado e organizando o serviço público.

 Alternativa 5 - Montesquieu, Locke e Rousseau também propuseram a divisão do poder, mas o consagrado foi Aristóteles que era defensor da ideia sobre a separação das atribuições do poder.

 

QUESTÃO 9

 

SILVA, Daniel C. Entendendo o sistema de freios e contrapesos (check and balances): Uma busca pelo ideal de democracia. O direito de discordar, 12 set. 2012. Disponível em: http://odireitodediscordar.blogspot.com/2012/09/entendendo-o-sistema-de-freios-e.html. Acesso em: 26 jan. 2024.

Com base na leitura do texto e dos conteúdos presentes no Livro Digital, analise as afirmações a seguir.

  1. A função típica do poder legislativo é julgar.
  2. O poder executivo é responsável por executar as leis elaboradas pelo poder legislativo.

III. O poder judiciário é o órgão responsável por arrecadar impostos, intervir nos assuntos do Estado e organizar o serviço público.

  1. O poder legislativo garante a justiça por meio da interpretação e aplicação das normas jurídicas, que são analisadas em disputas entre as pessoas.

É correto o que se afirma em

Alternativas

 Alternativa 1 - II, apenas.

 Alternativa 2 - III, apenas.

 Alternativa 3 - I e II, apenas.

 Alternativa 4 - I e IV, apenas.

 Alternativa 5 - I, II, III e IV.

 

QUESTÃO 10

Leia o texto.

O presidencialismo é mais comum no Brasil – seja no governo ou nas instituições, as pessoas procuram o presidente, no sentido de que ele resolva os problemas. É comum que a política nacional seja discutida em torno do Presidente da República. A mesma situação acontece nas instituições: o cargo de Presidente é o mais cobiçado e sob ele recai a representação do organismo. Contudo, no que consiste o presidencialismo? Ora, a resposta praticamente foi dada: é um sistema de governo em que há uma pessoa exercendo o poder, por tempo determinado, exercendo as funções de chefe de Estado e de governo.

VALENCIANO, Tiago. A política e seu campo próprio: como entendê-la? Formação Sociocultural e Ética I. Unicesumar: Maringá, 2024.

A partir da leitura do texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

  1. As pessoas procuram o presidente com o objetivo de que ele impeça a solução dos problemas.


PORQUE

  1. No Brasil, a política nacional e institucional gira em torno do presidente da República, o cargo de presidente é muito cobiçado, pois representa o organismo como um todo.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas

 Alternativa 1 - As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 2 - As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

 Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

 Alternativa 5 - As asserções I e II são falsas.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

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