O conceito da “Tríade Funcional da Aprendizagem Humana”, do professor Vitor da Fonseca (2014), defende que a interatividade e a inseparabilidade das funções cognitivas, das funções conativas e das funções executivas é o que permite o desenvolvimento e a permanência da aprendizagem humana. Essas funções são essenciais para a aprendizagem, uma não funciona sem a outra, elas se completam e se houver um desequilíbrio ou uma disfunção em um dos elementos constitutivos, a aprendizagem não se efetiva plenamente.
Fonte: Elaborado pela professora, 2024.
Para se aprofundar neste assunto, nesta atividade, você deverá elaborar um texto dissertativo, contendo de 10 a 30 linhas, apresentando cada uma das funções da tríade da aprendizagem, descrevendo de forma sintética o que cada função representa ou significa, e apresentando pelo menos 2 (dois) elementos que compõe cada função.
Instruções:
1ª) Elabore um texto fundamentado identificando as funções que compõe a Tríade Funcional da Aprendizagem.
2ª) Defina ou conceitue cada uma das funções que compõe a Tríade Funcional da Aprendizagem.
3ª) Apresente pelo menos dois elementos de cada função.