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O aluno foi identificado no segundo ano do ensino fundamental após um momento em que os professores acreditavam que ele era somente inquieto, às vezes os professores se sentiam incomodados

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - EESP - SUPERDOTAÇÃO E ALTAS HABILIDADES - 53_2024

 

O Modelo Triádico de Enriquecimento de Renzulli (2014), foi um programa que estimulava a criatividade e produtividade, expondo-os a diversas áreas de interesse e campos de estudo. Assim como, propôs treiná-los na aplicação de conteúdo avançado, no desenvolvimento de habilidades de pensamento e no aprimoramento da metodologia investigativa em áreas de seu interesse, sendo por meio de três tipos de enriquecimento.

Fonte: RENZULLI, J. Modelo de enriquecimento para toda a escola: um plano abrangente para o de-senvolvimento de talentos e superdotação. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 27, n.50, p. 539- 562, set./dez. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/14676/pdf. Acesso em: 23 nov. 2023.

Para esta atividade MAPA, imagine que você é o professor licenciado em educação especial de uma escola, com um aluno, identificado com altas habilidades/superdotação. Você precisa criar um plano de enriquecimento para trabalhar na sala de recursos e em parceria colaborativa com a professora regular, de modo que ela possa atender esse aluno na sala de aula regular. O aluno está no quarto ano do ensino fundamental, suas habilidades acima da média são em matemática, criatividade e linguagem. Faz uso das palavras de forma correta e culta, gosta muito de astronomia. Tem dificuldade em atividades como desenhar com traços retos, pintura, coordenação motora. O aluno foi identificado no segundo ano do ensino fundamental após um momento em que os professores acreditavam que ele era somente inquieto, às vezes os professores se sentiam incomodados e com receio de tantos questionamentos
Desse modo, considerando o exposto, proceda conforme as instruções a seguir:

1) Descreva como como deve ser a atuação do professor em relação aos alunos com superdotação e altas habilidades, descrevendo como o professor poderá auxiliar esse aluno, em colaboração com o professor regular (máximo de 15 linhas).

2) Considerando as habilidades do aluno, elabore uma teia de interesses. A imagem dessa teia deverá constar no formulário padrão.

3) A partir da teia de interesses, elabore um plano de enriquecimento para esse aluno. Descreva qual (ou quais) tipo (os) de enriquecimento você irá utilizar para auxiliar no desenvolvimento do aluno, além de explicar ao menos duas atividades que poderão ser utilizadas como estratégia. Deixe claro as habilidades acima da média desse aluno e as dificuldades que ele apresenta, e como isso será desenvolvido e estimulado. (máximo 20 linhas)

ATENÇÃO!
-Faça o download do FORMULÁRIO PADRÃO (localizado no ícone MATERIAL DA DISCIPLINA em seu Studeo), realize a atividade neste arquivo e em seguida faça o envio.
-Certifique-se de que está enviando o arquivo correto, pois haverá uma única oportunidade de envio e não serão aceitos trabalhos por outro canal, apenas pelo campo específico de envio.
-Realize uma cuidadosa correção ortográfica em sua atividade antes de enviá-la.
-Acesse a Sala do Café, lá foram disponibilizadas orientações detalhadas para realização desta atividade.
-Se houver dúvidas, escreva uma mensagem no fórum tira-dúvidas do Mapa.
Bons estudos!

 

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