Nosso desafio continua! Se você não viu, corre lá no FÓRUM DE DISCUSSÃO da disciplina e confira nossa SITUAÇÃO-PROBLEMA.
Lá, você teve a oportunidade de pesquisar e conhecer um pouco mais sobre a influência africana na gastronomia brasileira.
Na segunda etapa do nosso desafio, para além do levantamento de informações sobre o tema, temos um elemento a mais. Como nós estudamos ao longo do curso de Licenciatura em História, existe uma série de leis, normativas e orientações que devem nortear o trabalho do professor em sala de aula. Para o desenvolvimento dessa atividade, vamos considerar, de modo especial, a habilidade (EM13CHS601) que pertence à área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas para o Ensino Médio, e que nos propõe o seguinte:
“Identificar e analisar as demandas e os protagonismos políticos, sociais e culturais dos povos indígenas e das populações afrodescendentes (incluindo as quilombolas) no Brasil contemporâneo considerando a história das Américas e o contexto de exclusão e inclusão precária desses grupos na ordem social e econômica atual, promovendo ações para a redução das desigualdades étnico-raciais no país” (BRASIL, 2018, p. 579).
Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.
Considerando o que propõe essa habilidade, leia o excerto a seguir:
“A maioria dos escravos vindos para o Brasil falavam línguas do grupo banto, principalmente o quimbundo, o umbundo e o quicongo, muito aparentadas entre si e que até hoje são amplamente utilizadas em Angola e em outros países vizinhos. A contribuição lexical dessas línguas ao português brasileiro é notável: utilizamos diariamente uma grande quantidade de palavras de origem banta sem nos darmos conta disso” (Bagno, 2016, p. 25).
Fonte: BAGNO, M. O impacto das línguas bantas na formação do português brasileiro. Cadernos de Literatura em Tradução, [s. l.], n. 16, 2016.
Nosso desafio agora é aliar o exercício de interpretação, ligado ao levantamento de informações sobre as raízes afro do Brasil, com o que nos pede a BNCC, mais especificamente a habilidade EM13CHS601. Para tanto, considerando as informações apresentadas e, com base na leitura do artigo O impacto das línguas bantas na formação do português brasileiro (disponível no Material da Disciplina) do professor de linguística Marcos Bagno, disserte sobre os seguintes temas:
- De acordo com este autor, explique duas características que as línguas bantas trouxeram para a formação do português brasileiro, especialmente em suas variedades estigmatizadas rurais ou urbanas.
- Disserte sobre a importância de reconhecermos a influência africana no português falado no Brasil, e de que forma essa consciência pode nos ajudar a trabalhar a habilidade EM13CHS601 no ambiente escolar.
Orientações:
- Assista ao tutorial explicativo disponível na Sala do Café.
- Leia o TEXTO DE APOIO, disponível na pasta do Material da Disciplina.
- Elabore, de forma dissertativa-argumentativa, seu posicionamento frente às questões levantadas.
- Seu texto deverá conter no mínimo 15 e no máximo 30 linhas.
- Leia novamente o que escreveu, amplie as ideias e conclua sua atividade.
- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo.
Bom estudo!