1ª QUESTÃO
No contexto da organização e classificação das áreas do conhecimento, é essencial compreender como cada
área contribui para o avanço da ciência e tecnologia. Essas classificações são utilizadas por instituições
acadêmicas e órgãos de fomento à pesquisa para direcionar esforços e recursos de maneira eficaz.
FASCINA, Diego L. M. Ciência. Formação Sociocultural e Ética II. UniCesumar: Maringá, 2024.
Considerando a importância dessas áreas e a descrição fornecida pelo Conselho Nacional de
Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ, bem como os conhecimentos adquiridos na Unidade I do
livro digital, analise as alternativas a seguir e assinale aquela que descreve corretamente a área do
conhecimento denominada “Engenharias”.
ALTERNATIVAS
As Engenharias são uma área do conhecimento que desenvolve pesquisas voltadas para a análise literária e crítica
das obras de arte.
As Engenharias são uma área do conhecimento que se dedica exclusivamente ao estudo histórico e filosófico da
ciência e da tecnologia.
As Engenharias são uma área do conhecimento que investiga os processos biológicos e bioquímicos para o
desenvolvimento de novos medicamentos.
As Engenharias são uma área do conhecimento que se concentra no estudo e aplicação de técnicas para a
exploração e conservação do meio ambiente marinho.
As Engenharias são uma área do conhecimento que se foca no desenvolvimento e aplicação de tecnologias
inovadoras para a solução de problemas práticos da sociedade.
2ª QUESTÃO
Levando em consideração a universalidade do conceito e definição do termo, nas suas atribuições, a
tecnologia para um pedagogo terá como premissas técnicas e metodologias de ensino. Para um
engenheiro, técnicas sobre sistemas de elaboração de projetos e sua execução, e assim por diante, de
acordo com cada área do conhecimento ou demanda a ser atendida.
CASTRO, Sílvio. Tecnologia. Formação Sociocultural e Ética II. UniCesumar: Maringá, 2024. (adaptado).
Baseando-se nos conhecimentos apresentados na unidade II – Tecnologia, do Livro Digital, assinale a
alternativa correta:
ALTERNATIVAS
A tecnologia é o campo do conhecimento que trata somente sobre os dispositivos eletrônicos e computadores.
O termo tecnologia é bastante amplo, mas possui apenas uma definição, independentemente da área de
conhecimento.
Na agricultura a tecnologia é dispensável, pois deixa de englobar técnicas de cultivo de precisão e desenvolvimento
de sementes.
A tecnologia pode ter um impacto positivo na automação e otimização de processos, na conexão entre pessoas de
diferentes lugares, no acesso a vasta quantidade de conhecimento e recursos educacionais.
O impacto negativo e mau da tecnologia envolve observar como ela vem sendo usada para limitar as inovações de
ponta, invalidar as técnicas tradicionais e habilidades manuais transmitidas ao longo das gerações.
3ª QUESTÃO
Considere a seguinte situação hipotética:
Maria vive os impactos negativos do aterro sanitário diariamente de sua cidade. O mau cheiro constante
invade sua casa, causando incômodo e constrangimento. Ela também se preocupa com a saúde de seus
filhos, que podem ser afetados pelos poluentes do ar e da água. Maria se sente impotente diante da
situação e busca soluções para o problema.
Elaborado pelo professor, 2024.
Baseando-se nos conhecimentos apresentados na unidade III – Meio ambiente e Desenvolvimento
sustentável, do Livro Digital, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
Os impactos do aterro sanitário é algo benéfico para os moradores da cidade.
A situação do aterro sanitário jamais geraria impactos negativos para Maria e sua família.
Maria acredita que a gestão adequada do aterro sanitário é uma responsabilidade exclusiva de sua família.
Longe de trazer malefícios, o ar poluído jamais afetaria a saúde dos filhos de Maria e de toda a população da cidade.
A busca por soluções e a frustração com a impotência diante do problema demonstram a necessidade urgente de
uma resolução.
4ª QUESTÃO
Disponível em: https://www.ibp.org.br/personalizado/uploads/2022/02/eco-pt-049.png. Acesso em: 07 de
maio 2024.
Com base na análise do gráfico sobre Incidentes Cibernéticos e na Unidade 2, do Livro Digital, avalie as
afirmações a seguir.
I. A barra “Tentativa” no mesmo gráfico sugere que as empresas estão enfrentando mais tentativas de
ataques cibernéticos a cada ano.
II. O gráfico “Número de incidentes cibernéticos significativos no mundo” indica que houve uma diminuição
no número de incidentes cibernéticos ao longo dos anos.
III. A barra “Bem-sucedido” no gráfico “Média de ataques por companhia” mostra que houve um aumento
no número de ataques bem-sucedidos por empresa de 2020 para 2021.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
5ª QUESTÃO
Dentre os seres que habitam nosso planeta, o ser humano, caracteriza-se pela capacidade de alteração do
meio que vive e habita desde os primórdios da história da humanidade. Contudo, essa impressionante
capacidade de realizar alterações advém de características evolutivas do homem, além de características e
hábitos histórico-sociais, cujos impactos e problemáticas demoram a ser “percebidos” e mitigados.
MATEUS, Gustavo A. P. Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Formação Sociocultural e Ética II.
UniCesumar: Maringá, 2024. (adaptado).
Com base no estudo sobre Meio Ambiente, da Unidade 3, do Livro Digital, avalie as afirmações a seguir.
I. Destruir o meio ambiente em nome do progresso não faz sentido, pois compromete nossa capacidade de
sobrevivência e a de outras espécies, ecossistemas e habitats.
II. A verdadeira evolução leva em consideração a sustentabilidade, e as maneiras de progredir com equilíbrio
e coexistir com os ecossistemas naturais vai garantir um futuro mais sustentável.
III. É insustentável o desperdício de recursos naturais, poluição do ar, desmatamento, consumismo excessivo
e desperdício de alimentos, pois prejudicam a qualidade de vida das pessoas e a saúde do planeta.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
6ª QUESTÃO
A preocupação com a sustentabilidade, a degradação ambiental e esgotamento dos recursos naturais, cada
vez mais têm ganhado espaço e relevância na mídia, nas discussões acadêmicas e no cotidiano de cada
indivíduo. Logo, nunca foi tão essencial discutir e repensar nossas ações no que tange a sustentabilidade,
em seu significado mais literal, para que assim seja possível desenvolver um posicionamento crítico e
coerente acerca dessa temática tão relevante.
MATEUS, Gustavo A. P. Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Formação Sociocultural e Ética II.
UniCesumar: Maringá, 2024. (adaptado).
A partir dos conhecimentos abordados no Livro Digital, avalie as asserções a seguir e a relação proposta
entre elas.
I. Cada indivíduo deve considerar como as questões ambientais se relacionam com seus valores pessoais e
alinhar suas ações com seu posicionamento ambiental.
PORQUE
II. No contexto ambiental, social e econômico, sustentabilidade se refere à capacidade de consumir todos
os recursos naturais, pois são infinitos e inesgotáveis.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas.
7ª QUESTÃO
O que somos? De onde viemos e para onde vamos? Como viver por aqui? Como foi que passamos das mais
rupestres expressões e chegamos a uma vida tecnológica e globalizada? Essas e outras perguntas, as
inúmeras ciências tentam responder desde os primórdios.
FASCINA, Diego L. M. Ciência. Formação Sociocultural e Ética II. UniCesumar: Maringá, 2024. (adaptado).
A partir dos conhecimentos abordados no Livro Digital, avalie as asserções a seguir e a relação proposta
entre elas.
I. As ciências trazem abordagens sobre a evolução humana que proporcionam uma compreensão
multifacetada, dependendo da perspectiva adotada.
PORQUE
II. O modelo do Big Bang ajuda a explicar aspectos da existência e das várias incapacidades de revolução
artística, cognitiva e científica.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas.
8ª QUESTÃO
Novas tecnologias envolvendo o processamento de dados e geração de informações por meios
computacionais, o poder de processamento e de meios de comunicação cada vez mais poderosos estão
cada dia mais presentes na sociedade e mais rapidamente.
CASTRO, Sílvio. Tecnologia. Formação Sociocultural e Ética II. UniCesumar: Maringá, 2024.
A partir dos conhecimentos abordados no Livro Digital, avalie as asserções a seguir e a relação proposta
entre elas.
I. Atualmente, a capacidade de processar e transmitir dados rapidamente tem mudado como as pessoas
interagem e organizam suas vidas.
PORQUE
II. A análise de dados e comunicação eficazes auxiliam na formulação e estratégias políticas para o governo,
apenas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas.
9ª QUESTÃO
Considere a seguinte situação hipotética:
Seu Antônio constatou que a água do chuveiro elétrico de sua residência não estava esquentando. Então,
ele verificou a energia, o disjuntor do chuveiro, o registro de água, os fios e suas conexões e percebeu que
estava tudo funcionando bem. O problema só foi resolvido quando a resistência interna do chuveiro foi
testada com um multímetro e indicou que ela estava queimada.
Elaborado pelo professor, 2024.
Baseando-se nos conhecimentos apresentados na unidade I – Ciência, do Livro Digital, assinale a alternativa
correta:
ALTERNATIVAS
Conforme consta no estudo de caso, o chuveiro deixou de funcionar devido a problemas com fios soltos e corroídos.
Vemos que, as conexões elétricas do chuveiro estavam com defeito e ao tocar nelas, seu Antônio foi vítima de um
choque elétrico.
Consta que as observações, verificações e tentativa de ajuste no fusível feitas por seu Antônio, são de natureza
empírica, portanto, sem sucesso.
Seu Antônio constatou que o problema da água fria foi causado por uma falha no registro de água, que interrompeu
seu fornecimento, resultando em sobrecarga de energia.
O processo de observação, experimentação e análise crítica que seu Antônio utilizou para resolver um problema
doméstico, incorpora alguns princípios da investigação científica.
10ª QUESTÃO
O Google anunciou um recurso para o Android que funciona como uma espécie de “modo ladrão”. A
novidade, criada para combater roubos, poderá bloquear a tela do celular ao identificar que alguém
arrancou o aparelho de sua mão abruptamente. Chamada de “Theft Detection Lock” (“bloqueio de detecção
de roubo”), a novidade foi revelada durante o Google I/O, evento anual da empresa para desenvolvedores.
G1. Android terá ‘modo ladrão’ que bloqueia tela do celular caso alguém o arranque de sua mão.
Disponível em: https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2024/05/16/android-tera-modo-ladrao-quebloqueia-tela-do-celular-caso-alguem-o-arranque-de-sua-mao.ghtml. Acesso em: 16. Mai. 2024.(Adaptado).
A partir dos conhecimentos abordados na Revista eletrônica, avalie as asserções a seguir e a relação
proposta entre elas.
I. O Google está introduzindo um novo recurso antirroubo para Android com o intuito de aumentar a
chance de novos furtos.
PORQUE
II. Esse recurso visa combater roubos de smartphones, bloqueando o dispositivo e dificultando o acesso do
ladrão.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.