A Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social, entendidas como manifestações das possibilidades expressivas dos sujeitos, produzidas por diversos grupos sociais no decorrer da história. Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cada uma das práticas corporais tematizadas compõe uma das seis unidades temáticas abordadas ao longo do Ensino Fundamental, sendo elas: dança, esporte, luta, ginástica, jogos e brincadeiras e práticas corporais de aventura. Essas linguagens são fundamentais para um planejamento adequado para as aulas/treinos de Educação Física. Tendo como base nosso material didático, podemos conhecer algumas técnicas de instrução elaboradas por Lieberman (2002) que devem ser aplicadas pelo profissional para que os indivíduos com deficiência possam compreender e realizar as diversas atividades que a Educação Física apresenta. Essas técnicas/abordagens são:
- Assistência física: oferecer auxílio físico ou guiar o movimento do indivíduo, para que ele apreenda o movimento.
- Brailling: um profissional ou colega deve orientar o indivíduo, por meio do tato, a perceber a execução de um movimento ou habilidade.
- Orientação verbal: explicar de forma clara e objetiva verbalmente o que se espera que o indivíduo desenvolva em relação à atividade proposta.
- Demonstração: expor, de maneira exemplificada e por meio de ações demonstrativas ou utilização de modelos, o que se espera que o indivíduo desenvolva em relação à atividade.
Fonte: LIEBERMAN, L. J. Strategies for Inclusion: a handbook for Physical Educators. Champaign: Human Kinetics, 2002.
Imagine que você foi contratado para ser o mais novo profissional de Educação Física na cidade em que reside, e mesmo tendo realizado uma pós-graduação na área da Educação Especial e Inclusiva, nunca teve experiência com indivíduos que apresentam deficiência Intelectual. Conforme estudamos em nosso material didático, o deficiente intelectual apresenta problemas de atenção e apatia para aprender, problemas de comunicação e de linguagem, e problemas generalizados de compreensão de conceitos e que esses impedimentos poderão gerar insegurança nas pessoas. Dessa forma, você futuro profissional deverá utilizar abordagens/técnicas que facilitem o processo do trabalho realizado.
Assim, sabendo que você profissional precisará ensinar os elementos da ginástica: ondas e formas de andar para um grupo de adolescentes (13 anos aproximadamente) que apresentam apenas deficiência intelectual, sem qualquer problema visual ou motor você deverá escolher duas das quatro abordagens (assistência física; brailling; orientação verbal; demonstração) que mais poderão auxilia-lo no processo do trabalho desses elementos e descrever em seu planejamento de aula/treino como você aplicaria essas práticas corporais.
Dentro desse contexto, você deverá escolher duas das quatro abordagens/técnicas ADEQUADAS PARA CADA DEFICIÊNCIA do grupo que mais poderão auxiliá-lo no processo das práticas dos elementos da ginástica: ondas e formas de andar e descrever como você aplicaria esse exercício para esse grupo de indivíduos com deficiência intelectual. Você deverá elaborar um planejamento especificando as atividades que realizará seguindo as orientações descritas no MODELO DE MAPA.
IMPORTANTE: esta é uma situação hipotética, você não precisa encontrar indivíduos com deficiência para aplicar a aula/treino. Apenas propor um planejamento, como se você fosse o profissional responsável por esse grupo citado anteriormente.
ATENÇÃO:
- É obrigatória a escolha de 2 abordagens.
- Cada abordagem deve ser destinada para o ensino de uma linguagem. Exemplo: se você escolher BRAILLING para ensinar as ONDAS, deverá escolher outra abordagem para ensinar as diferentes formas de andar.
- Lembre-se que cada abordagem apresenta uma especificidade e é necessário se atentar as características das abordagens nas escolhas das mesmas.
- O seu planejamento deverá conter os elementos dispostos no modelo de mapa, sendo: objetivos, metodologia, recursos, as abordagens utilizadas, avaliação e referências (é necessário referenciar ao menos o livro didático da disciplina).
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES PARA DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE (LEIA TUDO COM BASTANTE ATENÇÃO E CALMA):
- Leia com atenção a UNIDADE 3 do livro didático;
- As cópias literais do livro didático não serão aceitas, uma vez que é necessário descrever com suas próprias palavras e cópias literais são consideradas como PLÁGIO.
- Todas as atividades são avaliadas conforme o que está sendo solicitado e as instruções fornecidas. Sendo assim, o descumprimento dessas orientações sempre acarreta em algum desconto na nota.
- Leia atentamente todas as informações e tire suas dúvidas com o professor mediador antes de entregar sua atividade.
- A atividade deverá ser realizada individualmente.
- A atividade deverá ser entregue no MODELO DE MAPA, disponível na pasta Material da Disciplina de Educação Física Inclusiva.
- Antes de entregar a atividade, confira se o arquivo está correto.
- Utilize o livro (PDF), as aulas conceituais e as aulas ao vivo, como principais fontes de apoio.
- Lembre-se de finalizar a sua atividade quando enviar o seu arquivo.
- A Unicesumar não se responsabiliza por arquivos postados errados ou por atividades não finalizadas.
- Os prazos das atividades NÃO SERÃO ALTERADOS, desta maneira, EVITE deixar a realização para última hora.