MAPA - LET - LÍNGUA INGLESA I - 54/2023
FREQUENTLY ASKED QUESTIONS ABOUT ENGLISH AS A LINGUA FRANCA
What is a lingua franca?
A lingua franca is a common language spoken between people who do not share the same first language.
Why is English a global lingua franca?
There are several contributing factors to why English is the world's lingua franca.
- British colonialism and imperialism spread English around the world from the 16th to 20th century.
- America's prominence as a political and economical superpower.
- The internet.
- Increasing globalisation.
Where is English as a lingua franca used?
English as a lingua franca (ELF) is used all around the world. The use of ELF is particularly prominent in former British colonies, such as India and Nigeria.
Is English the lingua franca of the world?
English is currently considered the lingua franca for business, science, popular culture and technology.
Adaptado de
Imagine que você é um(a) professor(a) de língua inglesa e foi convidado(a) para escrever um pequeno texto sobre inglês como língua franca para o website da escola em que você trabalha. Para isso, você deve fazer o resumo do texto acima, incluindo as seguintes informações: definição de língua franca; o motivo pelo qual a língua inglesa ser uma língua franca; os lugares em que o inglês é utilizado como língua franca. Seu texto deve conter de 120 a 150 palavras e ser redigido em língua inglesa ou em língua portuguesa.
Para uma boa execução desta atividade:
- Atente-se às instruções passadas durante a disciplina.
- Atente-se às instruções e intervenções realizadas pelos professores mediadores, tanto em aulas ao vivo quanto no ambiente on-line de aprendizagem (Studeo), especificamente, por meio do "Mural de Avisos" e "Mensagem".
- Verifique se existem materiais complementares que possam ser utilizados para a realização da atividade — estarão na "Sala do Café", "Mural de Avisos" ou "Material da Disciplina".
- O formulário no formato Word e demais orientações para a realização da atividade MAPA estarão disponíveis na pasta "Material da Disciplina".
- O vídeo explicativo da atividade estará disponível no "Mural de Avisos" ou na "Sala do café" da disciplina.
- Em caso de dúvida, entre em contato com a mediação.
MAPA - LET - LÍNGUA PORTUGUESA II - 54/2023
CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL
De forma resumida, a concordância, conforme Bechara (2009, p. 543), “consiste em se adaptar a palavra determinante ao gênero, número e pessoa da palavra determinada”, relação que se estabelece de duas formas: nominal ou verbal.
Mauro Ferreira (2011, p. 572) explica que a concordância nominal é um “princípio sintático de acordo com o qual toda palavra variável referente ao substantivo deve se flexionar (alterar a forma) para se adaptar a ele”. Já na verbal, o verbo deve se flexionar para se ajustar ao sujeito.
Tais teorias têm como base a Gramática Normativa, a qual considera apenas suas regras, não abarcando alguns usos comuns entre os falantes, como o contemplado pelo professor Ataliba Castilho (2010). Para esse autor, a concordância não se limita ao sistema estrutural da língua, uma vez que é possível também encontrá-la na semântica, ou seja, a flexão também acontece a partir dos sentidos estabelecidos pelo leitor/ouvinte, e não somente de normas linguísticas.
Castilho (2010) exemplifica sua teoria com o enunciado “Eu fiquei ENCANTADA com tudo aquilo”, em que o adjetivo concorda, flexionando no feminino, com o gênero do autor — uma realidade extra gramatical — e não necessariamente com um termo linguístico, tanto que “encantadO” também poderia ser usado, dependendo do falante. Em outras palavras, chama a atenção para o fato de que os sentidos podem contribuir à concordância.
Vale destacar que os estudos de Castilho se baseiam na Gramática Funcional, a qual entende a língua como uma estrutura maleável, sujeita aos usos, isto é, diferente da normativa, que estabelece regras arbitrárias com base na linguagem formal.
Com isso, considere os registros de seus alunos — enunciados 1, 2, 3 e 4 — e produza um texto discursivo, de 15 a 20 linhas, conforme os itens a, b, c e d.
Itens que devem compor sua resposta:
a) Explicar a diferença entre as duas relações (morfossintática X semântica).
b) Destacar a importância do conhecimento normativo quanto à concordância em sociedade.
c) Mostrar como/por que os alunos estabeleceram a concordância em cada caso — enunciados 1, 2, 3, 4 —, a fim de que entendam que houve uma motivação lógica.
d) Corrigir, mostrando como deveriam fazer, conforme o que foi ensinado (Gramática Normativa). Para que sua explicação fique mais clara, organize bem as ideias de forma coerente e coesa, exemplifique, retire trechos dos enunciados, mostre as relações etc.
Atenção:
- Utilize o formulário padrão para o envio do MAPA. O arquivo se encontra na pasta Material da Disciplina.
- Atente-se às instruções e intervenções realizadas pelos professores formadores e mediadores em aulas ao vivo e no ambiente on-line de aprendizagem (Studeo), por meio do Mural de Avisos e Mensagem.
- Assista ao vídeo com explicações sobre a realização da atividade que está disponível na página da disciplina.
- Atente-se aos materiais complementares que possam ser utilizados para a realização da atividade. Esses, em caso de uso, estarão na pasta Material da Disciplina.
- A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, assim como cópias indevidas de textos disponíveis
Em caso de dúvida, entre em contato com o seu professor mediador. Bons estudos!
MAPA - LET - LITERATURAS EM LÍNGUA INGLESA II - 54/2023
Leia o texto abaixo.
O Morro dos Ventos Uivantes é um romance clássico da autora inglesa Emily Brontë. A história é narrada por diferentes personagens e se passa na região rural da Inglaterra no final do século XVIII. O romance gira em torno dos personagens Heathcliff e Catherine, que cresceram juntos e se apaixonaram, mas são separados por suas diferenças sociais e pelos outros personagens da trama. Neste texto, vamos fazer um resumo de O Morro Dos Ventos Uivantes.
O livro é conhecido por sua narrativa complexa e emocionalmente intensa, além de suas descrições vívidas da paisagem da região rural inglesa. É uma história sobre amor, obsessão, vingança e tragédia.
O amor entre Heathcliff e Catherine é o cerne da história. Eles se amam profundamente, mas Catherine escolhe se casar com Edgar Linton, um homem rico da vizinhança, por causa da diferença social entre ela e Heathcliff. Heathcliff fica arrasado e sai em busca de vingança. Ele se casa com a irmã de Edgar, Isabella, para se vingar de Catherine e da família Linton.
Disponível em:
Imagine que você é um autor ou autora de textos narrativos e está participando de um concurso cultural promovido por uma grande editora do país. A empresa em questão está relançando clássicos da literatura em língua inglesa, entre eles: “O Morro dos Ventos Uivantes”, de Emily Brontë. O concurso cultural, do qual você é participante, premiará o escritor ou escritora que enviar uma versão totalmente original para o final da obra, uma versão em que algo mude o curso dos acontecimentos e dê um novo rumo ao casal protagonista. Sabendo disso, sua tarefa é, portanto, redigir um texto de caráter narrativo, entre 15 e 30 linhas, apresentando um final diferente para a história de Brontë.
Para uma boa execução desta atividade:
- Atente-se às instruções passadas durante a disciplina.
- Atente-se às instruções e intervenções realizadas pelos professores mediadores, tanto em aulas ao vivo quanto no ambiente on-line de aprendizagem (Studeo), especificamente, por meio do "Mural de Avisos" e "Mensagem".
- Verifique se existem materiais complementares que possam ser utilizados para a realização da atividade — estarão na "Sala do Café", "Mural de Avisos" ou "Material da Disciplina".
- O formulário no formato Word e demais orientações para a realização da atividade MAPA estarão disponíveis na pasta "Material da Disciplina".
- O vídeo explicativo da atividade estará disponível no "Mural de Avisos" ou na “Sala do Café” da disciplina.
- Em caso de dúvida, entre em contato com a mediação.
MAPA - LET - PRODUÇÃO TEXTUAL II - 54/2023
Para realizar a atividade, leia o texto que segue:
Texto 1
Definição de gêneros discursivos, de Gelson Martins de Souza
Segundo os pressupostos defendidos por Bakhtin (2003), os gêneros discursivos são constituídos por um enfoque discursivo-interacionista, evidenciando o caráter social dos fatos da linguagem, pois o autor concebe o enunciado como o produto da interação, em que cada unidade lexical é concebida como produto de trocas sociais e está situada em um determinado contexto, levando-se em consideração as condições sociais de uma determinada comunidade linguística. Os enunciados produzidos dentro da esfera de comunicação humana, portanto marcados pelo social, histórico e ideológico, são agrupados em gêneros discursivos, em que os indivíduos usam a língua para objetivos variados em suas interações. Definidos por Bakhtin (2003, p. 262) como sendo “tipos relativamente estáveis de enunciados”, os gêneros são caracterizados pelo conteúdo temático, estilo e aspecto composicional.
Assim, esses enunciados “relativamente estáveis”, caracterizados por questões sociais, históricas e temporais de seu meio, refletem as finalidades e as condições específicas de cada instituição e seu repertório é ampliado, à proporção que aumenta a complexidade dos usos linguísticos na sociedade.
Os diversos gêneros são reconhecidos a partir das três dimensões: 1) conteúdo temático 2) construção composicional 3) estilo. A primeira dimensão se materializa em todo gênero, pois há o seu objeto discursivo, a sua unidade de sentido e também uma orientação ideológica específica. Já a segunda dimensão se relaciona à estrutura formal propriamente dita que, em alguns gêneros, segundo Bakhtin (1992), pode ser mais padronizada como se desenvolve em documentos oficiais. O estilo, por sua vez, está associado às questões individuais, às escolhas lexicais, às estruturas sentenciais e a outras preferências de viés linguístico-gramatical.
Na concepção de Bakhtin (2003), evidencia-se que nem todos os gêneros representam a individualidade, pontuando que os literários são propícios a representações mais subjetivas. Para Bakhtin,o estilo é indissociavelmente vinculado a unidades temáticas determinadas e, o que é particularmente importante, a unidades composicionais: tipo de estruturação e de conclusão de um todo, tipo de relação entre o locutor e os outros parceiros da comunicação verbal (relação com o ouvinte, ou com o leitor, com o interlocutor, com o discurso do outro, etc.) (BAKHTIN, 2003, p. 284).
Ao se analisar essas dimensões, faz-se necessário considerar as condições sócio-históricas (tempo e espaço) e o conjunto de participantes que estão envolvidos no enunciado, bem como observar que o enunciado não é neutro, revelando intenções desses participantes. Assim, compreende-se que os gêneros discursivos, sob a perspectiva bakhtiniana, são práticas sociocomunicativas elaboradas historicamente, sendo influenciados por questões sociais e pelas situações comunicativas em que se materializam. Desse modo, para Bakhtin (2003), só é possível se comunicar por meio de gêneros, significa dizer, então, que, no momento da interação, seja escrita ou oral, recorre-se a um gênero. Esse gênero se organiza a partir de uma situação discursiva, estando os participantes envolvidos nessa situação, denotando a vontade do enunciador e a intenção do produtor textual, isto é, o gênero discursivo é determinado pela esfera discursiva e se encontra em toda atividade humana, representando, assim, as formas de dizer e interagir nas diferentes situações comunicativas. Dessa forma, os gêneros discursivos “refletem de modo mais imediato, preciso e flexível todas as mudanças que transcorrem na vida social” (BAKHTIN, 2003, p. 268).
Tendo em vista que em nossa disciplina estudamos as principais características de alguns gêneros textuais, é fundamental colocar esse conhecimento em prática. Afinal, utilizamos gêneros textuais a todo momento em nossas comunicações e interações. Nessa perspectiva, imagine a seguinte situação:
Como professor de língua portuguesa e conhecedor da prática de gêneros textuais, você trabalhará com seus alunos o resumo acadêmico. Para isso:
- Primeiramente, redija um resumo acadêmico do Texto 1 - "Definição de gêneros discursivos", de Gelson Martins de Souza. Utilize, no máximo, 20 linhas.
- Em seguida, considerando que explicaria aos seus alunos possíveis critérios de correção para o gênero resumo acadêmico, crie uma tabela com os critérios a serem avaliados em um resumo acadêmico e, ainda, a nota que atribuiria em cada item.
Para a elaboração do resumo e da tabela de correção, é importante considerar os seguintes itens:
- Parágrafo único.
- Seleção das ideias principais.
- Uso de conectivos para ligar as ideias.
- Ausência de opinião e exemplos.
- Menção ao autor do texto-fonte.
- Atribuição de atos ao autor do texto-fonte.
Além disso, para uma boa execução da atividade:
- Atente-se aos materiais complementares que possam ser utilizados para a realização da atividade.
-O formulário no modelo Word e demais orientações de formatação estão na pasta Material da disciplina.
- A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, assim como cópias indevidas de textos disponíveis na web.
-Em caso de dúvida, entre em contato pelo Fale com o Mediador.