• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

MAPA - CBIO - GENÉTICA E EVOLUÇÃO - 53_2024

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - CBIO - GENÉTICA E EVOLUÇÃO - 53_2024

 

Dias após a chegada de seu recém-nascido, Joana e Mário marcaram uma consulta médica com o pediatra para atender ao bebê.

Durante a consulta (anamnese) o médico verifica que existem características fenotípicas na criança diferentes das consideradas normais. Dentre as características físicas, o médico verificou esterno curto, pés com plantas arqueadas e boca pequena. Além disso, uma má formação congênita dificultou a identificação do sexo da criança durante o pré-natal e logo após o parto.

Sem ter certeza de um diagnóstico, o médico solicitou que o casal realizasse a cariotipagem da criança, a qual iria identificar uma possível síndrome e o sexo da criança.

O resultado da cariotipagem do bebê está apresentado abaixo (Figura 1).

Figura 1. Resultado da cariotipagem do recém-nascido de Joana e Mário.

Fonte: www.shutterstock.com

 

Além da cariotipagem, o médico solicitou a análise de chances de a criança possuir alguma doença genética, pois, durante a anamnese da criança, o casal relatou que há casos de hipercolesterolemia familiar (uma doença autossômica dominante que acarreta ao aumento do colesterol plasmático LDL), podendo ser representado pelos genótipos HH ou Hh) e albinismo (com caráter recessivo – genótipo aa) em ambas as famílias.

 

Durante a conversa com Joana e Mário, o médico levantou o histórico familiar da criança:

- Hipercolesterolemia familiar: Joana possui hipercolesterolemia familiar, assim como sua mãe, no entanto, seu pai não apresenta. Mário não apresenta a hipercolesterolemia familiar, assim como o restante de seus familiares.

- Albinismo: Joana não apresenta albinismo, no entanto sua mãe é albina. Mário, assim como Joana, não é albino, no entanto, possui pai com albinismo.

 

Diante de todos estes fatos, você já parou para pensar como o cariótipo influencia as características genotípicas e fenotípicas de um indivíduo?  

 

ENTÃO, O QUE DEVO FAZER NESTA ATIVIDADE?

Imagine que você é o profissional de saúde que analisou o cariótipo desse indivíduo. Você deverá utilizar o aprendizado da disciplina para analisar o resultado da cariotipagem, para identificar se a criança possui síndrome e qual é o seu sexo, além disso, deverá elaborar quadro de Punnet com os prováveis genótipos e fenótipos baseados no histórico familiar da criança, para descobrir a chance de a criança apresentar hipercolesterolemia familiar, assim como albinismo.

Para isso, iremos orientá-lo a desenvolver esta atividade, seguindo alguns passos para atingirmos nosso objetivo. Siga-os e você terá a oportunidade de fazer um trajeto imersivo, e se sentir um profissional de saúde capaz de impactar positivamente na comunidade.

 

DESENVOLVENDO O TRABALHO

Levando em consideração as informações levantadas pelo médico para análise de herança genética e pelo exame de cariotipagem, desenvolva as atividades abaixo.

 

1- Analise o cariótipo e identifique se a criança apresenta alguma síndrome cromossômica e qual o sexo biológico do recém-nascido. Após essa identificação, justifique como chegou a essa conclusão.

 

 

2) Após analisar a anamnese realizada pelo médico, você recebeu os dados para desenvolver os cálculos e o resultado (laudo) das probabilidades. Levando em consideração o histórico familiar e a anamnese da criança responda as questões abaixo:

a – Considerando que Joana possui hipercolesterolemia familiar e Mário não apresenta essa condição, elabore um quadro de Punnett, para representar o cruzamento entre Joana e Mário, e indique a chance de a criança apresentar hipercolesterolemia familiar e justifique sua resposta de acordo com os dados alcançados.

 

 

b – Baseado nas informações sobre albinismo na família da criança, elabore um quadro de Punnett, para representar o cruzamento entre Joana e Mário, e indique a chance de a criança apresentar albinismo e justifique sua resposta de acordo com os dados alcançados.

 

  1. QUAL a probabilidade de a criança apresentar a hipercolesterolemia familiar E albinismo?

Obs.: Para responder à questão 3, utilize a regra de probabilidades (regra do e) disponível no link abaixo (Caso não consiga clicar, copie o link e cole no seu navegador): https://pt.khanacademy.org/science/ap-biology/heredity/mendelian-genetics-ap/a/probabilities-in-genetics. Além do link para estudo, esse tema será trabalhado durante as aulas ao vivo.

 

 

BOM TRABALHO!!!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

MAPA SUB - BEDU - ESPORTES INDIVIDUAIS: ATLETISMO - 54/2023
07/02/2024
Integrare Academy

MAPA SUB   O Atletismo precisa ser compreendido como uma expressão do movimento humano intencional, planejado e treinado. Este conjunto de movimentos reconhecidos como uma categoria denominada Atletismo foi desenvolvido pelo homem e estudado por ele nas mais diversas áreas de conhecimento. Com o passar do tempo, os espaços para a prática do atletismo foram […]

Os conhecimentos da filosofia e da ética envolvem estudo do próprio comportamento humano, do respeito ao próximo, da dignidade humana, dos regimes políticos democráticos ou totalitários
27/08/2024
Integrare Academy

MAPA - ECO - FILOSOFIA E ÉTICA - 53_2024   Olá, estudante!   A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A.- Material de Avaliação Prática da Aprendizagem para a disciplina de Filosofia e Ética. O objetivo desta atividade é que você se sinta imersivo em uma análise de comportamento humano, cujo estudo da filosofia e da ética […]

Com base nas informações contidas na imagem, responda: 1) CITE o nome da enzima utilizada para a digestão do material genético. 2) ELABORE o genótipo e o fenótipo de cada indivíduo. 3) EXPLIQUE qual a frequência do gene nessa amostragem?
06/06/2024
Integrare Academy

Com base nas informações contidas na imagem, responda:   1) CITE o nome da enzima utilizada para a digestão do material genético. 2) ELABORE o genótipo e o fenótipo de cada indivíduo. 3) EXPLIQUE qual a frequência do gene nessa amostragem?

​2ª etapa:  Explique a estrutura do modelo CNN utilizado no script do Colab, abordando os seguintes pontos:
22/07/2024
Integrare Academy

  ​2ª etapa:  Explique a estrutura do modelo CNN utilizado no script do Colab, abordando os seguintes pontos: a) Descreva as diferentes camadas da CNN, suas funções e parâmetros principais. b) Explique o propósito das funções de ativação utilizadas. c) Justifique a escolha do otimizador e da função de perda. d) Comente sobre os resultados […]

Tome a árvore binária a seguir como base para realizar percursos que partirão sempre da raiz (nó 1). Figura 1 - Árvore binária Fonte: OLIVEIRA, P. M. de; PEREIRA, R. de L. Estruturas de Dados II. Maringá: UniCesumar, 2019. p. .
05/06/2024
Integrare Academy

Tome a árvore binária a seguir como base para realizar percursos que partirão sempre da raiz (nó 1). Figura 1 - Árvore binária Fonte: OLIVEIRA, P. M. de; PEREIRA, R. de L. Estruturas de Dados II. Maringá: UniCesumar, 2019. p. . Com base na árvore anterior, responda quais seriam as ordens de visitação, partindo da […]

Dicas para realizar a atividade 1: - Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Arquivos>> Material da Disciplina. - Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino. - Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação. - Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação. - Sua resposta deve ser inserida diretamente no quadro disponível no campo da Atividade de Estudo 1 (não é permitido anexar formulário). - Procure elaborar sua resposta em um editor de textos, existem vários grátis, que funcionam diretamente no navegador, como, por exemplo, o Google Docs e depois colar no campo da atividade. - Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software, etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação
04/06/2024
Integrare Academy

Dicas para realizar a atividade 1:  - Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Arquivos>> Material da Disciplina. - Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp