• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

MAPA - CBIO - GENÉTICA E EVOLUÇÃO - 53_2024

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - CBIO - GENÉTICA E EVOLUÇÃO - 53_2024

 

Dias após a chegada de seu recém-nascido, Joana e Mário marcaram uma consulta médica com o pediatra para atender ao bebê.

Durante a consulta (anamnese) o médico verifica que existem características fenotípicas na criança diferentes das consideradas normais. Dentre as características físicas, o médico verificou esterno curto, pés com plantas arqueadas e boca pequena. Além disso, uma má formação congênita dificultou a identificação do sexo da criança durante o pré-natal e logo após o parto.

Sem ter certeza de um diagnóstico, o médico solicitou que o casal realizasse a cariotipagem da criança, a qual iria identificar uma possível síndrome e o sexo da criança.

O resultado da cariotipagem do bebê está apresentado abaixo (Figura 1).

Figura 1. Resultado da cariotipagem do recém-nascido de Joana e Mário.

Fonte: www.shutterstock.com

 

Além da cariotipagem, o médico solicitou a análise de chances de a criança possuir alguma doença genética, pois, durante a anamnese da criança, o casal relatou que há casos de hipercolesterolemia familiar (uma doença autossômica dominante que acarreta ao aumento do colesterol plasmático LDL), podendo ser representado pelos genótipos HH ou Hh) e albinismo (com caráter recessivo – genótipo aa) em ambas as famílias.

 

Durante a conversa com Joana e Mário, o médico levantou o histórico familiar da criança:

- Hipercolesterolemia familiar: Joana possui hipercolesterolemia familiar, assim como sua mãe, no entanto, seu pai não apresenta. Mário não apresenta a hipercolesterolemia familiar, assim como o restante de seus familiares.

- Albinismo: Joana não apresenta albinismo, no entanto sua mãe é albina. Mário, assim como Joana, não é albino, no entanto, possui pai com albinismo.

 

Diante de todos estes fatos, você já parou para pensar como o cariótipo influencia as características genotípicas e fenotípicas de um indivíduo?  

 

ENTÃO, O QUE DEVO FAZER NESTA ATIVIDADE?

Imagine que você é o profissional de saúde que analisou o cariótipo desse indivíduo. Você deverá utilizar o aprendizado da disciplina para analisar o resultado da cariotipagem, para identificar se a criança possui síndrome e qual é o seu sexo, além disso, deverá elaborar quadro de Punnet com os prováveis genótipos e fenótipos baseados no histórico familiar da criança, para descobrir a chance de a criança apresentar hipercolesterolemia familiar, assim como albinismo.

Para isso, iremos orientá-lo a desenvolver esta atividade, seguindo alguns passos para atingirmos nosso objetivo. Siga-os e você terá a oportunidade de fazer um trajeto imersivo, e se sentir um profissional de saúde capaz de impactar positivamente na comunidade.

 

DESENVOLVENDO O TRABALHO

Levando em consideração as informações levantadas pelo médico para análise de herança genética e pelo exame de cariotipagem, desenvolva as atividades abaixo.

 

1- Analise o cariótipo e identifique se a criança apresenta alguma síndrome cromossômica e qual o sexo biológico do recém-nascido. Após essa identificação, justifique como chegou a essa conclusão.

 

 

2) Após analisar a anamnese realizada pelo médico, você recebeu os dados para desenvolver os cálculos e o resultado (laudo) das probabilidades. Levando em consideração o histórico familiar e a anamnese da criança responda as questões abaixo:

a – Considerando que Joana possui hipercolesterolemia familiar e Mário não apresenta essa condição, elabore um quadro de Punnett, para representar o cruzamento entre Joana e Mário, e indique a chance de a criança apresentar hipercolesterolemia familiar e justifique sua resposta de acordo com os dados alcançados.

 

 

b – Baseado nas informações sobre albinismo na família da criança, elabore um quadro de Punnett, para representar o cruzamento entre Joana e Mário, e indique a chance de a criança apresentar albinismo e justifique sua resposta de acordo com os dados alcançados.

 

  1. QUAL a probabilidade de a criança apresentar a hipercolesterolemia familiar E albinismo?

Obs.: Para responder à questão 3, utilize a regra de probabilidades (regra do e) disponível no link abaixo (Caso não consiga clicar, copie o link e cole no seu navegador): https://pt.khanacademy.org/science/ap-biology/heredity/mendelian-genetics-ap/a/probabilities-in-genetics. Além do link para estudo, esse tema será trabalhado durante as aulas ao vivo.

 

 

BOM TRABALHO!!!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Os movimentos sociais têm um papel fundamental na sociedade, pois representam a união de pessoas em busca de mudanças e melhorias em diversos aspectos da vida em comunidade. Eles podem abordar questões como direitos civis, igualdade social, justiça, meio ambiente, entre outros temas importantes.
05/06/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - SSOC - ESTADO, SOCIEDADE E MOVIMENTOS SOCIAIS - 52_2024   Olá, estudantes! Sejam bem-vindos a nossa atividade de estudo. Os movimentos sociais têm um papel fundamental na sociedade, pois representam a união de pessoas em busca de mudanças e melhorias em diversos aspectos da vida em comunidade. Eles podem abordar questões como […]

SAÚDE - ATIVIDADE 03 - UNICESUMAR - 54/2023
29/11/2023
Integrare Academy

ATIVIDADE 03 - BIO - BIOMEDICINA ESTÉTICA E COSMETOLOGIA - 54/2023 Conforme estudado e constatado no livro da disciplina de Biomedicina e Farmácia estética e cosmetologia sabemos que existem diferentes tipos de patologias relacionadas ao couro cabeludo e que os profissionais envolvidos durante um atendimento em tricologia devem ter conhecimento teórico e prático de todos […]

explicando em linhas gerais a importância do tipo e da tipicidade penal para a efetivação do princípio da legalidade.
02/09/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - FUNDAMENTOS DE DIREITO PENAL - 53_2024 TEXTO 1 A elaboração de normas incriminadoras é função exclusiva da lei, isto é, nenhum fato pode ser considerado crime e nenhuma pena criminal pode ser aplicada sem que antes da ocorrência desse fato exista uma lei definindo-o como crime e cominando-lhe a sanção correspondente. O […]

SEGUNDA ETAPA: ENVIAR a atividade solicitada IMPORTANTE: 1. Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Materiais >> Material da Disciplina. 2. Responda a todas as questões elencadas anteriormente. 3. A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Template de entrega da atividade MAPA (Formulário Padrão Word), disponível no material da disciplina. 4. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica. 5. Após o envio não são permitas alterações ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar. 6. Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino. 7. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação. 8. Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação. 9. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação. Bons estudos! Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao(a) seu(sua) Professor(a) Mediador(a)!
03/05/2024
Integrare Academy

SEGUNDA ETAPA: ENVIAR a atividade solicitada IMPORTANTE: 1. Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Materiais >> Material da Disciplina. 2. Responda a todas as questões elencadas anteriormente. 3. A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Template de entrega […]

MAPA - RH - RELAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS - 53_2024
19/07/2024
Integrare Academy

MAPA - RH - RELAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS - 53_2024   RELAÇÃO DE EMPREGO: DIREITOS E DEVERES DO EMPREGADO DIANTE DAS NORMAS DA CLT.   PROBLEMATIZAÇÃO: A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é um conjunto de normas que regula as relações de trabalho no Brasil, tendo sido criada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º […]

O desperdício de alimentos é um problema global que afeta a todos nós. Milhões de toneladas de alimentos são jogadas fora todos os anos, enquanto milhões de pessoas passam fome.
26/08/2024
Integrare Academy

MAPA - AGRO - COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGROINDUSTRIAIS - 53_2024   Contextualização da Atividade Mapa Desperdício Alimentar: Um Desafio Global que Exige Ação! Imagine um mundo onde mais de 1 bilhão de refeições são jogadas fora todos os dias, enquanto milhões de pessoas passam fome. Essa é a triste realidade revelada no último relatório da […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp