Essa capacidade de entender e influenciar o comportamento do consumidor é o que torna o marketing indispensável. Ele permite que os empreendedores identifiquem tendências, entendam as preferências do público-alvo e ajustem suas estratégias para atender a essas demandas. Ao promover uma imagem positiva e desejável dos produtos e serviços, o marketing não apenas atrai clientes, mas também cria um vínculo emocional com eles.
Além disso, o marketing ajuda as empresas a se diferenciarem da concorrência, destacando o valor único de seus produtos e serviços. Em um mercado saturado, essa diferenciação pode ser a chave para o sucesso. Portanto, o marketing não só impulsiona as vendas, mas também constrói a lealdade do cliente e fortalece a marca a longo prazo.
Adaptado: CARVALHO, B. M. SANCHES, E. Q. A importância do marketing na área da estética. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 11, Vol. 23, pp. 156-165. Novembro de 2020. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/marketing/area-da-estetica. Acesso em: 3 jul. 2024.
Para ingressar no ramo da estética, é de suma importância estar atualizado sobre as novidades que surgem anualmente no mercado e utilizar estratégias de marketing para divulgar o seu trabalho. Manter-se informado sobre as últimas tendências e inovações permite que os profissionais da estética ofereçam serviços modernos e de alta qualidade, atendendo às expectativas dos clientes e se destacando da concorrência.
Pensando em sua futura atuação, analise a situação a seguir:
Imagine-se recém-formado, prestes a ingressar no mercado de trabalho. Este é o momento em que você colocará em prática todas as técnicas aprendidas durante a sua formação. É aqui que você percebe a importância crucial de saber divulgar o seu trabalho. Ao aplicar suas habilidades e conhecimentos no mundo real, você também entende que a qualidade do seu trabalho precisa ser visível para os outros. As estratégias de marketing tornam-se fundamentais para destacar suas competências e atrair a atenção de potenciais clientes ou empregadores. Para reforçar ainda mais a importância dessa estratégia, te apresento o artigo intitulado: “A IMPORTÂNCIA DO MARKETING NA ÁREA DA ESTÉTICA” que será a base para responder as questões a seguir.
- Ao analisar o artigo, apresente os argumentos de como a comunicação eficaz pode transformar a maneira em como você interage com seus clientes e impulsiona as suas vendas.
- 2. Segundo os autores, como a escolha da vestimenta pode influenciar a imagem profissional e o sucesso no ambiente de trabalho?
- Um meio de fidelizar o seu cliente é a organização do espaço de atuação. Apresente as características que são essenciais para uma sala de atendimento, e que visam proporcionar conforto, eficiência e boa aparência.
- 4. Apresente quais são os elementos decisivos para alcançar uma vantagem competitiva sobre os concorrentes na área de estética?
- 5. Segundo os autores, como a satisfação ou insatisfação dos clientes podem impactar o seu desempenho profissional?
Orientações para desenvolver sua atividade MAPA/PORTFÓLIO:
- Leia os materiais disponibilizados na disciplina;
- Assista às aulas;
- Baixe o "Modelo de entrega do MAPA/PORTFÓLIO, disponível no ambiente Studeo na pasta “Material da Disciplina” e preencha corretamente todos os campos solicitados;
- Anexe seu modelo de entrega do MAPA/PORTFÓLIO respondido no espaço específico da atividade MAPA;
- Lembre-se de clicar em “Finalizar” para efetivar sua participação;
- Evite plágio de informações, neste caso, insira a referência utilizada para consulta das respostas.
*Essa atividade faz parte da composição de notas da disciplina. Sua realização é muito importante.
**Em caso de dúvidas, entre em contato com sua professora mediadora. Bons estudos!