Ele(a) já sabe que terá de pagar diretamente ao proprietário da mini-indústria R$ 1.500,00 de aluguel da estrutura, com inclusive todos os equipamentos; R$ 500,00 de energia elétrica (independente do uso); R$ 200,00 de conta de uso de água (independente do uso) e R$ 400,00 de limpeza (fixo, independente do uso). Para formalizar essa atividade o seu(sua) amigo(a) terá que registrar um CNPJ MEI, o qual tem como contribuição mensal de R$ 70,60, que corresponde ao INSS, o ICMS e o ISS.
A receita, que rende 10 unidades, já está estabelecida em um manual chamado de POP – Procedimento Operacional Padrão e resumidamente é assim:
Ingrediente |
Quantidade utilizada |
Gasto de aquisição |
Unidade |
Achocolatado em pó |
180g |
R$ 45,00 |
Kg |
Farinha de trigo |
160g |
R$ 9,00 |
Kg |
Açúcar |
120g |
R$ 6,00 |
Kg |
Manteiga |
200g |
R$ 25,00 |
Kg |
Ovos |
4 Unidades |
R$ 12,00 |
A dúzia |
O tempo de forno para cada receita é de aproximadamente 30 minutos, o que equivale a R$ 1,00 de gás por receita e o custo de embalagens para as 10 unidades é R$3,00.
Para orientar a conversa que terá com ele(a), você preparou algumas questões para responderem juntos, contudo, você deverá ter um gabarito prévio com as respostas, as quais deverão ser apresentadas nesse MAPA.
Custo é o valor gasto na produção ou aquisição de bens ou serviços. Esse valor inclui todos os gastos necessários para fabricar ou adquirir um produto, desde matéria-prima até despesas indiretas, como mão de obra e custos administrativos. A gestão de custos é fundamental na contabilidade para determinar o preço de venda, avaliar a rentabilidade e tomar decisões financeiras estratégicas.
Para ter uma boa experimentação se coloque no lugar de quem necessita dar um conselho a um(a) amigo ou amiga sobre a gestão dos custos de um empreendimento e procure compreender a situação e refletir sobre a utilização dos conceitos relativos a problemática da gestão de custos.
Refletir sobre a importância de uma boa gestão de custos nos leva a compreender que, além de ser crucial para a saúde financeira de uma empresa, ela é também um indicativo de sua capacidade de enfrentar os desafios do mercado de forma proativa. Uma gestão eficiente dos custos não apenas assegura a viabilidade econômica do negócio, mas também abre espaço para a inovação, a adaptação e o crescimento contínuo, permitindo que a empresa se destaque e prospere em um ambiente competitivo e em constante transformação como o que presenciamos na atualidade.
Custo Fixo: São os gastos que permanecem constantes independentemente do volume de produção ou vendas de uma empresa. Exemplos incluem aluguel, salários administrativos e depreciação de equipamentos.
Custo Variável: São os gastos que variam de acordo com a produção ou vendas de uma empresa. Eles aumentam à medida que a produção ou as vendas aumentam e diminuem quando a produção ou as vendas diminuem. Exemplos incluem matéria-prima, mão de obra direta e custos de produção.
Margem de Contribuição: É a diferença entre a receita total de vendas e os custos variáveis totais. É o valor que contribui para cobrir os custos fixos e, em seguida, gerar lucro. É uma medida importante para avaliar a rentabilidade de produtos individuais ou linhas de produtos, pois mostra quanto dinheiro está disponível para cobrir os custos fixos e gerar lucro após a cobertura dos custos variáveis.
AÇÃO
A partir dos dados acima, pede-se:
1) Mediante as informações apresentadas por ele(a), qual serão os custos fixos mensais da mini-indústria?
2) Mediante as informações apresentadas por ele (a), qual será o custo variável por receita e por unidade?
3) Levando em consideração o preço de venda e os custos variáveis para a produção, qual é a margem de contribuição por unidade?