• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Sem acessórios nem som Escrever só para me livrar

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

Sem acessórios nem som

Escrever só para me livrar
de escrever.
Escrever sem ver, com riscos
sentindo falta dos acompanhamentos
com as mesmas lesmas
e figuras sem força de expressão.
Mas tudo desafina:
o pensamento pesa
tanto quanto o corpo
enquanto corto os conectivos
corto as palavras rentes
com tesoura de jardim
cega e bruta
com facão de mato.
Mas a marca deste corte
tem que ficar
nas palavras que sobraram.
Qualquer coisa do que desapareceu
continuou nas margens, nos talos
no atalho aberto a talhe de foice
no caminho de rato.

FREITAS FILHO, A. Máquina de escrever: poesia reunida e revista. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2003.

Nesse texto, a reflexão sobre o processo criativo aponta para uma concepção de atividade poética que põe em evidência o(a)

A) angustiante necessidade de produção, presente em “Escrever só para me livrar/ de escrever”.

B) imprevisível percurso da composição, presente em “no atalho aberto a talhe de foice/ no caminho de rato”.

C) agressivo trabalho de supressão, presente em “corto as palavras rentes/ com tesoura de jardim/ cega e bruta”.

D) inevitável frustração diante do poema, presente em “Mas tudo desafina:/ o pensamento pesa/ tanto quanto o corpo”.

E) conflituosa relação com a inspiração, presente em “sentindo falta dos acompanhamentos/e figuras sem força de expressão”.

Solução

O autor compara o trabalho do poeta ao do jardineiro, destacando o processo de cortar e dar forma ao texto, eliminando o excesso. O título “Sem acessórios nem som” reflete essa abordagem minimalista, evidenciada nos versos que descrevem o ato de cortar palavras e conectivos como um esforço bruto, semelhante ao uso de uma “tesoura de jardim”. O poema final é o resultado desse processo de refinamento e supressão.

Alternativa C

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

MAPA - SIMULAÇÃO DE PROCESSOS PRODUTIVOS - 54/2023

MAPA - SIMULAÇÃO DE PROCESSOS PRODUTIVOS - 54/2023 M.A.P.A. – SIMULAÇÃO DE PROCESSOS PRODUTIVOS   Olá alunos(as)! Com este MAPA você terá a oportunidade de praticar um pouco do que estudamos e aprendemos durante as nove semanas.   Vamos lá!? Leia todas as instruções e todas as informações contidas no MAPA por completo e com […]

INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL - ATIVIDADE 3 - 54/2023

ATIVIDADE 3 - INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL - 54/2023   A medição de nível é importante para identificar o estoque de material, prevenir transbordamento e sobrecarga de agitadores de tanque e controle de enchimento e esvaziamento de um tanque. O nível pode ser medido de forma contínua, em que é obtido o nível a todo instante, ou […]

a) Apresente o valor total dos proventos (salário + comissão + RSR/DSR).

ATIVIDADE 1 - CCONT - CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA - 51_2025   Olá, acadêmico(a) de Ciências Contábeis! Esta atividade corresponde à Atividade de Estudo 1. Vamos lá?! Para colocarmos em prática os cálculos envolvendo a folha de pagamento, considere a seguinte situação: Você é o contador da empresa Mega Software e precisa calcular o valor a ser […]

54/2023 - DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA - ATIVIDADE 1

As subestações apresentam as funções de: elevadora de transmissão, abaixadora de subtransmissão e de distribuição, conforme seu propósito. A característica comum aos tipos apresentados é quanto ao seu objetivo, que é modificar as características da energia elétrica. As subestações possuem conjuntos de condutores, equipamentos e dispositivos, e com estes conjuntos atuam para garantir a operação […]

A mundialização introduz o aumento da produtividade do trabalho sem acumulação de capital

A mundialização introduz o aumento da produtividade do trabalho sem acumulação de capital, justamente pelo caráter divisível da forma técnica molecular-digital do que resulta a permanência da má distribuição da renda: exemplificando mais uma vez, os vendedores de refrigerantes às portas dos estádios viram sua produtividade aumentada graças ao just in time dos fabricantes e […]

ATIVIDADE 1 - EESP - NEUROFISIOLOGIA E APRENDIZAGEM - 51_2025

ATIVIDADE 1 - EESP - NEUROFISIOLOGIA E APRENDIZAGEM - 51_2025   O desenvolvimento do sistema nervoso durante a fase embrionária é um processo complexo e fundamental para a formação das bases neurológicas que influenciarão o comportamento e a aprendizagem ao longo da vida. Esse processo é altamente sensível a diversos fatores genéticos e ambientais que […]

1 2 3 … 547 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp