MAPA SUB - FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO - 52/2023
Sobre os fundamentos históricos e filosóficos da educação no Brasil, faça a leitura dos textos 1 e 2:
Texto 1
Pedagogia Tradicional
“Esta pedagogia é aquela que tem orientado as práticas educativas que ocorrem de forma hegemônica nos sistemas oficiais de ensino. Ela postula a necessidade de se socializar com os indivíduos os conteúdos universais da cultura, como forma de prepará-los para a participação na vida da sociedade, assumindo os seus papéis e desempenhando as funções para as quais são chamados. As escolas que desenvolvem tal prática educativa se caracterizam por um certo autoritarismo, por atividades centradas na figura do professor e pela transmissão de conteúdos desencarnados da vida do aluno, e por aquilo que poderia ser significativo na vida dos discentes. Há o professor que sabe e ensina para aqueles que não sabem".
Fonte: https://acervo.sead.ufes.br/arquivos/fundamentos-filosoficos-ddh.pdf. Acesso em: 1 jun. 2023.
Texto 2
“Em consonância com a forma de conceber a vida na filosofia da existência, vamos encontrar uma variedade de propostas pedagógicas. Embora possam apresentar variações entre si, postulam a ideia central de que o processo educativo deve ter seu ponto de partida na vida e na experiência dos educandos. Recusam qualquer processo educativo autoritário e livresco. Conteúdos escolares que ignorem tudo que possa ser significativo para o aluno devem ser abandonados, pois não serão motivadores e desafiadores o bastante para ele. Defendem uma atmosfera escolar em que os alunos sejam os protagonistas do processo e devem ter em suas mãos as definições do percurso a ser seguido.
[...]
Vinculada a essa perspectiva existencialista, surge um movimento educacional denominado Escola Nova por volta de 1920, no Brasil. A Escola Nova defenderá a centralidade do aluno no processo educativo, uma valorização da psicologia no acompanhamento das crianças, o professor como um facilitador, respeito à singularidade de cada aluno, não-diretividade pedagógica. Esta prática educativa está articulada a uma certa elitização da educação, visto que, em decorrência de sua metodologia, implicava um custo elevado. Acaba se tornando uma escola para poucos, os mais privilegiados que podem arcar com o ônus de uma atividade educativa que prima pela riqueza de meios e pelo acompanhamento individualizado dos alunos”.
Fonte: https://acervo.sead.ufes.br/arquivos/fundamentos-filosoficos-ddh.pdf. Acesso em: 10 maio 2023.
Pesquise sobre os “fundamentos históricos e filosóficos” de duas das principais abordagens do ensino no Brasil: Pedagogia Tradicional e Pedagogia Nova (escolanovismo). Primeiramente, escreva uma breve introdução, os pressupostos da Pedagogia Tradicional e da Pedagogia Nova (escolanovismo). Em seguida, apresente os fundamentos históricos e filosóficos das duas abordagens. Posteriormente, em caráter de conclusão, explicite os limites e as possibilidades de cada abordagem para a atuação docente.
Orientações:
- Sua resposta deve ser entregue em formato de texto no "Formulário Padrão da Atividade MAPA SUB", disponível no ambiente da disciplina, na pasta MATERIAL DA DISCIPLINA.
- Mantenha a formatação do formulário: letra Arial ou Times, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas e alinhamento das margens justificado.
- Apresente as referências que usou para elaborar seu texto — ainda que apresente as referências, é necessário elaborar o texto com suas próprias palavras.
- Cópias indevidas de colegas, da internet ou de outros autores serão zeradas.