• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

MAPA - CCONT - EMPREENDEDORISMO 52/2023

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

A definição do termo empreendedorismo tem causado uma divergência entre especialistas, visto que a dificuldade de encontrar um significado ocorre pelo: campo de estudo, heterogeneidade da área e novas tendências nos negócios, que mudam o mercado mais rapidamente.

Conforme Dornelas (2005, p. 29), “a palavra empreendedor (entrepreneur) tem origem francesa e quer dizer aquele que assume riscos e começa algo novo”. Isto é, o termo está ligado diretamente a alguém que realiza coisas diferentes, intermediando o produto/serviço e os clientes, por isso corre riscos nesse processo.

Um conceito clássico que foi bastante utilizado durante muitos anos é o de Schumpeter (1949 apud DORNELAS, 2005, p. 39), ao definir o empreendedor como “aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais”. Porém, esse conceito tem sido deixado de lado e outros autores apresentam distintas formas de compreender o empreendedorismo de forma mais abrangente e contextualizada.

No início da história do empreendedorismo, era atribuído o fator risco para quem estivesse envolvido a determinado empreendimento. Posteriormente, o foco foi direcionado para indivíduo inovador e que tem iniciativa. Anos mais tarde, também se admitiu como empreendedor aquele que trabalha nas organizações, ou seja, podemos notar que a abordagem foi mudando conforme as situações que ocorriam.

MIYATAKE, Anderson Katsumi.; MAZZEI, Bianca Burdini, PARDO, Paulo. Empreendedorismo. Maringá: UniCesumar, 2020.

Devemos compreender que um indivíduo que se torna empreendedor pode começar de diferentes formas: abrir o negócio próprio, herdar, comprar, intraempreender, entre outros termos, conforme classificação de Dornelas (2007).

Portanto, com base no texto apresentado acima, no livro da disciplina e nas aulas conceituais e ao vivo, responda o que é solicitado a seguir:

a) Dentre as classificações de empreendedorismo estudadas na disciplina, escolha três delas e apresente suas descrições.

b) Explique de forma comparativa, a diferença entre as classificações de empreendedor corporativo, por necessidade e por sucessão familiar.

  1. c) Em até 10 linhas apresente quais são os desafios que um empreendimento por necessidade pode gerar, atuando em uma comunidade local de uma grande cidade, você pode escolher qualquer setor.
    ​

IMPORTANTE:

*Faça download do arquivo formulário MAPA Empreendedorismo, disponível no Material da Disciplina.
*Siga as orientações expressas neste enunciado e no formulário de preenchimento da atividade.
*Responder os campos solicitados no arquivo.
*É necessário salvar o arquivo com as respostas das questões e enviar no campo da atividade “MAPA” no ambiente da disciplina.
**O arquivo será enviado uma única vez, portanto, certifique-se de que ele está finalizado antes de enviar.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

GAST - CONFEITARIA CLASSICA E BRASILEIRA - ATIVIDADE 1 - 54/2023

ATIVIDADE 1 - GAST - CONFEITARIA CLASSICA E BRASILEIRA - 54/2023 A confeitaria mistura técnica, arte e criatividade na elaboração dos inúmeros produtos possíveis de serem obtidos. A arte e a criatividade, cada um irá desenvolver ao longo do tempo, observando, praticando e tirando as suas próprias conclusões. E a base para que isso aconteça […]

TEOL - MÉTODOS E INTERPRETAÇÃO BÍBLICA - ATIVIDADE 1 - 54/2023

ATIVIDADE 1 - TEOL -  MÉTODOS E INTERPRETAÇÃO BÍBLICA - 54/2023 ANÁLISE TEOLÓGICA DE EZEQUIEL 1:1 Essa atividade é importante pois complementa o MAPA de estudos. O objetivo é fazer uma análise teológica do texto de Ezequiel 1:1. Mas o que é análise teológica?   Infelizmente o termo “teológico” tem sido usado em qualquer situação, […]

MAPA - ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS - 51_2025

MAPA - ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS - 51_2025 PRIMEIRA ETAPA: leitura do texto de apoio A administração de recursos humanos (ARH), também conhecida como gestão de pessoas, é uma função vital nas organizações que se concentram no gerenciamento eficiente e eficaz do capital humano. Ela envolve uma série de práticas e processos destinados a atrair, […]

PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: INOVAÇÃO E PENSAMENTO CRIATIVO - 54/2023

PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: INOVAÇÃO E PENSAMENTO CRIATIVO - 54/2023 QUESTÃO 1 “A inovação torna as empresas mais preparadas para vencer no mercado. É por meio dela, por exemplo, que empresas industriais podem ampliar sua produtividade e, consequentemente, reduzir custos e aumentar a sua competividade nacional e, possivelmente, internacional.”   Fonte: https://bit.ly/3FahmDU. Acesso […]

Uma ferramenta que pode auxiliar de forma efetiva na elaboração de estratégias de mercado é o Ciclo de Vida do Produto. A importância

Uma ferramenta que pode auxiliar de forma efetiva na elaboração de estratégias de mercado é o Ciclo de Vida do Produto. A importância se deve ao fato de considerar quatro fases relevantes que retratam todos os tipos de produto: Introdução, Crescimento, Maturidade e Declínio. Todo Produto inicia com a primeira fase em que se faz […]

A educação do campo sempre foi alvo de marginalização na história da construção de políticas públicas. Porém, a educação do campo

A educação do campo sempre foi alvo de marginalização na história da construção de políticas públicas. Porém, a educação do campo é vista como educação rural na legislação brasileira, apresentando um significado específico, que incorpora diferentes espaços, como a floresta e a pecuária (CARVALHO, 2021). CARVALHO, Tereza Cristina de. Estrutura e Funcionamento da Educação Básica. […]

1 2 3 … 414 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp