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MAPA – BEDU – NUTRIÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA – 52/2023

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 1 - SUPLEMENTOS ALIMENTARES

 

Os suplementos alimentares são utilizados a fim de complementar a alimentação de atletas e não deve ser um componente central na alimentação dessas pessoas. Os ganhos na composição corporal e desempenho estão estreitamente relacionados com longos períodos de dedicação ao esporte e ao esforço para atingir os objetivos na temporada. Em relação a utilização de suplementos por atletas, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), em 2010, publicou uma Resolução (nº 18) aprovando o regulamento técnico sobre alimentos para atletas. Esses alimentos são classificados como recursos ergogênicos e são utilizados como suplementação alimentar a fim de atender as exigências nutricionais específicas dos atletas e assim contribuir para a melhora no desempenho esportivo. 

 

SILVA, B. F.; BEVILAQUA, C. M.; PEIXOTO, G. M. L. Nutrição aplicada à educação física. 1 ed. Unicesumar: Maringá-PR, 2021. 

 

A partir do exposto, responda as seguintes questões: 

 

QUESTÃO 1: Esses suplementos alimentares foram classificados em seis categorias. Quais são essas 6 categorias? Cite e explique cada uma delas. 

 

QUESTÃO 2: Insira uma foto de um produto comercial para cada uma das 6 classificações dos suplementos.

 

 QUESTÃO 3: O balanço energético do ser humano pode sofrer flutuações negativas e positivas nas quais resultam em ganho, estabilidade ou acúmulo de peso corporal. Alguns fatores influenciam positivamente e negativamente o equilíbrio do balanço energético. Cite e explique quais são esses fatores.

 

ATIVIDADE 2 - GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA 

 

O Guia Alimentar é um instrumento amplo e constituído pelos grupos de alimentos, genuinamente, construídos, entendendo as especificidades da população brasileira, dentro dos seus variados contextos culturais, geográficos, sociais, políticos e econômico. O Guia é estruturado respeitando a cultura alimentar brasileira, tendo como objetivo simplificar e otimizar os conhecimentos de nutrição e alimentação, de uma forma que a população possa acessá-lo, conhecê-lo e, assim, fazer suas escolhas alimentares de forma segura, colocando, em primeiro lugar, a promoção da saúde. 

SILVA, B. F.; BEVILAQUA, C. M.; PEIXOTO, G. M. L. Nutrição aplicada à educação física. 1 ed. Unicesumar: Maringá-PR, 2021. 

 

A partir disso, responda as seguintes questões:

 

QUESTÃO 1: O primeiro Guia alimentar para a População Brasileira foi estruturado em 2006 e descreve 9 princípios básicos para a construção de uma alimentação adequada. Neste sentido, cite e explique os 9 princípios básicos do Guia alimentar.

 

QUESTÃO 2: A fim de proporcionar um conhecimento para que a população consiga escolher seus alimentos de acordo com critérios e classificações adequadas, o Guia Alimentar para a População Brasileira categoriza estes alimentos em quatro classificações. Essas classificações são baseadas nos tipos e quantidades de processamento que o alimento passa até chegar no consumidor final. Considerando isso, aponte quais são as quatro classificações e cite 3 alimentos presentes em cada uma das quatro classificações.

 

QUESTÃO 3: Considerando os alimentos que contribuem para a manutenção e desenvolvimento de saúde, aponte 5 passos para uma alimentação adequada e saudável, de acordo com o livro didático da disciplina.

 

Instruções para Realização da Atividade

Todos os campos acima deverão ser devidamente preenchidos;

É obrigatória a utilização deste formulário para a realização do MAPA;

Esta é uma atividade individual. Caso identificado cópia de colegas, o trabalho de ambos sofrerá decréscimo de nota; Utilizando este formulário, realize sua atividade, salve em seu computador, renomeie e envie em forma de anexo; Formatação exigida para esta atividade: documento Word, Fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12, Espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado;

 Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa referencie conforme as normas da ABNT;

 No fórum das aulas ao vivo você pode encontrar o vídeo de explicação da atividade. Acesse e confira!

 Procure argumentar de forma clara e objetiva, de acordo com o conteúdo da disciplina.

 A Unicesumar não se responsabiliza por arquivos postados errados ou por atividades não finalizadas.

Os prazos das atividades NÃO SERÃO ALTERADOS, desta maneira, EVITE deixar a realização para última hora.

 

Em caso de dúvidas, entre em contato com seu Professor Mediador.

Bons estudos! 

 

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