• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

HIST - MAPA - GLOBALIZAÇÃO E ESPAÇOS REGIONAIS: PODER E CONFLITO - 54/2023

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

As mudanças que vem ocorrendo na educação são notórias. A escola de antigamente já não pode mais ser comparada com a escola de hoje. Novas tendências, novos clientes, novas perspectivas criadas a partir do avanço dos estudos nas universidades tem gerado debates acerca do papel do professor na sala de aula, bem como os métodos pelos quais ele conseguirá atingir com eficiência o ensino e a aprendizagem de seus alunos. Fato é que o jovem do Ensino Fundamental e Médio já não é mais o mesmo, portanto, metodologias que eram eficientes antes já não são mais na perspectiva da nova escola. É necessário, agora como professor, ser um guia do conhecimento e não apenas explanador, uma vez que esses mesmos alunos possuem acesso, praticamente irrestrito, ao conhecimento devido ao processo de Globalização, o que permite a eles acharem a resposta para suas dúvidas em questão de segundos.
É nesse contexto que a academia tem debatido como transformar a escola em um local de maior efetividade de ensino, a partir de novas metodologias que consigam, de alguma forma, atingir com eficiência a capacidade do aluno de realmente aprender e aplicar aquele conhecimento. Sendo assim, cria-se no âmbito da academia a ideia de Metodologias Ativas, que de forma simples, são métodos de ensino e aprendizagem que partem do pressuposto de que o aluno precisa ativamente aprender “sozinho”, auxiliado por um professor orientador, afim de chegar em uma resposta sobre o conteúdo que realmente faça a diferença na sua vida.

Considerando essa premissa sobre as Metodologias Ativas, analise os trechos a seguir:

Metodologias Ativas de aprendizagem: o que são e 13 tipos
As metodologias ativas de aprendizagem são uma técnica pedagógica que se baseia em atividades instrucionais, capazes de engajar os estudantes em, de fato, se tornarem protagonistas no processo de construção do próprio conhecimento.

Disponível em: <https://www.totvs.com/blog/instituicao-de-ensino/metodologias-ativas-de-aprendizagem/#:~:text=O%20que%20s%C3%A3o%20metodologias%20ativas,de%20constru%C3%A7%C3%A3o%20do%20pr%C3%B3prio%20conhecimento>. Acesso em: 28 fev. 2023.
O que é uma Metodologia Ativa e como ela melhora o ensino-aprendizagem
O primeiro passo para começar a aplicar uma metodologia ativa na escola é entender os papéis dos envolvidos. Professores são guias e mediadores, alunos são aprendizes e a sala de aula é o espaço que permite a autonomia dos alunos e a interação.

Disponível em: <https://ead.unifsa.com.br/blog/metodologia-ativa>. Acesso em: 28 fev. 2023.

Metodologias Ativas para o ensino de Geografia: um estudo centrado em jogos
Este artigo trata do desenvolvimento final de pesquisa voltada à criação de modelos explicativos para trabalhar conceitos da Geografia (como paisagem, cidade, lugar e território), a fim de estimular o processo de ensino e aprendizagem e contribuir para a construção desses conceitos a partir de uma visão interdisciplinar da ciência. Teve como objetivo validar com especialistas os jogos produzidos pelos futuros docentes os quais deveriam: averiguar a sua potencialidade didática e inferir em que medida a construção desses jogos origina aprendizagem em quem os produz. Os resultados obtidos reforçam a concepção de que a utilização de metodologias ativas voltadas para o processo de alfabetização científica em Geografia pode contribuir para a melhoria da qualidade do ensino.

Disponível em: <https://reec.uvigo.es/volumenes/volumen17/REEC_17_2_07_ex1324.pdf>. Acesso em: 28 fev. 2023.

Na internet encontramos muitos exemplos de aplicabilidade dessas Metodologias Ativas, que de forma geral, são atividades que acabam se enquadrando em diversos temas e disciplinas. Daí a importância de estudarmos meios que possam ajudar as mais diversas disciplinas das maneiras mais diferentes possíveis.

A partir desse ponto, começaremos efetivamente abordar o produto final do nosso Mapa. Basicamente, a proposta do Mapa desta disciplina consiste em elaborar uma apresentação com alguns slides que demonstram exatamente uma Metodologia Ativa para algum conteúdo que você tenha aprendido durante nossa disciplina, qualquer conteúdo que envolva o tema Globalização. O Mapa será a apresentação de uma proposta de Metodologia Ativa para um conteúdo do Ensino Básico (Ensino Fundamental II - 6º ao 9º ano e/ou Ensino Médio), e que diretamente envolva o conteúdo de Globalização. E como fazer isso? Vamos ao que realmente você terá que produzir?

Primeira etapa:
Releia a introdução do Mapa, bem como busque fontes de informação que possam lhe ajudar no entendimento sobre a ideia de Metodologia Ativa e como aplicá-la na disciplina que você lecionará (Geografia). Estude e entenda bem a ideia.

Segunda etapa:
Munido(a) das principais informações sobre o assunto faça um registro a parte das seguintes informações:
- Como aplicar as Metodologias Ativas?
- Quais equipamentos são necessários para aplicar a metodologia que eu pretendo utilizar?
- Quantas horas/aula essa atividade irá usar?
- Quais as limitações para a aplicabilidade dessa Metodologia Ativa?

A partir dessas informações, vamos criar nosso projeto.

Terceira etapa:
Monte sua apresentação em powerpoint, apresentando as informações da 1ª e 2ª etapa de forma didática. Porém, vamos combinar um padrão para ela?

1º Slide
Preencha o cabeçalho formal de seu MAPA. Coloque seu nome, curso, RA, módulo e ano.

2º e 3º Slide
Agora que você já sabe mais sobre a Metodologia Ativa e como aplicá-la na educação, nós o convidamos a desenvolver um projeto que tenha dois objetivos: apresentar uma Metodologia Ativa que possa ser utilizada em sala de aula e apresentar como essa metodologia ativa poderia ser usada em uma aula de Geografia que trate de algum tema relacionado à Globalização.
Para isso, utilize dois slides ou mais para apresentar ao menos uma ideia de Metodologia Ativa que pode ser utilizada para que os alunos entendam melhor algum conceito, evento ou fenômeno relacionado à Globalização. Descreva nesses slides sua ideia de atividade que possa ser considerada como um aprendizado gerado por uma Metodologia Ativa.

Use a criatividade para deixar seus slides didáticos, podendo utilizar recursos visuais como fotos, gráficos, infográficos, imagens, fluxogramas etc.
OBS: É nessa parte que você deverá destacar a relação entre sua proposta e a ideia de globalização.

Último Slide (opcional)
Aqui, você poderá deixar as referências utilizadas (caso haja), anexos, entre outros arquivos opcionais.

Orientações:

- Desenvolva em seu trabalho todos os tópicos e slides propostos;
- Assista ao vídeo explicativo do MAPA disponível na Sala do Café;
- Utilize o template/ modelo disponibilizado no Material da Disciplina para enviar seu MAPA no Studeo;
- Para auxiliar no desenvolvimento do texto, faça o uso de seu livro didático e do material de apoio disponibilizado no Material da Disciplina;
- Lembre-se que a adequação do texto às normas da ABNT é fundamental. Assim, atente-se às citações e à indicação das referências às suas fontes no final do texto;
- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo;

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

4. Sua resposta deve ser inserida diretamente no quadro disponível no campo da Atividade de Estudo 1 (não é permitido anexar formulário).

ATIVIDADE 1 - RH - ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO - 51_2025   Sob uma perspectiva sociológica, o trabalho é um elemento central na formação de diversas coletividades humanas, tanto em termos de tamanho quanto de funções. As atividades laborais, constantemente moldadas pelo avanço tecnológico, são um fator que gera as reações dentro dessas coletividades.    […]

A Toxicologia Analítica lida com a detecção, identificação e quantificação de substâncias de interesse toxicológico (principalmente drogas

QUESTÃO 6 “A Toxicologia Analítica lida com a detecção, identificação e quantificação de substâncias de interesse toxicológico (principalmente drogas e outros xenobióticos), bem como seus respectivos metabolitos em matrizes de origem biológica ou não. Assim, quando utilizamos os princípios e técnicas desta ciência para fins forenses (inseridos na esfera criminal), essa aplicação passa a ser […]

Os medicamentos são rotineiramente utilizados pelo ser humano com o intuito de diminuir

Os medicamentos são rotineiramente utilizados pelo ser humano com o intuito de diminuir ou, por muitas vezes, curar possíveis transtornos de saúde. Os antibióticos são grupos de fármacos inseridos no tratamento de doenças causadas por bactérias. Na terapêutica das doenças mencionadas, alguns desses fármacos atuam A) ativando o sistema imunológico do hospedeiro. B) interferindo na […]

ATIVIDADE 1 - ECO - ECONOMIA INDUSTRIAL - 51_2025

ATIVIDADE 1 - ECO - ECONOMIA INDUSTRIAL - 51_2025   Joseph Schumpeter colocou a inovação tecnológica no centro das discussões sobre as causas das transformações estruturais da economia capitalista. Ele considera a inovação como um fenômeno essencial para compreender o desenvolvimento econômico. Em sua concepção o desenvolvimento econômico é possibilitado pela criação de novas formas […]

Uma grande corporação do setor alimentício brasileiro desenvolveu uma pesquisa de mercado em conjunto com uma empresa de consultoria

Uma grande corporação do setor alimentício brasileiro desenvolveu uma pesquisa de mercado em conjunto com uma empresa de consultoria especializada em marketing e estratégia. Esta ação teve o objetivo de identificar o posicionamento de alguns de seus principais produtos (alfa, delta, gama e beta) através da matriz BCG. A partir do resultado encontrado algumas estratégias […]

MAPA – AGRO – COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS..

CNA lança projeto “Agregação de Valor e Venda Direta de Cafés Diferenciados”   A Confederação da Agricultura e Pecuária Brasil (CNA) lançou um projeto de promoção de cafés diferenciados, que tem como foco agregar valor e diversificar os canais de comercialização desses produtos. O objetivo é dar mais visibilidade às características que agregam valor ao […]

1 2 3 … 555 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp