ATIVIDADE 3 - ESOFT - ANÁLISE E PROJETO ORIENTADO A OBJETOS - 54/2023
Saudações a todos os estudantes!
O paradigma da POO (Programação Orientada a Objetos) é um modelo de análise, projeto e programação baseado na aproximação entre o mundo real e o mundo virtual, através da criação e interação entre objetos, atributos, códigos, métodos, entre outros. A primeira linguagem de programação com paradigma de orientação a objetos foi criada em 1970, por Alan Kay. Ele era matemático, biólogo e, ao longo de sua vida repleta de invenções, criou vários programas de aprendizado voltados para crianças.
Segundo Kay, “o computador ideal deveria funcionar como um organismo vivo, isso é, cada célula se relaciona com outras a fim de alcançar um objetivo, mas cada uma funciona de forma autônoma. As células poderiam também reagrupar-se para resolver outro problema, ou desempenhar outras funções”. De fato, o matemático tinha em seu pensamento uma mistura de raciocínio lógico com biológico, o que vinha de suas duas formações originais. Em determinado momento de sua vida, Alan Kay passou a trabalhar na gigante Xerox, mais precisamente no departamento de estudos.
Durante suas atividades, ele idealizou a criação de um aparelho chamado Dynabook. Era uma espécie de tablet com teclado físico (isso em plena década de 1970). Para que o Dynabook se tornasse realidade, era necessário o desenvolvimento de uma linguagem de programação por meio da qual pudesse ser construído o sistema do aparelho. Foi então que surgiu a primeira linguagem de programação orientada a objetos: o Smalltalk. A linguagem de POO de Alan Kay foi a primeira a contar com os conceitos de classes, objetos, atributos e métodos.
Fonte: https://blog.betrybe.com/tecnologia/poo-programacao-orientada-a-objetos. Acesso em: 13 set. 2023.
De acordo com o seu entendimento da disciplina, redija um texto que descreva os principais termos e conceitos utilizados em Análise e Projeto OO:
- a) Objeto.
- b) Classe.
- c) Herança.
- d) Polimorfismo.
- e) Encapsulamento.
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:
- Realize uma leitura cuidadosa do livro da disciplina e assista à videoaula.
- Assista ao vídeo de orientações gravado pelo professor.
- Realize pesquisas complementares nas referências apresentada pelo professor.
- Ao realizar pesquisas, não faça cópia fiel do texto e sempre insira as devidas referências dos autores.