• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

54/2023 - CIÊNCIAS DO AMBIENTE - MAPA

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

Olá, estudante! Seja bem-vindo(a) à atividade MAPA da disciplina de Ciências do Ambiente.

A atividade tem como tema a “GESTÃO AMBIENTAL NA INDÚSTRIA DE CERÂMICA VERMELHA” e está dividida em 4 (quatro) etapas. Inicialmente apresentaremos uma contextualização sobre a temática da atividade, posteriormente os passos para realização e as etapas para desenvolvimento de sua atividade. E, por fim, instruções sobre a entrega.

Bom trabalho!
Prof.ª Paula Polastri

Contextualização

Por meio de uma consultoria especializada, você, futuro profissional, e sua equipe, foram contratados pelo proprietário de uma indústria de cerâmica vermelha, para a elaboração e implementação da gestão ambiental do seu empreendimento. Dentre os levantamentos a serem realizados e planos a serem elaborados está o plano de gerenciamento de resíduos sólidos.

Analisando a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305/2010 (BRASIL, 2010), você verificou que em seu artigo 20 versa que, dentre o conteúdo mínimo do plano de gerenciamento de resíduos sólidos, deve constar a descrição do empreendimento ou atividade, tal como o diagnóstico dos resíduos sólidos gerados ou administrados, contendo a origem, o volume e a caracterização dos resíduos.

Nas visitas técnicas, realizadas in loco, foi possível você observar que geração de resíduos sólidos no processo são decorrentes de perdas por falhas na qualidade do produto. Assim, por meio de reuniões com o proprietário, você argumentou que a implementação de boas práticas ambientais não deve ser enxergada como um custo, mas como um fator de resultado. Isso de forma que a melhoria deve ser contínua e que a adoção de boas práticas ambientais tem potencial de proporcionar uma série de benefícios, como a redução dos custos operacionais e a redução da geração de poluentes.

Desenvolvimento

Estudo de caso: gestão ambiental na indústria de cerâmica vermelha.

Nesse contexto, considerando a situação hipotética apresentada, para elaborar a atividade MAPA desta disciplina, você deve seguir 3 (três) passos e 4 (quatro) etapas, conforme a seguir:

Passos:

Passo 1. Acessar e baixar o formulário padrão para realizar o MAPA e o modelo de fluxograma. Baixar o formulário padrão intitulado “Formulário padrão – MAPA Ciências do Ambiente” e o "modelo de fluxograma da indústria de cerâmica vermelha", que estão disponíveis no Material da Disciplina dentro do ambiente da disciplina em seu Studeo. Neste formulário, a atividade MAPA já estará estruturada em tópicos, conforme as etapas de desenvolvimento solicitadas.

Passo 2. Acessar os materiais de suporte para desenvolvimento de seu MAPA. Acessar os materiais de apoio como o livro da disciplina e outras leituras que contribuam para a sua realização, assim como o vídeo explicativo sobre o MAPA, o “guia técnico ambiental da indústria de cerâmica vermelha” e a "cartilha ambiental da cerâmica vermelha". Disponibilizamos alguns links importantes para desenvolvimento de sua atividade:
Guia técnico ambiental da indústria de cerâmica vermelha (FIEMG): https://www.feam.br/images/stories/3SMRR/guia_ceramica.pdf
Cartilha ambiental da cerâmica vermelha (ANICER/SEBRAE): https://www.anicer.com.br/wp-content/uploads/2020/03/CartilhaAmbientalCeramicaVermelha.pdf
Lei nº 12.305/2010: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm
Resolução CONAMA nº 275/2001: http://conama.mma.gov.br/?option=com_sisconama&task=arquivo.download&id=273
Resolução CONAMA nº 313/2002: http://conama.mma.gov.br/?option=com_sisconama&task=arquivo.download&id=331
Resolução CONAMA nº 362/2005: http://conama.mma.gov.br/?option=com_sisconama&task=arquivo.download&id=457

Logística reversa de embalagens vazias de óleo lubrificante usado: https://www.joguelimpo.org.br
Logística reversa de lâmpadas fluorescentes de vapor de mercúrio: https://reciclus.org.br/

Passo 3. Realizar a atividade MAPA. Depois de baixar o formulário padrão, o modelo de fluxograma, e acessar os materiais de suporte, em seu formulário você deve apresentar o que é solicitado nas Etapas de 1 a 4.

Etapas:

Etapa 1. Descrição do empreendimento e elaboração do fluxograma do processo produtivo. Apresentar uma breve descrição sobre o processo produtivo em estudo, e também, um fluxograma de processo genérico da indústria de cerâmica vermelha, compreendendo em entradas, atividades e saídas (resíduos sólidos, emissões atmosféricas, dentre outros aspectos ambientais e produtos). Você poderá utilizar o modelo de fluxograma que será disponibilizado, assim como o exemplo de fluxograma dos materiais de apoio, no entanto NÃO poderá ser realizada a cópia das figuras; você deverá criar seu próprio fluxograma.

Etapa 2. Diagnóstico dos resíduos sólidos. Nesta etapa, apresente pelo menos 3 (três) dos resíduos sólidos gerados na indústria de cerâmica vermelha, incluindo a sua fonte de geração (local ou etapa do processo no qual é gerado), classificação conforme a NBR 10004:2004 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), forma de armazenamento interno e a destinação final ambientalmente adequada. Você pode citar resíduos sólidos que são gerados no processo produtivo ou não, como, por exemplo, nas áreas de apoio (refeitório, banheiros, escritórios etc.). Utilize o exemplo do Quadro 1 para apresentar o seu diagnóstico.


Quadro 1 - Gerenciamento dos resíduos sólidos gerados na indústria de cerâmica vermelha
Fonte: a autora.

Etapa 3. Diagnóstico dos efluentes líquidos e emissões atmosféricas. Nesta etapa, apresente pelo menos 3 (três) tipos de efluentes líquidos e 3 (três) tipos de emissões atmosféricas geradas na indústria de cerâmica vermelha, incluindo a sua fonte de geração (local ou etapa do processo no qual é gerado). Utilize o exemplo do Quadro 2 para apresentar o seu diagnóstico.


Quadro 2 - Emissões atmosféricas e efluentes líquidos gerados na indústria de cerâmica vermelha.
Fonte: adaptado de: http://www.feam.br/images/stories/3SMRR/guia_ceramica.pdf. Acesso em: 1 set. 2023.

Etapa 4. Medidas/ações de controle da poluição. Nesta etapa, de acordo com o diagnóstico das Etapas 2 e 3, você deverá escolher 3 (três) aspectos ambientais, ou seja, a geração de um resíduo sólido, de um efluente líquido e de uma emissão atmosférica, e apresentar pelo menos uma medida mitigadora para cada aspecto ambiental escolhido. Utilize o exemplo do Quadro 3 para apresentar as suas medidas.

Quadro 3 - Medidas de controle da poluição na indústria de cerâmica vermelha
Fonte: adaptado de: http://www.feam.br/images/stories/3SMRR/guia_ceramica.pdf. Acesso em: 1 set. 2023.

Instruções para realização da atividade

- É obrigatória a utilização do formulário padrão (template) para a realização do MAPA.
- Esta é uma atividade individual, portanto, trabalhos com plágios, copiados da internet ou de outros alunos serão zerados.
- O trabalho pode ter quantas páginas você precisar para respondê-lo, desde que siga a sua estrutura. Formatação exigida para esta atividade: documento Word, Fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado.

- Após inteiramente respondido, você entregará apenas UM ARQUIVO com suas respostas. O trabalho deve ser enviado para correção pelo seu Studeo em formato de arquivo doc/docx ou PDF, na forma de anexo no campo de resposta da atividade MAPA. Caso você utilize OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em PDF para evitar incompatibilidade.
- Coloque um nome simples no seu arquivo para não haver confusão no momento do envio.
- Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa, apresente as referências no final do trabalho conforme as Normas ABNT NBR 6023:2018.
- Ao final do enunciado desta atividade, aqui, no Studeo, há uma caixa de envio de arquivo. Basta clicar e selecionar sua atividade ou arrastar o arquivo até a caixa de envio de arquivo.
- Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois uma vez finalizado, você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir.
- A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então preencha tudo com cuidado. Alguns dos critérios de avaliação são a utilização do template; atendimento ao tema; constituição dos argumentos e organização das ideias; correção gramatical e atendimento às Normas ABNT.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

MAPA SUB - SAÚDE - SAÚDE COLETIVA - 52/2023

MAPA SUB - SAÚDE - SAÚDE COLETIVA - 52/2023 CARO(A) ALUNO(A), Seja bem-vindo(a) à atividade MAPA (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem) SUB da disciplina de Saúde Coletiva! Instruções iniciais: utilize o modelo de MAPA SUB padrão para realizar esta atividade. Ele se encontra em "Material da Disciplina". Siga todas as instruções constantes nesse modelo. O Sistema […]

Olá, acadêmico (a) do Curso de Ciências Contábeis! Essa é a Atividade de Estudos 01 da disciplina de Contabilidade Avançada.

ATIVIDADE 1 - CCONT - CONTABILIDADE AVANÇADA - 51/2024   Olá, acadêmico (a) do Curso de Ciências Contábeis! Essa é a Atividade de Estudos 01 da disciplina de Contabilidade Avançada.   A Consolidação das Demonstrações Contábeis tem por objetivo agregar o resultado financeiro e econômico do grupo empresarial. Dessa forma, essa consolidação visa apresentar os […]

MAPA - TEOL - MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS NO NOVO TESTAMENTO - 51_2025

MAPA - TEOL - MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS NO NOVO TESTAMENTO - 51_2025   Elaboração de um estudo Bíblico Na atividade ministerial, a elaboração de sermões e estudos é um dos principais desafios. Por exemplo, sem pesquisa, estudo e preparo, a mensagem fica reduzida, geralmente, a poucas ideias e, mesmo que haja experiência, a falta […]

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece que a Matemática deve ser compreendida como uma construção humana, elaborada e aprimorada por diferentes

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece que a Matemática deve ser compreendida como uma construção humana, elaborada e aprimorada por diferentes culturas ao longo do tempo. Nos Anos Finais do Ensino Fundamental, a BNCC destaca a importância de que os estudantes “reconheçam que a Matemática é uma construção humana que se desenvolveu em diferentes […]

Para responder à Atividade de Estudo 1, com base no contexto apresentado e ainda no livro didático da disciplina, você deverá relacionar os fatos entre a urbanização, as pandemias e

ATIVIDADE 1 - GPUB - PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO URBANO - 51_2025   A atividade proposta corresponde à Atividade de Estudo 1 da disciplina. O objetivo dessa atividade é que você faça uma análise sobre o Urbanismo, suas definições e distinções ao longo da história e sua evolução nas cidades até os dias atuais. Nessa atividade, […]

Leia atentamente o seguinte texto:

ATIVIDADE 1 - LET - LITERATURAS EM LÍNGUA INGLESA I - 51_2025 Leia atentamente o seguinte texto: A habilidade de Shakespeare em criar personagens infinitamente humanos brota de um abrangente amor pelo homem que nenhum grau de pessimismo em seu período de apogeu poderia obliterar. Não é um filantropo tão invertebrado a ponto de poupar […]

1 2 3 … 414 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp