• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

3. O que os autores Cruz e Castro (2019) concluem sobre o papel do formador (professor da disciplina de didática) nas conclusões do artigo?

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 1 - EDU - DIDÁTICA - 51_2025

 

Segundo Candau (2009 apud CRUZ e CASTRO, 2019), a disciplina de Didática está passando por um processo de diversificação, caracterizado pela ampliação das possibilidades no contexto de seu ensino. Esse movimento ocorre em função da incorporação de novos elementos no campo, como as perspectivas multiculturais e interculturais, a diversidade de conhecimentos estruturantes e a crescente complexidade associada à docência. Contudo, Libâneo (2008 apud CRUZ e CASTRO, 2019) adota uma visão crítica desse momento, apontando para uma perda de foco no ensino de Didática, marcada pela secundarização do ato de "ensinar e aprender" (CRUZ e CASTRO, 2019).

 

CRUZ, Giseli Barreto da; CASTRO, Pedro Henrique Zubcich Caiado de. A didática e a formação do professor de Educação Física: uma análise a partir da avaliação de alunos concluintes. Pro-Posições | Campinas–SP | V. 30 | e20160106 | 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/kJrVmZBcG7XtSWpB4hxqHps/

 

Considerando o artigo (disponível no ambiente da disciplina), intitulado “A didática e a formação do professor de Educação Física: uma análise a partir da avaliação de alunos concluintes” de Cruz e Castro (2019), responda as seguintes questões:

  1. Conforme o texto, qual o conceito do termo “raciocínio pedagógico”, proposto por Shulman (2004 apud CRUZ e CASTRO, 2019)?
  1. O artigo pontua que o processo de raciocínio pedagógico do professor se sustenta em esquemas gerais do conhecimento de base para a docência que podem ser categorizados em sete fontes. Cite essas sete fontes evidenciadas no texto por Cruz e Castro (2019) em acordo com Shulman (2004).
  1. O que os autores Cruz e Castro (2019) concluem sobre o papel do formador (professor da disciplina de didática) nas conclusões do artigo?

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

"Cabe complementar que em relação ao funil de vendas, a Interface por camada do marketing ampliada é um conceito que, assim como o funil de vendas, é dividido em quatro fases. Ela

ATIVIDADE 1 - LOG - FUNDAMENTOS DE MARKETING - 51_2025 "Uma visão tradicional define um canal como uma forma de vender e entrega de mercadorias e serviços aos clientes (Levy et al., 2013). Refletindo esta perspectiva focada na transação, o varejo Omnichannel envolve o uso de vários canais para vender produtos ou serviços, 'por meio […]

54/2023 - TUBULAÇÕES E INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS - MAPA

MAPA - TUBULAÇÕES E INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS - 54/2023 ATENÇÃO PARA AS INSTRUÇÕES: Olá, estudante! Este é um trabalho INDIVIDUAL. As respostas podem ser entregues utilizando o template/ modelo de resposta disponibilizado no “Material da Disciplina”, no próprio ambiente da disciplina. Sobre o seu preenchimento, é necessário o cumprimento das seguintes diretrizes: – Após inteiramente respondida, […]

No decorrer de nossos estudos, aprendemos sobre a abordagem dos dados estatísticos e o processo pelo qual os dados são obtidos,

No decorrer de nossos estudos, aprendemos sobre a abordagem dos dados estatísticos e o processo pelo qual os dados são obtidos, percebemos então que os mesmos estão subdivididos em dois grandes grupos, sendo eles respectivamente: o levantamento Censitário ou, como é mais conhecido, censo, ao qual denota o processo de levantamento de dados por meio […]

A Lei da Gravitação Universal, de Isaac Newton, estabelece a intensidade da força de atração entre duas massas. Ela é representada pela expressão:

A Lei da Gravitação Universal, de Isaac Newton, estabelece a intensidade da força de atração entre duas massas. Ela é representada pela expressão: onde m1 e m2 correspondem às massas dos corpos, d à distância entre eles, G à constante universal da gravitação e F à força que um corpo exerce sobre o outro. O […]

Um adolescente vai a um parque de diversões tendo, prioritariamente, o desejo de ir a um brinquedo que se encontra na área IV

Um adolescente vai a um parque de diversões tendo, prioritariamente, o desejo de ir a um brinquedo que se encontra na área IV, dentre as áreas I, II, III, IV e V existentes. O esquema ilustra o mapa do parque, com a localização da entrada, das cinco áreas com os brinquedos disponíveis e dos possíveis caminhos para […]

RH - PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL - ATIVIDADE 1 - 54/2023

ATIVIDADE 1 - RH - PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL - 54/2023 Mudanças nas relações de trabalho no século XX Ao longo da história, ocorreram inúmeros movimentos que foram modificando as relações de trabalho e a inserção do indivíduo no mundo do trabalho. Entre esses movimentos, destacamos o modelo da Administração Científica e o movimento da Escola das […]

1 2 3 … 547 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp