• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

2 - Identificar e descrever no mínimo 3 e no máximo 5 requisitos não funcionais que representaram um avanço tecnológico no sistema.

  • Período

    01/09/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - TÓPICOS ESPECIAIS - 51_2025

 

Olá, estudante! Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na nossa disciplina.

 

Temos por certo que os desafios sempre contribuem na aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Assim, faz-se necessário relacionar o que se aprende com situações reais que podem ser encontradas no cotidiano.

Nesse MAPA, você é convidado a realizar uma atividade para verificar como a nossa disciplina pode contribuir na sua experiência e formação profissional. Portanto, para realizar a atividade MAPA, você precisa cumprir duas etapas, a saber:

 

(1) PRIMEIRA ETAPA: Análise da Situação Problema

 

Uma empresa fundada nos anos 2000 possui um sistema de gestão de clínicas médicas. Esse sistema é um SaaS (Software as a Service), no qual os clientes pagam mensalidades para a empresa desenvolvedora para usarem, fazendo disso um negócio muito rentável. 

Este sistema ganhou muito destaque durante todos esses ano. Entretanto, por conta do não investimento no software e em equipe, o software ficou em grande déficit tecnológico.

As tecnologias ali aplicadas estão obsoletas, a arquitetura é única (monolíto) e se limita apenas a acesso via browser, sem nem possuir responsividade para dispositivos móveis.

Os próprios desenvolvedores que criaram o software não estão mais na empresa, bem como a equipe de produto também, fazendo com que alguns requisitos funcionais se perdessem.

Essa é uma situação hipotética, mas podemos perceber a realidade de muitas empresas que acabam parando no tempo por não aplicarem algumas técnicas importantes, como entrega contínua, refatoração, reutilização de software, entre outros.

 

(2) SEGUNDA ETAPA: Realização da atividade

 

Como um analista e desenvolvedor de software, você recebeu a missão de correr atrás do déficit tecnológico encontrado no software da empresa. Para isso, será necessário aplicar algumas atividades, como:

 

1 - Identificar e descrever no mínimo 5 e no máximo 8 requisitos funcionais que representam as principais funcionalidades do sistema.

2 - Identificar e descrever no mínimo 3 e no máximo 5 requisitos não funcionais que representaram um avanço tecnológico no sistema.

3 - Pesquisar e definir um software de entrega contínua relatando sua vantagens e funcionalidades para entrega contínua da nova versão.

4 - Pesquisar e definir uma linguagem de programação com um respectivo framework que pode ser usado para criação eficiente do software. Justifique a escolha.

 

IMPORTANTE:

  1. Acesse o link do vídeo que o professor da disciplina gravou com orientações para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: FÓRUM DA DISCIPLINA >> FÓRUM DE AULA AO VIVO ou na SALA DO CAFÉ da disciplina.
  2. Responda à atividade seguindo como roteiro os tópicos elencados anteriormente.
  3. A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Template de entrega da atividade MAPA disponível no material da disciplina.
  4. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
  5. Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar!
  6. Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
  7. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
  8. Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
  9. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.

 

Bons estudos!

Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao seu Professor Mediador.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

A Matriz de Planejamento de Ansoff é uma das mais conhecidas ferramentas que tem como foco na expansão e diversificação

A Matriz de Planejamento de Ansoff é uma das mais conhecidas ferramentas que tem como foco na expansão e diversificação dos negócios chamado de produto-mercado. Possibilita fazer análises das ações que podem ser tomadas levando em consideração atuar em mercados novos ou existentes e os produtos que podem ser novos ou existentes. Fonte: PARDO, P. […]

GPUB - ATIVIDADE 1 - CONTABILIDADE PÚBLICA - 54/2023

Olá, estudante de Gestão Pública. A atividade proposta corresponde à Atividade de Estudo 1 da disciplina de Contabilidade Pública. O objetivo desta atividade é que você se sinta imersivo em uma análise e entendimento do quanto é importante o Ciclo Orçamentário para o Gestor Público. Etapas do Ciclo Orçamentário: Fonte: CAVASSANI, B. F. Contabilidade Pública. Maringá: […]

Então, vamos tentar explicar melhor da seguinte forma: para o gestor municipal, é necessário preparo e busca por investimentos em saneamento, sem a falsa percepção de

ATIVIDADE 1 - GPUB - PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO URBANO - 51_2025   A atividade proposta corresponde à Atividade de Estudo 1 da disciplina. O objetivo dessa atividade é que você faça uma análise sobre o Urbanismo, suas definições e distinções ao longo da história e sua evolução nas cidades até os dias atuais. Nessa atividade, […]

- Sua resposta deve ser inserida diretamente no quadro disponível no campo da atividade (não é necessário anexar formulário). - Texto em até 30 linhas no máximo.

ATIVIDADE 1 - SEMINÁRIO TEMÁTICO EM SAÚDE, EDUCAÇÃO E HABITAÇÃO - 51_2025   Vamos falar sobre Saúde da Mulher e de recursos que promovem a informação e qualidade de vida? Fonte: https://www.tjsc.jus.br/web/violencia-contra-a-mulher/dignidade-menstrual  Você já ouviu falar ou sabe o que é dignidade menstrual? A dignidade menstrual é um conceito que aborda a importância de garantir […]

ATIVIDADE 1 - EDU - TEORIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL - 51_2025

ATIVIDADE 1 - EDU - TEORIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL - 51_2025   Bagnara (2014) afirma que estudar os métodos e abordagens pedagógicas aplicadas é essencial para revelar os fundamentos que sustentam a prática docente, permitindo uma maior coerência entre a intenção e a prática efetiva, já que o método é o caminho […]

Ao todo, participaram da operação 12 integrantes do Ministério Público do Estado de São Paulo, três equipes de peritos da Polícia Técnica, 60 policiais militares do 2º BAEP e 34

ATIVIDADE 1 - SPRIV - PROTEÇÃO CONTRA FURTOS E VIOLAÇÃO DE NORMAS - 51_2025   Gaeco realiza operação contra grupo especializado em desmanche de veículos roubados na Baixada Santista, SP   Operação foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (29), em Praia Grande, Itanhaém e Capiravi (SP).   Uma operação conduzida pelo Grupo de Atuação Especial […]

1 2 3 … 555 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp