ATIVIDADE 1 - EDU - TEORIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL - 51_2025
Bagnara (2014) afirma que estudar os métodos e abordagens pedagógicas aplicadas é essencial para revelar os fundamentos que sustentam a prática docente, permitindo uma maior coerência entre a intenção e a prática efetiva, já que o método é o caminho para atingir determinados objetivos. Na Educação Física, assim como em outras áreas do currículo escolar, não existe uma única forma de planejar e executar as atividades. Todo professor, ainda que de maneira não intencional, segue uma visão específica, seja sobre os alunos, o processo de ensino e aprendizagem, a educação ou o papel da Educação Física na formação dos estudantes. A escolha dos métodos de ensino, a definição do papel social da escola e da Educação Física, os conteúdos abordados e os objetivos estabelecidos influenciam diretamente os resultados alcançados no processo educativo.
Fonte: BAGNARA, I. C. Abordagens pedagógicas da educação física escolar: panorama da escola pública. FIEP Bulletin, v. 84, Special Edition, p. 1-?. 2014. Artigo I.
Considerando o artigo (disponível no ambiente da disciplina), intitulado “ABORDAGENS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: panorama da escola pública” de Bagnara (2014), responda às seguintes questões:
1) Conforme o artigo, qual é a importância da formação continuada para o desenvolvimento profissional dos professores e para a superação dos desafios educacionais?
2) Qual a abordagem pedagógica mais utilizada pelos professores de educação física que foram os entrevistados na pesquisa do artigo?
3) A partir da abordagem pedagógica mais utilizada, pontue os métodos de ensino mais utilizados relatados pelos professores que foram investigados no artigo.