• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

2 - Identificar e descrever no mínimo 3 e no máximo 5 requisitos não funcionais que representaram um avanço tecnológico no sistema.

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - TÓPICOS ESPECIAIS - 51_2025

 

Olá, estudante! Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na nossa disciplina.

 

Temos por certo que os desafios sempre contribuem na aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Assim, faz-se necessário relacionar o que se aprende com situações reais que podem ser encontradas no cotidiano.

Nesse MAPA, você é convidado a realizar uma atividade para verificar como a nossa disciplina pode contribuir na sua experiência e formação profissional. Portanto, para realizar a atividade MAPA, você precisa cumprir duas etapas, a saber:

 

(1) PRIMEIRA ETAPA: Análise da Situação Problema

 

Uma empresa fundada nos anos 2000 possui um sistema de gestão de clínicas médicas. Esse sistema é um SaaS (Software as a Service), no qual os clientes pagam mensalidades para a empresa desenvolvedora para usarem, fazendo disso um negócio muito rentável. 

Este sistema ganhou muito destaque durante todos esses ano. Entretanto, por conta do não investimento no software e em equipe, o software ficou em grande déficit tecnológico.

As tecnologias ali aplicadas estão obsoletas, a arquitetura é única (monolíto) e se limita apenas a acesso via browser, sem nem possuir responsividade para dispositivos móveis.

Os próprios desenvolvedores que criaram o software não estão mais na empresa, bem como a equipe de produto também, fazendo com que alguns requisitos funcionais se perdessem.

Essa é uma situação hipotética, mas podemos perceber a realidade de muitas empresas que acabam parando no tempo por não aplicarem algumas técnicas importantes, como entrega contínua, refatoração, reutilização de software, entre outros.

 

(2) SEGUNDA ETAPA: Realização da atividade

 

Como um analista e desenvolvedor de software, você recebeu a missão de correr atrás do déficit tecnológico encontrado no software da empresa. Para isso, será necessário aplicar algumas atividades, como:

 

1 - Identificar e descrever no mínimo 5 e no máximo 8 requisitos funcionais que representam as principais funcionalidades do sistema.

2 - Identificar e descrever no mínimo 3 e no máximo 5 requisitos não funcionais que representaram um avanço tecnológico no sistema.

3 - Pesquisar e definir um software de entrega contínua relatando sua vantagens e funcionalidades para entrega contínua da nova versão.

4 - Pesquisar e definir uma linguagem de programação com um respectivo framework que pode ser usado para criação eficiente do software. Justifique a escolha.

 

IMPORTANTE:

  1. Acesse o link do vídeo que o professor da disciplina gravou com orientações para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: FÓRUM DA DISCIPLINA >> FÓRUM DE AULA AO VIVO ou na SALA DO CAFÉ da disciplina.
  2. Responda à atividade seguindo como roteiro os tópicos elencados anteriormente.
  3. A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Template de entrega da atividade MAPA disponível no material da disciplina.
  4. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
  5. Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar!
  6. Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
  7. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
  8. Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
  9. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.

 

Bons estudos!

Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao seu Professor Mediador.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

ESOFT - ANÁLISE E PROJETO ORIENTADO A OBJETOS - ATIVIDADE 3 - 54/2023

ATIVIDADE 3 - ESOFT - ANÁLISE E PROJETO ORIENTADO A OBJETOS - 54/2023   Saudações a todos os estudantes!   O paradigma da POO (Programação Orientada a Objetos) é um modelo de análise, projeto e programação baseado na aproximação entre o mundo real e o mundo virtual, através da criação e interação entre objetos, atributos, […]

Você prefere ler notícias e artigos on-line em vez de jornais ou revistas impressas? ( ) NÃO ( ) SIM

ATIVIDADE 1 - PRÁTICA PEDAGÓGICA: SABERES DIGITAIS - 51_2025   O avanço das tecnologias e recursos digitais têm despertado grande interesse nas pesquisas em educação e ensino. É inquestionável a contribuição desses avanços para os processos de ensino, aprendizagem e produção de conhecimento. Esse próprio texto, redigido em um software instalado em um computador, possui […]

Devido ao aumento pela busca de oportunidades de emprego e melhores condições de vida, no Município Norte PR, veio a necessidade de melhorar os serviços públicos. No entanto, o aumento da demanda por serviços, tem gerado desafios para o município.

Para visualizar melhor essa questão, se coloque na seguinte situação de experimentação: Devido ao aumento pela busca de oportunidades de emprego e melhores condições de vida, no Município Norte PR, veio a necessidade de melhorar os serviços públicos. No entanto, o aumento da demanda por serviços, tem gerado desafios para o município. Partes interessadas estão […]

ESOFT - MAPA - LINGUAGEM E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO - 54/2023

Caro(a) estudante,Temos por certo que os desafios sempre contribuem para a aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Assim, faz-se necessário relacionar o que se aprende com situações reais que podem ser encontradas no cotidiano. Nesta atividade, você é convidado(a) a realizar uma atividade para verificar como a disciplina em questão pode contribuir na sua experiência […]

Essa característica é indicativa da baixa capacidade de identificação e solução de problemas em todos os aspectos do programa que requerem ação articulada entre as diversas

ATIVIDADE 1 - SER - INCLUSÃO E INTEGRAÇÃO DE GRUPOS MINORITÁRIOS - 51_2025   Considerando o processo de avalição das políticas públicas sociais, é muito importante contarmos com um avaliador externo e independente em relação ao objeto avaliado, pode garantir neutralidade na análise, além deste ponto temos de considerar também que uma avaliação dever ser […]

D) Cite sete (8) soluções técnicas que devem apoiar todo esse processo para que ele seja bem concebido.

MAPA - SEGURANÇA E AUDITORIA DE SISTEMAS - 51_2025 Estudante, Nessa atividade, você tem a oportunidade de refletir sobre como a disciplina que você está cursando pode enriquecer sua trajetória e qualificação profissional. Para isso, nessa atividade MAPA você é estimulado a investigar sobre temas relacionados à nossa área de Segurança e Auditoria de Sistemas. […]

1 2 3 … 426 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp