ATIVIDADE 1 - ECO - CIÊNCIA POLÍTICA - 51_2025
Quem tem alguma dúvida sobre a importância dos sistemas eleitorais basta conversar com um político. Ele sabe mais do que ninguém que as regras para computar votos e transformá-los em poder fazem diferença; que cada uma dessas regras cria uma rede de incentivos e desestímulos tanto para os eleitores quanto para aqueles que se aventuram na disputa de um cargo eletivo.
Em todas as eleições há regras previamente definidas para distribuir os cargos em disputa. Um partido com determinado percentual de votos terá diferente fração de poder, dependendo do sistema eleitoral.
Não é frequente que um eleitor comum conheça as minúcias técnicas do sistema eleitoral adotado em seu país. São poucos os cidadãos brasileiros que sabem o que é e como se calcula o quociente eleitoral empregado para definir com quantas cadeiras cada partido ficará nas eleições para o Legislativo.
Fonte: adaptado de: NICOLAU, J. M. Sistemas eleitorais. 6. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012.
Com base no texto apresentado e nos debates propostos no nosso livro, responda:
- Quais são as principais diferenças entre o sistema eleitoral proporcional e o sistema majoritário no Brasil, em termos de cálculo de votos e alocação de cadeiras ou cargos?
2. Como cada sistema eleitoral, proporcional e majoritário, influencia a representação política e a formação de governo no cenário político brasileiro?
IMPORTANTE:
- Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Materiais >> Material da Disciplina ou em Fórum de vídeos explicativos.
- Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme as normas da Instituição de Ensino.
- Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
- Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
- Sua resposta deve ser inserida diretamente no quadro disponível no campo da Atividade de Estudo 1 (não é permitido anexar formulário).
- Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software, etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.
Bons estudos!
Em caso de dúvidas, encaminhe mensagem ao seu Professor Mediador.