Considere a seguinte situação hipotética:
Em sua jornada acadêmica, você estudante de Teologia, recebe a tarefa de elaborar um plano de aula para uma oficina de estudo bíblico online, escolheram você para ensinar sobre a Teologia do Profetismo Pré-exílico, foque na duração da aula: deve ter entre 15 e 20 minutos. Com sua paixão pela história bíblica e sua determinação em transmitir conhecimento de forma eficaz. Então você mergulha na missão de criar uma aula envolvente e informativa para seus colegas.
Seu plano de aulas deve conter:
- TEMA (máximo 2 frases interconectadas).
- OBJETIVOS (em tópicos).
- CONTEÚDO (em parágrafos sintetizando os objetivos).
- DURAÇÃO (tempo proposto, considere o enunciado).
- RECURSOS DIDÁTICOS (que textos, ferramentas, recursos, serão utilizados?).
- METODOLOGIA (considere o formato da aula, remota ou presencial? ver contexto).
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (Escrever conforme os padrões da norma ABNT 6023, 2024).
Definição e explicação de cada item:
Tema: O tema é o foco central da aula, que neste caso é a Teologia do Profetismo Pré-exílico. Ele orienta o desenvolvimento do plano de aula e define os objetivos a serem alcançados.
Objetivos: Os objetivos estabelecem as metas específicas que os alunos devem alcançar ao final da aula, como compreender o contexto histórico e as mensagens dos profetas pré-exílicos, e aplicar esses ensinamentos à vida contemporânea. Utilizar verbos no infinitivo.
Conteúdo: O conteúdo é o material e os conceitos que serão abordados durante a aula, incluindo introdução, identificação dos profetas, análise das mensagens e críticas, e aplicação prática.
Duração: A duração indica o tempo estimado para a realização da aula, garantindo que todos os tópicos sejam abordados de forma adequada.
Recursos Didáticos: Os recursos didáticos são os materiais e ferramentas utilizadas para facilitar o processo de aprendizagem, como textos bíblicos, slides, quadro ou flipchart, e ferramentas de videoconferência.
Metodologia: A metodologia descreve a abordagem pedagógica utilizada na condução da aula, incluindo exposição dialogada, trabalho em grupos, discussões e atividades práticas.
Referências Bibliográficas: As referências bibliográficas fornecem suporte teórico ao conteúdo da aula, indicando fontes confiáveis para aprofundamento do tema pelos alunos.
ATENÇÃO, ESTUDANTE! Capriche nessa atividade, pois ela te servira como suporte para a atividade MAPA.