1ª QUESTÃO
Podemos entender como forma, o limite de um corpo, uma figura (imagem) que conseguimos observar
dentro do conteúdo. “Qualquer acontecimento visual é uma forma com conteúdo, mas o conteúdo é
extremamente influenciado pela importância das partes constitutivas” (DONDIS, 2007, p. 22).
SALVADEGO, A. C.; GARCIA, D. R. Design Gráfico Aplicado ao Marketing. Maringá: UniCesumar, 2020.
Sobre ponto, linha, plano e volume, analise as afirmações abaixo:
I – O ponto pode ser considerado o átomo da comunicação visual.
II – As dimensões e as formas do ponto podem variar.
III – Ao colocar dois pontos há uma certa distância, conseguimos medir um espaço.
IV – O ponto é a forma máxima da comunicação visual.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV apenas.
I, II, III e IV.
2ª QUESTÃO
A razão proposta por Georg Christoph Lichtenberg, em 1786, pode ser observada de maneira muito clara ao
dobrar folhas de papel que seguem o padrão ISO.
SALVADEGO, A. C.; GARCIA, D. R. Design Gráfico Aplicado ao Marketing. Maringá: UniCesumar, 2020.
Sobre formatos e composições, analise as afirmações abaixo:
I – Basta dobrar ao meio um papel em formato ISO, como por exemplo o A4, para verificar que o resultado
será o próximo formato na sequência. Nesse exemplo, o A5.
II – Um papel com razão de Lichtenberg, mantém sua proporção ao ser divido pela metade.
III – O tamanho do A8 é de 52 x 74 mm.
Assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS
21/11/2023, 14:37 Unicesumar – Ensino a Distância
about:blank 2/11
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
3ª QUESTÃO
A disposição dos componentes no layout é norteada pelo emprego de um grid, ou seja, linhas bases que
servem como referência para a organização da página (AMBROSE; HARRIS, 2012).
SALVADEGO, A. C.; GARCIA, D. R. Design Gráfico Aplicado ao Marketing. Maringá: UniCesumar, 2020.
Sobre layout e grid, analise as afirmações abaixo:
I – Os grids consiste em um elemento técnico que é constituído por linhas verticais e horizontais ou
quadrados e retângulos
II – O grid só é passível de ser aplicado em gráficos para web.
III – O grid só é passível de ser aplicado em gráficos para impressão.
Assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
4ª QUESTÃO
21/11/2023, 14:37 Unicesumar – Ensino a Distância
about:blank 3/11
As cores fazem parte do nosso cotidiano e da nossa forma de expressão há muito
tempo. Segundo Salvadego e Garcia (2020), em diferentes épocas, diversos artistas utilizaram as cores
para transmitir sentimentos e sensações ao observador, no entanto, somente a partir do século XIX, que
esse simbolismo e significados foram estudados mais profundamente. Cientistas, artistas, psicólogos, entre
outras áreas buscaram entender como acontece essa transmissão de ideias, assim
também como determinadas cores representam uma simbologia diferente para cada cultura. Todas as cores
possuem a capacidade de passar um sentimento ou sensação, seja à pessoa que visualiza, seja para quem
produz algo.
SALVADEGO, Ana Claudia; GARCIA, Diogo Ribeiro. Design Gráfico Aplicado ao Marketing. Maringá –
PR.: UniCesumar, 2020. (Adaptado).
Quanto ao significado das cores, avalie as afirmações:
I. A cor verde, quando utilizada dentro de um projeto, pode trazer sentimentos de energia e emoções
alegres.
II. A cor azul claro é utilizada por algumas marcas para transmitir seriedade, como por exemplo, o Facebook,
Twitter, entre outras.
III. A cor cinza, além de trazer a sensação de profissionalismo, formalidade e modernidade, também pode
passar sentimentos, como depressão e mau humor.
IV. A cor púrpura ou roxo, nos tons claros, podem trazer a sensação de primavera e romance, já os tons
escuros, são utilizados para designs luxuosos e requintados, muitas vezes, associados a realezas.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
5ª QUESTÃO
21/11/2023, 14:37 Unicesumar – Ensino a Distância
about:blank 4/11
Gestalt, por meio de pesquisas sobre a experiência visual, conseguiu elaborar uma constante, com as
principais forças de padrões e fatores básicos, sobre algumas direztrizes de organização que explanam
nossa percepção visual e maneira de ser (GOMES FILHO, 2009).
SALVADEGO, A. C.; GARCIA, D. R. Design Gráfico Aplicado ao Marketing. Maringá: UniCesumar, 2020.
Sobre a Gestalt aplicada ao Design Gráfico, analise as afirmações abaixo:
I – A Gestalt diz respeito à percepção de pinturas e técnicas artisticas.
II – A Gestalt estuda a beleza das artes visuais, em especial, a pintura e a fotografia.
III – A unidade formal pode ser identificada quando um elemento se encerra em si mesmo, como uma parte
de um todo.
IV – O agrupamento de elementos, em contato com o todo da forma, configura o que chamamos de
princípio do fechamento, na Gestalt.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
II, III e IV apenas.
I, II, III e IV.
6ª QUESTÃO
Sabemos que as cores podem produzir inúmeros fenômenos perceptivos sobre a experiência de vida em
nosso cotidiano. Sendo assim, quando criamos em experiência visual gráfica, ela também deve ser pensada
a partir de algumas regras comuns acerca do espectro de cores do produto.
SALVADEGO, Ana Claudia; GARCIA, Diogo Ribeiro. Design Gráfico Aplicado ao Marketing. Maringá – PR.:
UniCesumar, 2020.
A partir disso, leia as alternativas e assinale a que afirme de forma correta sobre o fenômeno das cores.
ALTERNATIVAS
As cores primárias são as cores do espectro RGB, ou seja Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul).
As cores terciárias se opõem às cores primárias, ou seja, são análogas.
As cores opacas são exemplos de cores primárias.
O azul e laranja, verde e vermelho são exemplos de cores complementares.
As cores apresentam 3 grupos distintos, denominados cor-luz, cor-croma e cor-matriz.
7ª QUESTÃO
21/11/2023, 14:37 Unicesumar – Ensino a Distância
about:blank 5/11
A tipografia é a forma visual que emprega simbolismos e movimentos artísticos, políticos ou filosóficos,
capazes de revelar até mesmo a personalidade de uma pessoa ou uma determinada organização. É possível
dizer que as fontes utilizadas, atualmente, são criadas a partir de referências e designs anteriores. Esse
ofício envolve a escolha dos tipos que serão utilizados, de acordo com as características dos desenhos das
letras que compõem a família tipográfica e com a composição das letras de um texto, seja ele físico ou
digital. Sendo assim, uma das funções da tipografia é dar forma à estrutura da comunicação escrita,
impressa ou digital.
SALVADEGO, Ana Claudia; GARCIA, Diogo Ribeiro. Design Gráfico Aplicado ao Marketing. Maringá –
PR.: UniCesumar, 2020. (Adaptado).
Com base no enunciado, referente à tipografia, analise as afirmativas:
I. A fonte digital é um mecanismo de entrada, um software que permite instalar e manipular
determinada tipografia.
II. O Symbol abrange fontes que não se enquadram no sistema de classificação básico. Ele inclui fontes
decorativas, display, experimentais ou gráficas.
III. As Serifas são pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras. Sua origem
vem dos desenhos das letras manuscritas e romanas, talhadas em pedra.
IV. Uma família tipográfica estendida compreende todas as variações de um tipo ou uma fonte particular,
incluindo os diferentes pesos, larguras e itálicos, como por exemplo, times Roman, Arial e Garamond.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
8ª QUESTÃO
21/11/2023, 14:37 Unicesumar – Ensino a Distância
about:blank 6/11
Hoje, possivelmente, você fotografa tudo, não importa o momento ou o lugar, sempre lhe ocorre um
pretexto para registrar. Isso era muito diferente há alguns anos. Imaginemos uns vinte ou trinta anos atrás,
para não voltarmos tanto no tempo. Uma família viajava para a praia e desejava registrar tudo o que
poderia. Era necessário, porém, comprar um filme, este tratava-se de um rolo que se colocava na câmera e,
nele, era possível registrar uma quantidade limitada de fotos, por isso, cada foto era pensada, muitas vezes,
antes de ser tirada. Além disso, tinha-se um agravante, esse filme era muito sensível a luz, por isso, a sua
troca exigia muito cuidado, caso retirado de maneira incorreta, todas as fotos eram “queimadas” e o filme,
perdido. Não era possível ver as fotos na hora, era preciso dirigir-se a lojas especializadas em “revelações” e
esperar alguns dias. Consegue imaginar esse contexto, atualmente?
SALVADEGO, A. C.; GARCIA, D. R. Design Gráfico Aplicado ao Marketing. Maringá: UniCesumar, 2020.
Sobre fotografia, analise as afirmações abaixo:
I – Existem alguns tipos diferentes de fotografia: retrato e paisagem.
II – A fotografia para jornalismo é caracterizada pela falta de organização para a foto, deixando as fotos
mais “posadas”.
III – A fotografia para moda é utilizada como divulgação relacionada aos produtos, por isso são muitas vezes
realizadas em estúdios fotográficos.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
9ª QUESTÃO
Sabemos que, ao configurar um produto gráfico, devemos realizar de forma correta a aplicação das cores
no projeto. Caso seja um material gráfico impresso, a configuração será de uma forma, se for um produto
digital, a configuração será de outra forma.
SALVADEGO, Ana Claudia; GARCIA, Diogo Ribeiro. Design Gráfico Aplicado ao Marketing. Maringá – PR.:
UniCesumar, 2020.
Sobre configurações de cores, leia as alternativas abaixo e assinale a correta.
ALTERNATIVAS
21/11/2023, 14:37 Unicesumar – Ensino a Distância
about:blank 7/11
Para trabalhar um produto gráfico impresso, devemos utilizar a escala de colores RGB, pois toda forma de impressão
utiliza essa escala.
As duas principais escalas de cores são: CMYK (Cyan – Ciano, Magenta – Roxo ou púrpura, Yellow Amarelo e Key –
chave.) e RGB (Red – vermelho, Green – Verde e Blue – azul).
Sempre devemos configurar as escalas de cores como cores primárias, sendo elas compostas de: vermelho, amarelo
e azul.
A escala de cores CMYK é comumente utilizada para materiais gráficos digitais, enquanto a escala de cores RGB é
comumente utilizada para materiais gráficos impressos.
Sempre devemos configurar as escalas de cores PANTONE. Uma escala de cor nova, desenvolvida pela empresa
homônima, que traduz os espectros de cores para o digital e para o impresso.
10ª QUESTÃO
21/11/2023, 14:37 Unicesumar – Ensino a Distância
about:blank 8/11
A simetria é estabelecida toda vez que temos uma construção gráfica com lados iguais ou extremamente
semelhantes, o que a torna facilmente perceptível pelas pessoas e, por essa razão, pode passar a impressão
de algo parado e tedioso, mas usualmente é utilizada para conferir equilíbrio e harmonia para as mensagens
gráficas.
Adaptado de: SALVADEGO, A. C.; GARCIA, D. R. Design Gráfico Aplicado ao Marketing. Maringá:
UniCesumar, 2020.
A partir o conceito de simetria, analise as imagens a seguir:
Afirmativa I
Fonte: Unsplash, 2022
Afirmativa II
21/11/2023, 14:37 Unicesumar – Ensino a Distância
about:blank 9/11
Fonte: Unsplash, 2022
Afirmativa III
21/11/2023, 14:37 Unicesumar – Ensino a Distância
about:blank 10/11
Fonte: Unsplash, 2022
Afirmativa IV
Fonte: Unsplash, 2022
A partir da análise, é possível afirmar que há simetria em:
ALTERNATIVAS
21/11/2023, 14:37 Unicesumar – Ensino a Distância
about:blank 11/11
I, apenas.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV