• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

ATIVIDADE 1 - GAMB - DIREITO AMBIENTAL - 52_2025

  • Período

    01/09/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

A Mata Atlântica é um dos biomas mais ricos em biodiversidade do planeta, além de ser também um dos mais ameaçados. Abrange uma vasta faixa do território nacional, incluindo o estado do Paraná. Sua preservação é considerada de interesse nacional e sua proteção é regida por leis específicas, como a Lei da Mata Atlântica (Lei nº 11.428/2006), em conjunto com o Código Florestal (Lei nº 12.651/2012).

Conforme a legislação e os conceitos apresentados na Unidade 2 do livro Direito Ambiental, a vegetação nativa da Mata Atlântica é classificada em dois principais estágios: estágio inicial e médio de regeneração, e o estágio avançado ou primário de regeneração. Cada um desses estágios tem tratamento legal diferente quanto à possibilidade de supressão. De acordo com o art. 14 da Lei 11.428/2006, apenas determinadas circunstâncias justificam a intervenção ou supressão de vegetação em estágios mais avançados, e mesmo assim dependem de rigorosa avaliação técnica.

Diante disso, suponha que um produtor rural no município de Maringá-PR tenha solicitado ao órgão ambiental estadual, autorização para suprimir vegetação de Mata Atlântica em uma área de sua propriedade.

A análise técnica identificou que parte da área está em estágio médio de regeneração e outra em estágio avançado (primário). O produtor alegou que pretende ampliar sua produção agrícola, mas não apresentou alternativas de uso sustentável nem justificação técnica adequada.

Com base na situação hipotética acima e nos conteúdos estudados no seu livro didático (especialmente nas páginas 50 a 60 da Unidade 2), em um breve texto dissertativo, responda os seguintes questionamentos:

A) Qual estágio de regeneração da Mata Atlântica permite, sob condições específicas, a supressão da vegetação?
B) Para realizar a supressão de vegetação nativa nesse bioma, é necessária autorização do órgão ambiental?
C) Qual é o nome desta autorização?
D) Caso a supressão seja realizada em área com vegetação em estágio não permitido pela lei, sem autorização, qual é a penalidade legal prevista para o infrator?

Lembrando que sua resposta deve ser construída em forma de um breve texto dissertativo com até 15 linhas de um rascunho de word, justificando e fundamentando as respostas.

Bom trabalho!

Fonte:
BRASIL. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988. Diário Oficial da
União, Brasília, DF, 05 out. 1988. Disponível em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 15 de junho de 2024.

BRASIL. Dispõe sobre a utilização e proteção da vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica, e dá outras providências. LEI Nº 11.428, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2006. Disponível em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11428.htm>. Acesso em: 15 de junho de 2024.
BRASIL. Dispõe sobre a proteção da vegetação nativa; altera as Leis nºs 6.938, de 31 de agosto de 1981, 9.393, de 19 de dezembro de 1996, e 11.428, de 22 de dezembro de 2006; revoga as Leis nºs 4.771, de 15 de setembro de 1965, e 7.754, de 14 de abril de 1989, e a Medida Provisória nº 2.166-67, de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências. LEI Nº 12.651, DE 25 DE MAIO DE 2012. Disponível em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12651.htm>. Acesso em: 15 de junho de 2024.

EMBRAPA. Roteiro para elaboração de um projeto de recomposição de área degradada ou alterada.  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/226663/1/Roteiro-para-elaboracao-de-um-projeto-de-recomposicao-de-areas-degradadas-ou-alteradas-Doc373.pdf. Acesso em: 15 de junho de 2024.

IAT. Projeto de Recuperação de área degradada.  https://www.iat.pr.gov.br/Pagina/Projeto-de-Recuperacao-de-Areas-Degradadas-ou-Alteradas-PRAD. Acesso em: 15 de junho de 2024.

https://www.iat.pr.gov.br/Pagina/Projeto-de-Recuperacao-de-Areas-Degradadas-ou-Alteradas-PRAD. Acesso em: 15 de junho de 2024..

GONÇALVES, Heloísa Alva Cortez. Direito Ambiental. Maringá: UniCesumar, 2024. [Unidade 2, p.51; Unidade 4, p. 102-131].

​- Para suporte no desenvolvimento da atividade, você pode acessar o vídeo explicativo da atividade, o qual está disponível no material da disciplina.
– Essa é uma atividade individual. Trabalhos com plágio, copiados da internet ou de outros estudantes serão zerados.
– Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa, como o livro didático, artigos, materiais extras disponibilizados pela mediação, sites da internet e outros, apresente as referências no final do trabalho conforme as normas da ABNT NBR 6023:2018.
– Ao final do enunciado dessa atividade, há uma caixa de “RESPOSTA”. Basta inserir o seu texto nesse campo de
resposta.
 Sugerimos que você faça seu texto previamente em um rascunho, como em seu caderno ou em arquivo do Word, para correção ortográfica antes da inserção no campo de resposta.
– A quantidade de linhas é apenas um parâmetro para você sintetizar sua resposta, visto que ao colar sua resposta na caixa de respostas do sistema da atividade 1, a formatação de linhas fica diferente.

– Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois uma vez finalizado, você não poderá mais modificar sua resposta.

Boa atividade

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

ATIVIDADE 1 - CCONT - UNICESUMAR - 54/2023
28/11/2023
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - CCONT - CONTABILIDADE DE ATIVIDADES ECONÔMICAS ESPECÍFICAS - 54/2023 Olá, acadêmico(a) de Ciências Contábeis.   Esta atividade corresponde à Atividade de Estudos 1. Vamos lá?! A contabilidade, em seu papel de gerar informação, não pode deixar de lado a questão ambiental. As empresas não são responsáveis apenas pelo seu impacto econômico, elas […]

ATIVIDADE 1 - DIREITO CONSTITUCIONAL - 52_2024
04/06/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - DIREITO CONSTITUCIONAL - 52_2024 Considere o seguinte julgado do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás:   APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO ANULATÓRIA DE ATO ADMINISTRATIVO. PEDIDO DE GRATUIDADE DA JUSTIÇA NÃO APRECIADO. DEFERIMENTO TÁCITO. APLICAÇÃO DO ART. 52 DO CPC. INCOMPATIBILIDADE COM A FORMA FEDERATIVA DE ESTADO. 1. O pedido de gratuidade da […]

Tente responder às seguintes questões em formato de texto dissertativo:  Quais as características históricas e principais fundamentos desta modalidade? (Lembre-se de citar e referenciar o livro nas normas da ABNT!). O objetivo do clube é vencer qual competição? 
15/07/2024
Integrare Academy

    Tente responder às seguintes questões em formato de texto dissertativo:  Quais as características históricas e principais fundamentos desta modalidade? (Lembre-se de citar e referenciar o livro nas normas da ABNT!). O objetivo do clube é vencer qual competição?  Deve ser digitado em fonte Arial, tamanho 12, fonte na cor “preto”, recuo de parágrafo […]

A percepção sensorial desempenha um papel crucial na aceitação dos alimentos pelos consumidores, sendo que a cor é uma das características mais influentes nesse contexto.
28/08/2024
Integrare Academy

MAPA - SALI - TECNOLOGIA DE ALIMENTOS - 53_2024   A percepção sensorial desempenha um papel crucial na aceitação dos alimentos pelos consumidores, sendo que a cor é uma das características mais influentes nesse contexto. Apesar de ser subjetiva, a cor afeta profundamente a primeira impressão e a percepção global do alimento, juntamente com o […]

DESAFIO: Você, é o(a) Assistente Social da OSC "Cidadãos do Mundo", e recebeu a missão de elaborar o projeto a partir do modelo convencional básico, que vise facilitar a integração socioeconômica e cultural das populações migrantes na comunidade local; promover a compreensão intercultural e reduzir o preconceito e a discriminação; capacitar as populações migrantes para que se tornem agentes de mudança positiva em suas comunidades.
03/05/2024
Integrare Academy

DESAFIO: Você, é o(a) Assistente Social da OSC "Cidadãos do Mundo", e recebeu a missão de elaborar o projeto a partir do modelo convencional básico, que vise facilitar a integração socioeconômica e cultural das populações migrantes na comunidade local; promover a compreensão intercultural e reduzir o preconceito e a discriminação; capacitar as populações migrantes para […]

A dança contemporânea pode ser compreendida como tudo que se cria em nosso tempo, como nos mostra Faro: “é tudo aquilo feito em nosso tempo, por artistas que nele vivem” (FARO, 2011, p. 153). Nesse sentido, não é difícil encontrar declarações de coreógrafos e bailarinos que se opõem ao ballet clássico e as danças acadêmicas, de forma geral, sob a justificativa de que essas linguagens não correspondem aos anseios dos homens contemporâneos.
18/07/2024
Integrare Academy

    A dança contemporânea pode ser compreendida como tudo que se cria em nosso tempo, como nos mostra Faro: “é tudo aquilo feito em nosso tempo, por artistas que nele vivem” (FARO, 2011, p. 153). Nesse sentido, não é difícil encontrar declarações de coreógrafos e bailarinos que se opõem ao ballet clássico e as […]

1 2 3 … 1.606 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp