ATIVIDADE 1 - CCONT - CONTABILIDADE DE ATIVIDADES ECONÔMICAS ESPECÍFICAS - 54/2023
Olá, acadêmico(a) de Ciências Contábeis.
Esta atividade corresponde à Atividade de Estudos 1. Vamos lá?!
A contabilidade, em seu papel de gerar informação, não pode deixar de lado a questão ambiental. As empresas não são responsáveis apenas pelo seu impacto econômico, elas também têm responsabilidade social em sua atividade, afinal, geram empregos e renda.
Além da parte social, as empresas também impactam o meio ambiente, pois elas utilizam recursos, geram resíduos, entre outros fatores. Por esse motivo, nada mais justo de as empresas divulgarem, além de seus resultados econômicos e financeiros, as suas atitudes voltadas para a responsabilidade social e ambiental.
Nesse cenário, o relato integrado se destaca ao incluir informações relevantes, tanto de natureza financeira quanto de outras, com o propósito de transformar a maneira como as organizações prestam contas às partes interessadas, tendo a criação de valor como o cerne do relatório.
Na figura abaixo, podemos observar que é possível o processo de criação de valor envolvendo diversos fatores que operam em um ciclo:
KASSAI, José Roberto; CARVALHO, Nelson; KASSAI, José Rubens Seyiti. Contabilidade ambiental: relato integrado e sustentabilidade. São Paulo: Atlas, 2019.
FRAGALLI, Adriana Casavechia. Contabilidade de Atividades Econômicas Específicas. Maringá – PR.: Unicesumar, 2019. Reimpresso em 2021. (Adaptado).
ATIVIDADE PROPOSTA
Considerando o exposto acima, elabore um texto dissertativo argumentativo com no máximo 20 (vinte) linhas que aborde a importância da contabilidade no contexto da responsabilidade social e ambiental das empresas, bem como o papel do relato integrado nesse cenário.
Em sua resposta, você também deverá abordar: O conceito de relato integrado e seu objetivo, bem como explicar o processo de geração de valor.
ATENÇÃO: Para responder a Atividade de Estudo 1, como sugestão orientamos que digite a sua resposta primeiramente em um arquivo WORD (para rascunho) em seu computador (pois caso digite direto na caixa de texto, no ambiente Studeo, pode acontecer de expirar o tempo e perder sua resposta), depois disso, copie sua resposta e cole na caixa de resposta abaixo. Sua resposta poderá ser enviada apenas uma única vez, depois que finalizar, não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação. (Não é permitido anexar formulário).
ATIVIDADE 1 - CCONT - CONTABILIDADE DE CUSTOS - 54/2023
Olá, estudante de Ciências Contábeis! Esta atividade corresponde à Atividade de Estudos 1. Vamos lá?!
A empresa G. Viana Ltda. fabrica os produtos Alfa e Beta, e utiliza a departamentalização para rateio dos custos indiretos de fabricação. Durante o mês de setembro de 2023, sua produção foi de 1.200 unidades do Produto Alfa e 800 unidades do Produto Beta.
Seus departamentos são:
Departamento 1 - administração geral da fábrica;
Departamento 2 - almoxarifado;
Departamento 3 - caldeiraria e tratamento térmico; e
Departamento 4 – acabamento.
Os custos indiretos de fabricação do mês foram os seguintes:
Fonte: O Autor
Para a distribuição dos custos indiretos, considere as seguintes informações:
- A mão-de-obra indireta é apropriada aos departamentos conforme percentual da folha de pagamentos, sendo: administração geral da fábrica 30%, almoxarifado 10%, caldeiraria e tratamento térmico 35% e acabamento 25%.
- A energia elétrica é rateada aos departamentos conforme a potência instalada: administração geral da fábrica 120kW, almoxarifado 100kW, caldeiraria e tratamento térmico 500kW e acabamento 180 kW.
- O óleo combustível é apropriado somente para o departamento de caldeiraria e tratamento térmico.
- O aluguel é rateado aos departamentos conforme a área ocupada, sendo: administração geral da fábrica 115m², almoxarifado 40m², caldeiraria e tratamento térmico 420m² e acabamento 250m².
- A conta de água e telefone é apropriada da seguinte maneira: 50% para a caldeiraria e tratamento térmico e 50% para a administração geral da fábrica.
Sabe-se também que os departamentos auxiliares, "administração geral" e "almoxarifado", têm seus custos rateados da seguinte maneira:
- Administração geral: pelo número de funcionários na fábrica (Almoxarifado possui 10 funcionários, caldeiraria e tratamento térmico possui 8 e acabamento possui 24).
- Almoxarifado: pelo número de requisições atendidas (caldeiraria e tratamento térmico atendeu 135 requisições e acabamento atendeu 75 requisições).
Por fim, os departamentos produtivos, "caldeiraria e tratamento térmico" e "acabamento, têm seus custos rateados aos produtos da seguinte maneira:
- Caldeiraria e Tratamento térmico: pelo peso total apontado;
- Acabamento: pelo tempo total apontado.
Sendo que os pesos e tempos apontados são:
Fonte: O Autor
Considerando as informações acima, pede-se:
a) Determine o total de cada departamento, após a distribuição dos custos indiretos;
b) Determine o total dos departamentos produtivos, após o rateio dos departamentos auxiliares;
c) Determine o total de custos indiretos apropriados a cada produto.
IMPORTANTE:
Para realizar essa atividade você deverá:
* Assistir o vídeo explicativo da atividade, disponível no item "AULAS AO VIVO / VÍDEOS EXPLICATIVOS";
* Baixar o arquivo “Formulário ATIVIDADE 1 - Custos” disponível no MATERIAL DA DISCIPLINA, e fazer o preenchimento das tabelas;
* Após preencher corretamente todos os campos do formulário, respondendo ao que se pede nos comandos da atividade, renomeie o arquivo, salve no seu computador, anexe no campo indicado “Sua resposta”, clique em “Responder” e, posteriormente em “Finalizar o questionário”.
ATENÇÃO: Ao anexar, certifique-se de que se trata do arquivo correto, pois após a finalização, não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.
ATIVIDADE 1 - CCONT - TEORIA DA CONTABILIDADE E ÉTICA PROFISSIONAL - 54/2023
Olá, acadêmico(a)! A atividade proposta corresponde à Atividade de Estudo 1 da disciplina de Teoria da Contabilidade e Ética Profissional.
O ativo é um recurso controlado pela entidade (e não necessariamente de propriedade da entidade) como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade. O benefício econômico futuro incorporado a um ativo é o seu potencial em contribuir, direta ou indiretamente, para o fluxo de caixa da entidade.
O passivo é uma dívida ou obrigação presente da entidade, derivada de fatos passados e, para a liquidação dessa dívida, será necessária a utilização de ativos. Precisamos entender o termo “obrigação presente” por dois enfoques: no primeiro, não quer dizer que o vencimento é presente, a empresa tem uma dívida a ser paga no prazo de três anos, isto é uma obrigação presente, mas a liquidação será daqui a três anos; no segundo, a obrigação presente é diferente de compromisso futuro, ela é uma dívida líquida e certa, o compromisso futuro é uma decisão administrativa (ato administrativo) de adquirir uma máquina daqui a dois anos do fornecedor alfa, isto não é passivo.
CARVALHO, Eduardo Carmo; et al. Teoria da contabilidade e ética profissional. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2020 [adaptado].
PROPOSTA:
Com base no trecho acima, é possível verificar as características do Ativo e do Passivo. Neste contexto, discorra sobre o conceito que envolve o grupo Circulante e Não Circulante no Ativo e Passivo.
ATENÇÃO:
Para responder a Atividade de Estudo 1, orientamos que digite a sua resposta primeiramente em um arquivo do WORD em seu computador (pois caso digite direto na caixa de texto, no ambiente Studeo, pode acontecer de expirar o tempo e perder sua resposta), depois disso, copie sua resposta e cole na caixa de resposta a seguir.