MAPA/PORTFÓLIO - POD - IMERSÃO PROFISSIONAL: EMPREENDEDORISMO NA ÁREA DA PODOLOGIA - 53_2024
Olá, aluno! Seja bem-vindo a esta atividade.
Para o desenvolvimento de um trabalho estratégico, é necessário que seja realizado um planejamento de pessoas, ou seja, uma atividade de antecipar as necessidades futuras de vagas, projetando o trabalho em sintonia com a estratégia global da administração.
Vale a pena ressaltar que, mesmo que você seja um(a) autônomo(a), com atendimentos particulares ou home care, haverá momentos que será necessário contratar serviços ou outros profissionais para te ajudar na execução de determinados procedimentos. Então, é vital que você sempre busque pessoas alinhadas aos seus valores e cultura, além das competências técnicas.
Para abertura de uma clínica própria é importante ressaltar a necessidade de colocar na ponta do lápis algumas informações de super relevância, que você aprendeu nesta disciplina.
BLANCO, T.H.M. Gestão e Empreendedorismo. Maringá-PR.: Unicesumar, 2020. 136p.
Agora, analise a situação a seguir:
Se imagine formado, e então chega o momento de fazer um levantamento de investimentos e despesas provisionadas, para iniciar a sua rotina de atendimentos básicos, como é o caso da podoprofilaxia. No entanto, descreva algumas informações que foram ensinadas a você sobre o empreendedorismo na podologia.
1) Você sabe que o mercado da podologia é muito abundante, com várias oportunidades profissionais, e que poderá ser ainda mais promissor se você realizar a atuação profissional com responsabilidade empresarial. Assim, descreva como realizar a formulação de um projeto, descrevendo as etapas do que deverá ser feito; e descreva as etapas da implementação para você conseguir alcançar os resultados esperados:
- a) Formulação:
- b) Implementação:
2) Ao realizar o levantamento de dados para investir inicialmente na sua clínica, é necessário que você já preveja alguns investimentos futuros. Portanto, descreva a diferença entre os tipos de indicadores: Margem líquida e Margem bruta.
3) Há três tipos de planejamento a serem considerados, principalmente quando se considera grandes níveis hierárquicos, sendo eles: o planejamento estratégico, o tático e o operacional (ou funcional). Agora mencione quais os níveis e tipos de planejamento.
4) Um dos maiores desafios dos profissionais da podologia é ter uma estratégia para atrair, cobrar o preço adequado e fidelizar o cliente. Para isto, pode ser utilizado as métricas do Business Model Generation descrito no material da disciplina. Portanto, descreva as principais atividades chaves de um modelo de negócio:
- a) Segmentos de clientes:
- b) Proposta de valor:
- c) Canais:
- d) Fontes de receitas:
- e) Recursos principais:
- f) Atividades principais:
- g) Parcerias principais:
- h) Estrutura de custo:
_________________________________________________
Orientações para desenvolver sua atividade MAPA:
Leia o livro da disciplina.
2. Assista às aulas disponíveis no ambiente da disciplina.
3. Assista ao vídeo de orientação para a realização da atividade. Link de acesso: https://youtu.be/L9lI1UXzC3Q (copiar e colar no navegador de internet).
4. Baixe o "Modelo de entrega do MAPA", disponível no ambiente Studeo na pasta “Material da Disciplina” e preencha corretamente todos os campos solicitados.
5. Anexe seu modelo de entrega do MAPA respondido no espaço específico da atividade MAPA.
6. Lembre-se de clicar em “Finalizar” para efetivar sua participação.
7. Evite plágio de informações, neste caso, insira a referência utilizada para consulta das respostas.
*Essa atividade faz parte da composição de notas da disciplina. Sua realização é muito importante.