• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Ler não é decifrar, como num jogo de adivinhações, o sentido de um texto. É, a partir do texto

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

Ler não é decifrar, como num jogo de adivinhações, o sentido de um texto. É, a partir do texto, ser capaz de atribuir-lhe significado, conseguir relacioná-lo a todos os outros textos significativos para cada um, reconhecer nele o tipo de leitura que o seu autor pretendia e, dono da própria vontade, entregar-se a essa leitura, ou rebelar-se contra ela, propondo uma outra não prevista

LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1993.

Nesse texto, a autora apresenta reflexões sobre o processo de produção de sentidos, valendo-se da metalinguagem. Essa função da linguagem torna-se evidente pelo fato de o texto

A) ressaltar a importância da intertextualidade.

B) propor leituras diferentes das previsíveis.

C) apresentar o ponto de vista da autora.

D) discorrer sobre o ato de leitura.

E) focar a participação do leitor.

Solução

Ao discorrer sobre o ato de leitura, a autora utiliza a própria leitura como tema central, configurando o uso da metalinguagem, uma vez que emprega termos relacionados ao processo de decodificação e compreensão textual. Essa abordagem reflete a função metalinguística, onde o código (a linguagem) é utilizado para explicar a si mesmo. No excerto de Marisa Lajolo, o foco está no processo de produção de sentidos proporcionado pela leitura aos leitores, evidenciando a reflexão sobre o próprio ato de ler.

Alternativa D

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

ESTATÍSTICA - 54/2023 - MAPA - CCONT

Olá, acadêmico(a)   Chegou o momento de explorar de forma prática os conteúdos aprendidos na disciplina de Estatística!   Para isso, a atividade proposta corresponde ao MAPA (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem). O objetivo desta atividade é que você se sinta imersivo em uma análise de dados coletados. Vamos lá?!   ​No complexo mundo […]

Com base no estudo da construção sintática do texto, responda aos seguintes questionamentos:

ATIVIDADE 1 - LET - LÍNGUA PORTUGUESA II - 51_2025 De modo geral, as construções sintáticas da língua portuguesa seguem a ordem direta, ou seja, sujeito + verbo + complemento, forma que facilita a leitura e análise sintática. Os termos da oração, no entanto, às vezes, são distribuídos de um modo inverso, com sujeito após […]

PEDE-SE: Apresente de forma breve, qual deve ser o retorno do perito ao magistrado diante dessa situação e o que o magistrado fará em relação ao perito.

ATIVIDADE 1 - CCONT - PERÍCIA, ARBITRAGEM E ATUÁRIA - 51_2025   Olá, acadêmico (a)!  A atividade proposta corresponde a Atividade de Estudo 01 (AE1) da disciplina de Perícia, Arbitragem e Atuária. Quando há algum litígio que envolva áreas que não são de conhecimento do magistrado, para que possa apoia-lo numa solução justa, pode o […]

Também chamado de gráfico de procedimentos ou gráfico de processos, o Fluxograma é a representação gráfica da sequência das etapas

Também chamado de gráfico de procedimentos ou gráfico de processos, o Fluxograma é a representação gráfica da sequência das etapas de um processo. É uma ferramenta de documentação do processo permitindo entender de forma rápida o funcionamento do processo. Reconhecido como uma das 7 ferramentas da qualidade, o Fluxograma é estruturado por símbolos geométricos que […]

AGRO - ATIVIDADE 1 - ECONOMIA E SOCIEDADE - 54/2023

Leia a reportagem a seguir: IBGE confirma nova projeção recorde para safra agrícola em 2023 e vê redução de preços de soja e milho Nova estimativa é 0,8% maior que a de março; queda de preços tende a favorecer a cadeia de produção de proteína animal A safra recorde de soja e milho já tem […]

C: classe média-baixa

ATIVIDADE 1 - CCONT - ESTATÍSTICA - 51_2025   De acordo com uma pesquisa conduzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), o Brasil registrou aumento expressivo no uso de internet durante a pandemia de Covid-19, especialmente entre as camadas mais pobres da população.   Como era de se […]

1 2 3 … 547 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp