• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

TEXTO I Entrevistadora – eu vou conversar aqui com a professora A. D. … o português então não é uma língua difícil?

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

TEXTO I

Entrevistadora – eu vou conversar aqui com a professora A. D. … o português então não é uma língua difícil?

Professora – olha se você parte do princípio… que a língua portuguesa não é só regras gramaticais… não se você se apaixona pela língua que você… já domina que você já fala ao chegar na escola se o teu professor cativa você a ler obras da literatura… obras da/ dos meios de comunicação… se você tem acesso a revistas… é… a livros didáticos… a… livros de literatura o mais formal o e/ o difícil é porque a escola transforma como eu já disse as aulas de língua portuguesa em análises gramaticais.

TEXTO II

Entrevistadora – Vou conversar com a professora A. D. O português é uma língua difícil?

Professora – Não, se você parte do princípio que a língua portuguesa não é só regras gramaticais. Ao chegar à escola, o aluno já domina e fala a língua. Se o professor motivá-lo a ler obras literárias, e se tem acesso a revistas, a livros didáticos, você se apaixona pela língua. O que torna difícil é que a escola transforma as aulas de língua portuguesa em análises gramaticais.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001 (adaptado).

O Texto I é a transcrição de uma entrevista concedida por uma professora de português a um programa de rádio. O Texto II é a adaptação dessa entrevista para a modalidade escrita. Em comum, esses textos

A) apresentam ocorrências de hesitações e reformulações.

B) são modelos de emprego de regras gramaticais.

C) são exemplos de uso não planejado da língua.

D) apresentam marcas da linguagem literária.

E) são amostras do português culto urbano.

Solução

A questão diferencia norma culta e norma padrão, apontando que falantes cultos nem sempre seguem todas as regras gramaticais. Nos dois textos, é usado o português culto urbano, mesmo com desvios da norma padrão, como “ao chegar na escola”. O texto I apresenta a modalidade falada, enquanto o texto II adapta essa fala para a escrita, mantendo a mesma variante linguística sem ser coloquial.

Alternativa E

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Descreva a respeito dos diagramas de sequência e de comunicação. Após isso, faça uma análise sobre suas semelhanças, diferenças e o propósito de cada um no desenvolvimento

ATIVIDADE 1 - ANÁLISE E PROJETO ORIENTADO A OBJETOS - 51_2025   Olá, estudante!    Essa é nossa ATIVIDADE DE ESTUDO (AE1). Leia atentamente o texto e realize o que está sendo proposto na atividade.   "Bons softwares têm documentação que nos permite contar e entender a sua história" (Rando; Freitas, 2022, p. 25).   […]

A atividade proposta corresponde à Atividade de Estudo 1 da disciplina de Sustentabilidade e Responsabilidade Social..

Olá, acadêmico(a) de Gestão Pública! A atividade proposta corresponde à Atividade de Estudo 1 da disciplina de Sustentabilidade e Responsabilidade Social. O objetivo desta atividade é que você se sinta imersivo em uma análise sobre a importância de conferências relacionadas ao meio ambiente e sustentabilidade. Disponível em:<https://www.forte.jor.br/2019/08/29/secretario-geral-da-onu-propoe-organizar-cupula-internacional-sobre-a-amazonia/>. Acesso em: 13 abr. 2023 O modelo de […]

As fraldas descartáveis que contêm o polímero poliacrilato de sódio (1) são mais eficientes na retenção de água que as

As fraldas descartáveis que contêm o polímero poliacrilato de sódio (1) são mais eficientes na retenção de água que as fraldas de pano convencionais, constituídas de fibras de celulose (2).   A maior eficiência dessas fraldas descartáveis, em relação às de pano, deve-se às A) interações dipolo-dipolo mais fortes entre o poliacrilato e a água, em relação […]

EDUESP - ESTUDOS E PRÁTICAS DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL - ATIVIDADE 1 - 54/2023

ATIVIDADE 1 - EDUESP - ESTUDOS E PRÁTICAS DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL - 54/2023   O cenário educacional está mudando continuamente para atender às demandas cognitivas da atual geração de estudantes, conhecidos como nativos digitais. Esses indivíduos estão imersos em um ambiente voltado para a tecnologia desde a infância e são bem versados em […]

A sociedade empresária deixa de ter personalidade jurídica quando se conclui, com o devido registro, o processo denominado "dissolução".

A sociedade empresária deixa de ter personalidade jurídica quando se conclui, com o devido registro, o processo denominado "dissolução". De acordo com o Código Civil, essa dissolução pode ser total ou parcial e decorre da vontade das partes (dissolução consensual) ou por determinação judicial (dissolução judicial). Fonte: VANZELLA, A. F. M.; LAGO, A. C. de […]

Documentos da época guardados hoje no Arquivo do Senado, em Brasília, mostram que muitos senadores manifestaram otimismo e esperança quanto às chances de sucesso do Plano Real enquanto alguns, descrentes, prognosticaram que a inflação, após cair no primeiro momento, logo voltaria com força total.

EXPERIMENTAÇÃO:   Documentos da época guardados hoje no Arquivo do Senado, em Brasília, mostram que muitos senadores manifestaram otimismo e esperança quanto às chances de sucesso do Plano Real enquanto alguns, descrentes, prognosticaram que a inflação, após cair no primeiro momento, logo voltaria com força total.   Como você ou membros da sua família, tais […]

1 2 3 … 547 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp