ATIVIDADE 1 - BEDU - FUNDAMENTOS DE RÍTMICA E DANÇA - 54/2023
(Adaptado - ENADE, 2017) Hoje, dada a falta de espaço, de tempo e em razão das influências midiáticas, as experiências de movimento das crianças restringem-se às advindas das mídias eletrônicas, principalmente da televisão. Com isso, pode-se dizer que as referências de brincadeiras e brinquedos estão quase sempre ligadas aos personagens dos jogos e desenhos eletrônicos, o que resulta na diminuição do repertório de experiências das crianças.
Nesse sentido, o papel da ação do animador sociocultural é fundamental, procurando diversificar ao máximo as atividades oferecidas, em termos de conteúdos. A seguir
- Cite as cinco categorias de conteúdos de atividades de lazer apresentados por Dumazedier (1980).
- Apresente um exemplo de atividade para cada categoria descrita.
- Explique porque a atividade escolhida pode ser classificada dentro da categoria indicada.
ATIVIDADE DE ESTUDO 1 - EDU - ANATOMIA HUMANA APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA - 54/2023
Observe a figura abaixo sobre a dinâmica dos ossos.
A figura representa duas células encontradas no osso humano, enquanto uma “constrói” a outra “desfaz” a matriz óssea.
Quando você observa atentamente um osso, é comum achar que se trata de um tecido inerte, seco e sem vida. Todavia, muito pelo contrário, o tecido ósseo é vivo, dinâmico e se desenvolve e cresce por meio de um metabolismo muito ativo. Pra você ter uma ideia, os ossos são renovados, em média, a cada dois anos.
A ação das células ósseas depende de diversos fatores, como idade, hereditariedade, nutrição, doença, trauma, gravidez, esforço funcional e influência hormonal. Em relação aos hormônios, os ossos sofrem forte influência do hormônio do crescimento (GH), dos hormônios sexuais (testosterona, estrógeno e progesterona), da calcitonina (hormônio tireoidiano) e do paratormônio (ou hormônio paratireoidiano).
Fonte: BARBOSA, C. P. Anatomia Humana. Maringá - PR.: UniCesumar, 2020. Reimpresso em 2021.
Levando em consideração as informações anteriores, responda as questões a seguir:
a) A charge apresenta duas células presentes na dinâmica do osso no ser humano. Assim, qual é a célula óssea representada na célula A e na célula B? Qual a função de cada uma remodelação óssea?
b) Sabendo que a osteoporose é uma doença que acomete pessoas em idade mais avançada (idosos), causando a fragilidade dos ossos, qual das células da charge apresentam maior atuação no desenvolvimento dessa doença? E qual o motivo das mulheres idosas apresentarem a osteoporose com maior frequência? Justifique suas respostas.
ATIVIDADE 1 - BEDU - EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA - 54/2023
Sassaki (1997) é um dos maiores pesquisadores no campo da Educação Inclusiva no Brasil. Por meio de seus estudos, o autor evidencia quatro períodos históricos específicos a respeito do atendimento da pessoa com deficiência. Dentro deste contexto, pudemos observar que as pessoas com deficiência passaram desde a exclusão até o atendimento educacional com foco no desenvolvimento intelectual, afetivo, social e motor.
Fonte: SASSAKI, R. K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.
De fato, cada momento histórico representa uma etapa deste tratamento/atendimento dado à pessoa com deficiência, seja ele de cunho educacional ou não. Dessa forma, considerando as imagens e as informações apresentadas, identifique os quatro momentos contidos nas Imagens 1, 2, 3 e 4 e descreva suas principais características.
Siga o padrão a seguir:
Imagem 1: [identificação do momento; principais caarcterísticas]
Imagem 2: [identificação do momento; principais caarcterísticas]
Imagem 3: [identificação do momento; principais caarcterísticas]
Imagem 4: [identificação do momento; principais caarcterísticas]
ATIVIDADE 1 - BEDU - GESTÃO ESPORTIVA - 54/2023
Sabemos que “a qualificação para a tomada de decisões eficientes e eficazes, no processo de gestão das organizações esportivas, que estão inseridas em diferentes contextos, passa pela formação e pela experiência dos gestores esportivos na busca do desenvolvimento de competências específicas”.
BATISTA DE MIRANDA, Y. de. H. et al. Análise acerca das competências necessárias para a atuação profissional do gestor esportivo. Pensar a prática, v. 20, n. 3, 2017.
De acordo com alguns autores mencionados em nossos estudos e ao longo do livro da disciplina, algumas competências devem ser consideradas como essenciais para o trabalho do gestor esportivo. Dianto do exposto, responda:
a) Quais seriam essas competências para o trabalho do gestor esportivo?
b) Como você, na função de gestor, buscaria caminhos para adquirir tais competências?
ATIVIDADE 1 - BEDU - LUTAS - 54/2023
É conhecimento difundido que as artes marciais possuem uma variada gama de expressões, algumas com históricos milenares. A gênese desses sistemas de combate remonta à própria necessidade de se defender ou de empreender ataque a determinado oponente. Não é incorreto afirmar, portanto, que o ato de lutar é tão antigo quanto a própria espécie humana. Atualmente, tais práticas compõem, junto às ginásticas, aos esportes, às danças, aos jogos, às brincadeiras, dentre outros, um dos objetos de investigação e atuação da Educação Física. Assim, como futuro(a) treinador(a) de lutas, conhecer o vasto universo dessas modalidades é fundamental para uma possível atuação profissional dentro de clubes ou academias.
Fonte: ANDREATO, L. V.; COSWING, V. S. Lutas. Maringá: UniCesumar, 2018.
Considerando tal perspectiva e o estudo das Lutas, responda as duas questões a seguir:
Na Unidade 1, "Conceitos em Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate", vemos a diferenciação dessas três nomenclaturas. Isso fornece uma facilitação da fundamentação teórica e da aplicação pedagógica. Nesse sentido, quais são as principais diferenças entre essas três definições?
A frase "quem luta não briga" é comumente utilizada por professores, instrutores e praticantes dessas modalidades. No entanto, seja nos clubes, seja nas academias, subsiste um entendimento de que as lutas, artes marciais e esportes de combate são catalisadoras de ações violentas e brigas. Responda de acordo com a leitura do referencial teórico e seus conhecimentos:
a) Quais são as diferenças perceptíveis entre uma briga e a prática de uma modalidade de combate?
b) Para você, qual seria a melhor forma de dissociar a compreensão das lutas, artes marciais e esportes de combate de brigas e ações violentas?
ATIVIDADE 1 - BEDU - RECREAÇÃO E LAZER - 54/2023
(Adaptado - ENADE, 2017) Hoje, dada a falta de espaço, de tempo e em razão das influências midiáticas, as experiências de movimento das crianças restringem-se às advindas das mídias eletrônicas, principalmente da televisão. Com isso, pode-se dizer que as referências de brincadeiras e brinquedos estão quase sempre ligadas aos personagens dos jogos e desenhos eletrônicos, o que resulta na diminuição do repertório de experiências das crianças.
Nesse sentido, o papel da ação do animador sociocultural é fundamental, procurando diversificar ao máximo as atividades oferecidas, em termos de conteúdos. A seguir
- Cite as cinco categorias de conteúdos de atividades de lazer apresentados por Dumazedier (1980).
- Apresente um exemplo de atividade para cada categoria descrita.
- Explique porque a atividade escolhida pode ser classificada dentro da categoria indicada.
ATIVIDADE 1 - BEDU - TREINAMENTO ESPORTIVO - 54/2023
Sabendo que o treinamento esportivo visa otimizar o desempenho esportivo dos atletas, durante o processo de treinamento, o atleta é submetido a vários estímulos, físicos, fisiológicos, psicológicos, comportamentais entre outros, objetivando, justamente, essa otimização. Sendo assim, os programas de treinamento devem ser estruturados e organizados da melhor forma possível, considerando os conhecimentos científicos e as experiências do treinador e do atleta.
PEDRO, R.E. Treinamento Esportivo. Maringá: Unicesumar, 2020.
Considerando o texto acima e o estudo dos princípios e organização do treinamento, responda as duas questões abaixo.
No momento do planejamento, o treinador deve ter claro em sua mente quais são as variáveis que ele deve manipular no momento que ele estiver preparando as sessões de treinamento. Nesse sentido o Colégio Americano de Medicina do Esporte recomenda que sejam considerados 6 princípios nesse momento. Sendo assim, cite quais são eles.
Existem vários princípios que regem o treinamento físico esportivo, dentre eles, podemos dizer que dois recebem grande destaque: a individualidade e a sobrecarga progressiva. Desta forma, explique estes dois princípios.