• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

b) Como a escolarização fundamentada nas teorias do letramento pode simultaneamente alfabetizar e promover uma inclusão efetiva?

  • Período

    01/09/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE DE ESTUDO 1 - EESP - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL - 51_2025

 

Texto 1

"O termo alfabetização designa o ensino e o aprendizado de uma tecnologia de representação da linguagem humana, a escrita alfabético-ortográfica. O domínio dessa tecnologia envolve um conjunto de conhecimentos e procedimentos relacionados tanto ao funcionamento desse sistema de representação quanto às capacidades motoras e cognitivas para manipular os instrumentos e equipamentos de escrita" (Soares; Batista, 2005, p. 24).

Fonte: ​SOARES, M.; BATISTA, A. A. G. Alfabetização e letramento: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005.

 

Texto 2

"[...] letramento é um conjunto de práticas sociais que usam a escrita [e a leitura], enquanto sistema simbólico e enquanto tecnologia, em contextos específicos, para objetivos específicos" (Kleiman, 1995, p. 19).

Fonte: KLEIMAN, A. B. Introdução: o que é letramento? Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. B.(org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.

Considerando os conceitos teóricos "alfabetização" e "letramento" e a relação deles com o desenvolvimento educacional de alunos na educação inclusiva, redija um texto dissertativo-argumentativo, de 10 a 20 linhas, sobre os seguintes aspectos:

  1. a) De que maneira a aquisição da leitura e da escrita, quando limitadas apenas à alfabetização do código linguístico, pode se tornar um fator de exclusão no ensino?
  2. b) Como a escolarização fundamentada nas teorias do letramento pode simultaneamente alfabetizar e promover uma inclusão efetiva?

 

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

SISTEMAS HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS - ATIVIDADE 3 - 54/2023

ATIVIDADE 3 - SISTEMAS HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS - 54/2023 O diagrama trajeto passo, também conhecido como diagrama sequencial ou diagrama de sequência, é uma ferramenta gráfica amplamente utilizada na área de automação industrial, engenharia de controle e sistemas automatizados. Esse tipo de diagrama é essencial para representar de forma clara e visual a sequência de […]

ATIVIDADE 1 – GFIN – GESTÃO DE PESSOAS E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES – 52/2023

A cada ano, é fundamental revisar a estratégia da trajetória da sua carreira. Ao fazer isso, alguns pontos são importantes de serem avaliados. O principal é o objetivo final da jornada profissional, ou seja, aonde você deseja chegar, o que espera conquistar. Compreender quais são as coisas mais importantes para sua vida vai ser o […]

MAPA – BEDU – JOGOS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS – 52/2023

A intervenção com jogos e brincadeiras não acontecem exclusivamente em espaços recreativos e educacionais. O uso de estratégias e dos jogos tem uma relação íntima com a forma que o profissional de Educação Física conduz a sua prática. Adaptar e recriar faz parte do nosso trabalho, adequando sempre ao nosso objetivo, público e local de […]

O avanço das tecnologias e recursos digitais têm despertado grande interesse nas pesquisas em educação e ensino. É inquestionável a contribuição desses avanços para os

ATIVIDADE 1 - PRÁTICA PEDAGÓGICA: SABERES DIGITAIS - 51_2025   O avanço das tecnologias e recursos digitais têm despertado grande interesse nas pesquisas em educação e ensino. É inquestionável a contribuição desses avanços para os processos de ensino, aprendizagem e produção de conhecimento. Esse próprio texto, redigido em um software instalado em um computador, possui […]

MAPA - SEG - GESTÃO INTEGRADA DA QUALIDADE (QSSMA) - 51_2025

MAPA - SEG - GESTÃO INTEGRADA DA QUALIDADE (QSSMA) - 51_2025   Olá acadêmico(a) de Tecnologia em Segurança no Trabalho. A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A., Material de Avaliação Prática da Aprendizagem. O objetivo desta atividade é que você se sinta imersivo, para que você possa conhecer a aplicação de algumas ferramentas da qualidade para […]

Quando pensamos no processo de treinamento esportivo, podemos considerar 3 abordagens principais: Analítica, Situacional ou Global. O processo de treinamento analítico

ATIVIDADE 1 - BEDU - FUTSAL E FUTEBOL - 51_2025 Quando pensamos no processo de treinamento esportivo, podemos considerar 3 abordagens principais: Analítica, Situacional ou Global. O processo de treinamento analítico foca em tarefas isoladas e específicas, permitindo uma prática detalhada e controlada de habilidades técnicas. Já o treinamento situacional compreende ações dentro de contextos […]

1 2 3 … 555 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp