• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

ATIVIDADE 3 - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - 54/2023

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

Questão 1

A Umbro deu o passo definitivo na estratégia de investir no futevôlei dentro do mercado brasileiro. A marca inglesa lançou uma coleção de vestuário específica para a prática da modalidade, com camisas de mangas curtas e longas, regatas e shorts, todos com versões masculinas e femininas.

A partir do trecho exposto acima, avalie as afirmações a seguir sobre conceito de estratégia de acordo com Mintzberg.

  1. A estratégia realizada é a estratégia compreendida como um plano.
  2. A estratégia pretendida é a estratégia compreendida como um padrão.

III. A gestão possui uma tendência a definir estratégia como um plano, uma direção.

  1. A estratégia pode ser também um padrão, um comportamento consistente ao longo do tempo.

É correto o que se afirma em:

 

Alternativa 1:

I e II, apenas.

 

Alternativa 2:

III e IV, apenas.

 

Alternativa 3:

I, II e III, apenas.

 

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.

 

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

 

Questão 2

Quando desejamos por um produto ou serviço temos, atualmente, uma série de opções disponíveis, o que pode causar uma confusão na cabeça dos clientes. Visando se destacar diante dos demais atuantes, é essencial criar um plano e definir critérios para ser diferente. É necessário criar valor e agregar para os clientes desenvolvendo uma percepção positiva. Porter (1986 apud PARDO, 2020) desenvolveu três estratégias visando a diferenciação que são a liderança em custo, diferenciação e enfoque e, por fim, o nicho de mercado.

Fonte: PARDO, P. Planejamento Estratégico. Maringá-Pr: Unicesumar, 2016.Reimpresso em 2020.

Considerando as características dessa abordagem, analise as afirmativas a seguir:

I.A Liderança em custo se refere a se destacar em um setor com produtos únicos utilizando pesquisa e desenvolvimento.
II. Por atuar em um mercado popular, o produto tem poucos diferenciais com foco em diminuição de custos, caracterizando a diferenciação e o enfoque.
III. O Nicho de mercado pode ter uma diferenciação baixa a alta atuando em um poucos segmentos de mercado.

É correto o que se afirma em:

 

Alternativa 1:

III, apenas.

 

Alternativa 2:

I e II, apenas.

 

Alternativa 3:

I e III, apenas.

 

Alternativa 4:

II e III, apenas.

 

Alternativa 5:

I, II e III.

 

Questão 3

A essência de fazer o planejamento é cuidar do futuro do negócio visando proteger o patrimônio para continuar mantendo existente. É necessário conhecer tanto sobre o negócio, como também os concorrentes e o mercado de uma forma geral. Uma das importantes ferramentas que pode ser utilizada para auxiliar na jornada é o Modelo das 5 Forças de Porter. Michael Porter é um dos especialistas de negócios que criou uma ferramenta que considera a importância da análise de Concorrentes, Fornecedores, Compradores, Produtos Substitutos, Rivalidade entre Concorrentes. Entender a intenção de cada uma das forças permite criar vantagem competitiva.

Fonte: PARDO, P. Planejamento Estratégico. Maringá-Pr: Unicesumar, 2016.


Considerando o texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

  1. O Modelo das Forças de Porter é essencial para compreender o mercado e embasar o planejamento do negócio

PORQUE

  1. A criação de vantagem competitiva visa se destacar dos demais para se manter no mercado, conquistando uma posição imutável e permanente no mercado.

Assinale a alternativa correta:

 

Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

 

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

 

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

 

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

 

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

 

Questão 4

De acordo com Fusco (1997), uma Unidade Estratégica de Negócio (UEN) consiste na forma adotada por muitas empresas que dividem suas atividades em unidades de negócios independentes, com resultados, estratégias e gestores distintos. Nesses casos, o planejamento estratégico é dividido em duas formas de abordagem: estratégia corporativa e estratégia da unidade organizacional.

Fonte: FUSCO, J. P. A. Unidades estratégicas de negócios: uma ferramenta para gestão competitiva de empresas. Gestão & Produção, v. 4, n. 1, p. 36-51, 1997.

Sobre as unidades de negócio, analise as afirmativas a seguir:

  1. Dentre as estratégias possíveis para os setores fragmentados estão as franquias e as fusões horizontais.
  2. Um setor emergente reflete os setores que estão estagnados e com baixa mudança ou adaptação.

III. Os setores em crescimento são representados por um pequeno conjunto de grandes empresas.

  1. Empresas pequenas não possuem vantagens competitivas diante das empresas grandes.

É correto o que se afirma em:

 

Alternativa 1:

I, apenas.

 

Alternativa 2:

I e IV, apenas.

 

Alternativa 3:

II e III, apenas.

 

Alternativa 4:

I, II e IV, apenas.

 

Alternativa 5:

II, III e IV, apenas.

 

Questão 5

Na elaboração do processo de planejamento, após estudar o mercado e estabelecer os principais alvos desejados, é fundamental considerar as reais possibilidades que podem acontecer. Dificilmente o que você estabeleceu como objetivo acontecerá da forma como deseja, ainda mais em um mercado tão volátil e dinâmico como é o atual. O estabelecimento de cenários é uma excelente forma de compreender o que realmente pode acontecer e te preparar para as dificuldades que aconteçam, por ventura. Pardo (2020) considera importante elaborar 3 possibilidades, sendo eles: otimista, realista e pessimista.

Fonte: PARDO, P. Planejamento Estratégico. Maringá-Pr: Unicesumar, 2016.

Considerando a relevância dos cenários, analise as afirmativas a seguir:

  1. É essencial criar um cenário mais próximo da realidade, o que vai indicar as maiores possibilidades de acontecimento.
    II. Um cenário pessimista deve ser considerado porque as mudanças do mercado podem ir além da visão e até de forma contrário ao que planejou.
    III. O cenário otimista considera que as expectativas são confirmadas na realidade, ou seja, o que foi planejado se confirma e ainda excede o que foi planejado.

É correto o que se afirma em:

 

Alternativa 1:

II, apenas.

 

Alternativa 2:

I e II, apenas.

 

Alternativa 3:

I e III, apenas.

 

Alternativa 4:

II e III, apenas.

 

Alternativa 5:

I, II e III.

 

Questão 6

Além do estabelecimento dos principais indicadores de um negócio feito no Planejamento Estratégico, é preciso traçar estratégias de participação no mercado para dar mais viabilidade na implantação. O Ciclo de Vida de um Produto permite compreender o momento real do mercado e as possibilidades reais de lucro. Há quatro possibilidades que podem ser traçadas, sendo a Introdução a primeira fase em que o produto tem pouco tempo de lançamento, sendo necessário fazer altos investimentos. Na fase de crescimento, a situação já melhora, mas é possível avançar para atingir a maturidade em que se aproxima da capacidade máxima. O desafio é permanecer o máximo de tempo possível para evitar o declínio e também aproveitar para aperfeiçoar ou reinventar o seu produto para continuar proporcionando resultados.

Fonte: PARDO, P. Planejamento Estratégico. Maringá-Pr: Unicesumar, 2016.Reimpresso em 2020.

Considerando o texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

  1. O Ciclo de Vida do Produto permite analisar possibilidades do cenário de aumentar as vendas mesmo no cenário de Introdução fazendo alcançar a etapa de Maturidade mais rapidamente pulando a fase de Crescimento

PORQUE

  1. Existe a necessidade de aperfeiçoar os produtos para continuar existindo no mercado, visto que os lucros começam a diminuir e existe a necessidade de ação imediata para resolver o problema.

Assinale a alternativa correta:

 

Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

 

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

 

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

 

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

 

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

 

Questão 7

A Análise SWOT é uma das ferramentas mais utilizadas no planejamento porque é uma sigla que considera quatro palavras em inglês (Strenghts, Weaknesses, Opportunities, Threats) que podem ser traduzidos por Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Com isso, permite fazer uma análise interna e externa de aspectos do ambiente e de funcionamento do mercado. É importante que cada fator seja analisado com a devida importância para fornecer informações confiáveis para os gestores. Internamente, é analisado os parâmetros de funcionamento considerando os concorrentes, sendo que é possível estar numa situação melhor ou em desvantagem. Externamente, é feito um panorama do ambiente analisando concorrentes, fornecedores, clientes, governo e sociedade. Um ponto importante da aplicação da ferramenta é a atualização constante para ter informações atualizadas.

Fonte: PARDO, P. Planejamento Estratégico. Maringá-Pr: Unicesumar, 2016.


Considerando o texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

  1. A atualização das informações do cenário é essencial para os gestores possam ter confiabilidade das decisões, otimizando o desempenho no mercado.

PORQUE

  1. A Análise Interna é mais importante em comparação com a Externa, porque uma empresa precisa priorizar o funcionamento operacional para otimizar a relação com o mercado.

Assinale a alternativa correta:

 

Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

 

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

 

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

 

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

 

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

 

Questão 8

Além do planejamento ao nível institucional é necessário pensar na questão tática. Um dos pontos que pode ser considerado para negócios que atuam em diferentes segmentos é operar por Unidades de Negócio (UNs) das organizações. A estratégia de operação depende do mercado em que atua podendo haver quatro fases no mercado, conforme Kluyver e Pearce II (2007 apud PARDO, 2020): 1) Setor emergente ou embrionário, 2) Setor em crescimento e fragmentados, 3) Setor maduro, 4) Setor em declínio.

Fonte: KLUYVER e PEARCE II, 2007 apud PARDO, 2020. Planejamento Estratégico. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ. Núcleo de Educação a Distância: Maringá, 2020.

Considerando as características da Economia Compartilhada, analise as afirmativas a seguir:

  1. Na fase emergente, é possível verificar oportunidades de mercado, no qual os atuantes podem se destacar por meio de ações pioneiras.
    II. Em um setor maduro, percebe-se grandes empresas atuando ativamente para conseguir se manter lucrativo no setor e na empresa.
    III. Em uma situação de declínio, é preciso se posicionar seja com desinvestimento ou com uma ação forte para se manter no mercado.

É correto o que se afirma em:

 

Alternativa 1:

II, apenas.

 

Alternativa 2:

I e II, apenas.

 

Alternativa 3:

I e III, apenas.

 

Alternativa 4:

II e III, apenas.

 

Alternativa 5:

I, II e III.

 

Questão 9

Para uma empresa sobreviver no mercado, é comum buscar a diversificação dos produtos. É importante fazer uma análise mais detalhada para saber o desempenho de cada linha, ainda mais quando há nichos diferentes de atuação. A Matriz BCG do Boston Consulting Group ficou conhecida por conta de Bruce Henderson que desenvolveu a matriz crescimento-participação. O objetivo era o cruzamento de informações de crescimento do negócio e participação de mercado, permitindo obter quatro quadrantes: Estrela, Criança-Problema, Vaca Leiteira e Cão. Dessa forma, torna-se possível pensar em alternativas de investimento ou desinvestimento a partir de projeções estabelecidas.

Fonte: PARDO, P. Planejamento Estratégico. Maringá-Pr: Unicesumar, 2016.


Considerando o texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

  1. A Matriz BCG é importante para avaliar o desempenho de linha de produtos visto que cada uma consome recursos organizacionais

PORQUE

  1. Cada quadrante da matriz crescimento-participação visa avaliar a necessidade de aumentar o investimento para ter lucros mais robustos.

Assinale a alternativa correta:

 

Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

 

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

 

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

 

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

 

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

 

Questão 10

É muito comum, atualmente, ficar perdido diante de tantas possibilidades que o mercado possibilita. Para não perder o foco do planejamento, é necessário ter em mente aquilo que deseja porque pode fazer você mudar de estratégia, mas ainda tendo em mente um resultado. Caso seja pertinente, a mudança da visão ocorrerá para ser mais relevante em resultados para um negócio. Uma visão estratégica permite deixar claro o que é relevante e que ajuda a dar sentido para a Missão Organizacional.

Fonte: PARDO, P. Planejamento Estratégico. Maringá-Pr: Unicesumar, 2016.Reimpresso em 2020.

Considerando as características da Visão Organizacional, assinale a alternativa correta:

 

Alternativa 1:

É um objetivo de curto prazo a ser atingido por uma das áreas-chave do negócio que traz impactos positivos para as demais.

 

Alternativa 2:

Representa como uma bússola indicando um rumo a ser seguido orientando para onde a organização precisa remar.

 

Alternativa 3:

Direciona os colaboradores e outros stakeholders em relação à razão de estar no mercado permitindo compreender os diferenciais competitivos.

 

Alternativa 4:

Produzir soluções tecnológicas para melhorar a experiência de viagem de famílias é um exemplo de Visão focado em determinado público.

 

Alternativa 5:

A aplicação se dá em negócios de médio e grande porte que podem escolher o rumo conforme os próprios interesses, diferente do porte pequeno, com uma possibilidade.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Após análise da equipe multidisciplinar na clínica, estabeleceram-se as seguintes condutas terapêuticas à paciente:
27/08/2024
Integrare Academy

MAPA - AROMATERAPIA E CROMOTERAPIA - 53_2024   Olá, aluno (a)! Para te aproximar da prática profissional, trazemos, abaixo, um caso clínico hipotético. Leia-o com atenção e analise a imensidão de possibilidades de protocolos de tratamento que a Aromaterapia e a Cromoterapia nos fornecem. Após, responda ao que se pede, baseando-se no seu livro didático. […]

QUESTÃO 6 A pressão arterial (PA) é descrita como a força exercida contra as paredes das dos vasos (artérias) durante a circulação do sangue e é dividida em Pressão Arterial Sistólica (PAS) e Pressão Arterial Diastólica (PAD).
30/04/2024
Integrare Academy

QUESTÃO 6 A pressão arterial (PA) é descrita como a força exercida contra as paredes das dos vasos (artérias) durante a circulação do sangue e é dividida em Pressão Arterial Sistólica (PAS) e Pressão Arterial Diastólica (PAD).   Fonte: ARDENGUE, M.; LUZ, S.R. Síndrome metabólica e exercício físico: conceitos, características e orientações. UniCesumar. Maringá, 2024. […]

A ETAPA: análise da situação problema Entendendo a Abertura Comercial   Abertura Comercial é a abertura da economia de um país para receber mais bens e serviços importados. Para isso, um dos principais fatores é a redução do imposto de importação. A abertura comercial de um país, ou seja, sua abertura para a entrada de bens e serviços produzidos por outros países, representa uma transição de uma política econômica mais protecionista e desenvolvimentista para uma política mais liberal.
19/07/2024
Integrare Academy

    1) PRIMEIRA ETAPA: análise da situação problema Entendendo a Abertura Comercial   Abertura Comercial é a abertura da economia de um país para receber mais bens e serviços importados. Para isso, um dos principais fatores é a redução do imposto de importação. A abertura comercial de um país, ou seja, sua abertura para […]

Hoje, 839,7 mil pessoas estão presas em cárceres estaduais, federais e em prisão domiciliar no país, de acordo com dados do Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais). ... Os números indicam um cenário de “encarceramento massivo”, segundo o coordenador do Geni (Grupo de Estudos de Novas Ilegalidades) da Universidade Federal Fluminense, pesquisador Daniel Hirata. “É um problema global que atinge diversos países do mundo. Vivemos nas últimas 3 décadas, pelo menos, um aumento contínuo em praticamente todos os países”, disse. No mundo, há por volta de 10,77 milhões de pessoas em instituições penais, conforme números mais recentes do WPB (World Prison Brief), banco de dados com informações globais sobre sistemas prisionais.
18/07/2024
Integrare Academy

  Hoje, 839,7 mil pessoas estão presas em cárceres estaduais, federais e em prisão domiciliar no país, de acordo com dados do Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais). ...   Os números indicam um cenário de “encarceramento massivo”, segundo o coordenador do Geni (Grupo de Estudos de Novas Ilegalidades) da Universidade Federal Fluminense, pesquisador Daniel […]

A EC 132/2024, também alterou o art. 156-A da Constituição Federal de 1988 (CF), delegando à Lei Complementar instituir Imposto Sobre Bens e Serviços (IBS), que deverá substituir o Imposto sobre Circulação
21/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - CCONT - CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO - 53_2024   Olá, acadêmico(a)! A atividade proposta corresponde à Atividade de Estudo 1 da disciplina de Contabilidade e Planejamento e Tributário.   ​Há mais de trinta anos que se discute a necessidade de uma reforma tributária no nosso país e, em 2023, por meio da […]

Além dos dados informados, você realizou alguns testes e mediu a temperatura do fluido refrigerante em alguns pontos específicos do sistema como a entrada do compressor e a saída do condensador, encontrando os valores de 0°C e 26°C respectivamente.
07/05/2024
Integrare Academy

Além dos dados informados, você realizou alguns testes e mediu a temperatura do fluido refrigerante em alguns pontos específicos do sistema como a entrada do compressor e a saída do condensador, encontrando os valores de 0°C e 26°C respectivamente. Fonte: Autor, 2024   Para efeito de simplificação, você modelou o sistema como um ciclo ideal, […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp