• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

SSOC - OFICINA DE INSTRUMENTOS TÉCNICOS OPERATIVOS - MAPA - 54/2023

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - SSOC - OFICINA DE INSTRUMENTOS TÉCNICOS OPERATIVOS - 54/2023

Caro(a) estudante!

Bem-vindo(a) à atividade M.A.P.A. da disciplina Oficina de Instrumentos Técnicos Operativos!

Nosso objetivo é contruirmos juntos uma análise que permita a compreensão adequada dos instrumentos técnicos-operativos relevantes, coerência e clareza na descrição da estratégia de intervenção e consideração ética na prestação de serviços, visando avaliar sua capacidade de aplicar os conhecimentos teóricos em um contexto prático.

Para iniciarmos, aprecie os fragmentos a seguir:

Cada intervenção conduzida por Assistentes Sociais é uma manifestação da escolha consciente desse profissional. Essa escolha é fundamentada em uma interseção de princípios teóricos, éticos, políticos e técnicos, que ampliam o leque de oportunidades para a construção de uma ação profissional guiada por valores específicos.

Fonte: GUERRA, Y. A dimensão técnico-operativa do exercício profissional. In: SANTOS, C. M.; BACKX, S.; GUERRA, Y. (org). A dimensão técnico-operativa no Serviço Social: desafios contemporâneos. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2012.

“Os instrumentos utilizados pelas e pelos assistentes sociais cumprem um papel de ferramenta de mediação para a concretização das ações profissionais. Dessa forma, os instrumentos são meios pelos quais podem se efetivar escolhas profissionais. E se os instrumentos são, por natureza, neutros, as escolhas das e dos assistentes sociais não são. Segundo Forti (2012, p. 7), '[…] os instrumentos são elementos imprescindíveis à ação dos profissionais e não são em si conservadores, progressistas ou revolucionários, mas, comportam, traduzem diferentes e até antagônicos vieses do pensamento e projetos profissionais'. Portanto, os instrumentos não carregam em si uma tendência própria a serem críticos ou conservadores. Quem imprime essa tendência ao instrumento é a ação profissional, pois essa sim será sempre dotada de determinada concepção teórico-metodológica e de escolhas ético-políticas.”

PAULA, L. G. P. de. A dimensão técnico-operativa no trabalho de assistentes sociais. In: CONSELHO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL DE MINAS GERAIS (org.). A dimensão técnico-operativa no trabalho de assistentes sociais.1. ed. Belo Horizonte: CRESS, 2023. p. 79-96.

FORTI, V. Prefácio. In: SANTOS, C. M.; BACKX, S.; GUERRA, Y. (org.). A dimensão técnico-operativa no Serviço Social: desafios contemporâneos. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2012.

Tendo como ponto de partida a reflexão apresentada, apresentamos a seguir as orientações para a realização do M.A.P.A. da disciplina “Oficina de Instrumentos Técnicos Operativos”.
Nesta atividade, você terá a oportunidade de aplicar seus conhecimentos sobre os instrumentos técnicos-operativos do Serviço Social em um contexto de estudo de caso. Leia com atenção o ESTUDO DE CASO e, em seguida, desenvolva cada uma das etapas conforme proposto no formulário da atividade, não se esquecendo de observar os comandos próprios de cada uma delas. Lembre-se de fundamentar suas respostas em teorias e conceitos pertinentes.

ESTUDO DE CASO

Você é um(a) assistente social trabalhando em um Centro de Referência da Assistência Social - CRAS da sua cidade.
Genoveva, 25 anos, é provedora de uma família monoparental feminina e necessita de ajuda. Ela tem três filhos menores, sendo que o caçula, de acordo com a pedagoga da escola em que estuda, apresenta indícios de ter transtorno do espectro autista; não consegue se inserir no mercado formal de trabalho; não possui nível médio e experiências profissionais anteriores na Carteira de Trabalho mas já fez “bicos” como faxineira e babá; está enfrentando dificuldades financeiras para pagar o aluguel e comprar alimentos. Além disso, ela sofre de ansiedade e depressão devido ao estresse constante.
Genoveva procurou o CRAS e pediu ajuda para acessar benefícios sociais e encontrar um novo emprego.

ETAPA 1:
- Em até 1 (uma) lauda, identifique e explique pelo menos três instrumentos técnicos-operativos que você, como Assistente Social, pode usar para conhecer melhor e avaliar as necessidades da Sra. Genoveva com relação às demandas apresentadas por ela. Como esses instrumentos podem ajudar a coletar informações relevantes?

ETAPA 2:
- Mapeie, em até 1 (uma) lauda, quais equipamentos, serviços, programas ou projetos da região em que você mora poderiam atuar em rede frente às demandas da Sra. Genoveva. Descreva a função que cada um desempenharia e responda se existe algum protocolo e/ou fluxo estabelecido para atendimento desta demanda.

ETAPA 3:
- Com base na identificação das necessidades da Sra. Genoveva, em até 2 (duas) laudas descreva uma estratégia de intervenção que você implementaria como Assistente Social. Como você usaria os instrumentos técnicos-operativos para desenvolver e adaptar essa estratégia?

ETAPA 4:
- Além dos instrumentos técnicos-operativos, como você envolveria a Sra. Genoveva no processo de tomada de decisões e no desenvolvimento de um plano de ação? Como a participação ativa dela pode contribuir para o sucesso da intervenção? Responda através de um texto dissertativo de até 2 (duas) laudas.

ETAPA 5:

 

- Considere, hipoteticamente, que você realizou o acompanhamento desta família durante 2 anos no CRAS e fez todas as intervenções mencionadas nas etapas anteriores.
- Redija, em até 5 (cinco) laudas, um Relatório Social com Parecer Social promovendo essa família e desligando do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF.

“O relatório social é um dos documentos mais usados pelos(as) assistentes sociais nos diferentes espaços ocupacionais. Nele, o(a) profissional, segundo Fávero (2009), descreve e interpreta uma determinada situação e/ou expressões da questão social”. (CRAVEIRO, 2022, p.116)
“Já em relação ao relatório social, o(a) profissional descreve e interpreta determinadas situações à luz dos conhecimentos científicos presentes na formação em Serviço Social. Constantemente, há uma confusão entre o que é relatório informativo e o que é relatório social. Por esse motivo, cabe essas reflexões iniciais, a fim de entendermos que o relatório social vai além de narrações de fatos e situações. Para ser considerado um relatório social, devem ser estabelecidas interpretações e análises a partir dos conhecimentos teórico-metodológico, ético-político e técnico-operativo presentes na formação em Serviço Social”. (CRAVEIRO, 2022, p.117)

Fonte: CRAVEIRO, A. V. Oficina de Instrumentos Técnicos Operativos. Maringá: UniCesumar, 2022.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

- Para realização da atividade, utilize o formulário padrão da atividade presente no material da disciplina.
- Acesse o vídeo explicativo da atividade na sala do café de seu ambiente Studeo.
- Apresente fundamento teórico e conceitual sólido em suas respostas, sempre prezando pelo respeito às normas da ABNT.
- Apresente um envolvimento eficaz da usuária (Sra. Genoveva) no processo de tomada de decisões.

Bons estudos!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

De ponta a ponta, é tudo praia-palma, muito chã e muito formosa. Pelo sertão nos pareceu, vista do mar, muito grande, porque, a estender

De ponta a ponta, é tudo praia-palma, muito chã e muito formosa. Pelo sertão nos pareceu, vista do mar, muito grande, porque, a estender olhos, não podíamos ver senão terra com arvoredos, que nos parecia muito longa. Nela, até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; […]

ESTATÍSTICA - 54/2023 - MAPA - CCONT

Olá, acadêmico(a)   Chegou o momento de explorar de forma prática os conteúdos aprendidos na disciplina de Estatística!   Para isso, a atividade proposta corresponde ao MAPA (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem). O objetivo desta atividade é que você se sinta imersivo em uma análise de dados coletados. Vamos lá?!   ​No complexo mundo […]

INTRODUÇÃO A ÁLGEBRA LINEAR - MAPA - 54/2023

MAPA - INTRODUÇÃO A ÁLGEBRA LINEAR - 54/2023 “Uma economia é um sistema bastante complexo com muitas relações entre os diversos setores da economia e os bens e serviços que produzem e consomem. Determinar preços e níveis de produção ótimos sujeitos a metas econômicas desejadas requer modelos matemáticos sofisticados. A álgebra linear tem provado ser […]

AE3 - BEDU - INICIAÇÃO ESPORTIVA - 51/2024

ATIVIDADE 3 - BEDU - INICIAÇÃO ESPORTIVA - 51/2024   QUESTÃO 1 Quando pensamos nas características e competências que fazem um treinador ser bem-sucedido, uma forma de observar criticamente o perfil de competências é identificar se há características comuns com treinadores que, durante a sua carreira, obtiveram sucesso. Por isso os autores Salmela, Draper e […]

Ryle (1951) nos mostra que a tarefa da filosofia seria tornar claras as ideias e conceitos, afastando ao máximo conceitos considerados enganadores.

QUESTÃO 6 Ryle (1951) nos mostra que a tarefa da filosofia seria tornar claras as ideias e conceitos, afastando ao máximo conceitos considerados enganadores. Para ele, os enigmas filosóficos surgem quando a troca de signos ou termos resulta em uma composição absurda. Quando esse absurdo é fácil de identificar, pode-se buscar a origem dele e […]

54/2023 - DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA - ATIVIDADE 1

As subestações apresentam as funções de: elevadora de transmissão, abaixadora de subtransmissão e de distribuição, conforme seu propósito. A característica comum aos tipos apresentados é quanto ao seu objetivo, que é modificar as características da energia elétrica. As subestações possuem conjuntos de condutores, equipamentos e dispositivos, e com estes conjuntos atuam para garantir a operação […]

1 2 3 … 555 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp