MAPA - ECO - FILOSOFIA E ÉTICA - 53_2024 Olá, estudante! A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A.- Material de Avaliação Prática da Aprendizagem para a disciplina de Filosofia e Ética. O objetivo desta atividade é que você se sinta imersivo em uma análise de comportamento humano, cujo estudo da filosofia e da ética podem colaborar na interpretação e entendimento de ações, comportamentos e atitudes que envolvem a democracia e a cidadania. TÍTULO: A VIOLÊNCIA ESTRUTURAL E O DESRESPEITO À VIDA PROBLEMATIZAÇÃO: Qual é o reflexo da violência? Será que a violência estrutural existe? Como a violência estrutural desrespeita a vida em sociedade? Quais são os impactos econômicos resultantes da violência? Conheceremos nessa atividade os problemas que envolvem a violência estrutural, de gênero e os impactos que ocasionam desrespeito à vida. SIGNIFICAÇÃO: Os conhecimentos da filosofia e da ética envolvem estudo do próprio comportamento humano, do respeito ao próximo, da dignidade humana, dos regimes políticos democráticos ou totalitários e da busca por cidadania, por direitos fundamentais, tais como segurança pública, moradia, saúde e educação. A significação visa diagnosticar a violência, dentre suas formas e os seus impactos na economia, na vida social e perante os impactos que geram desrespeito à vida. EXPERIMENTAÇÃO: Você já estudou e compreendeu a importância da segurança pública? Já ouviu ou estudou sobre a violência de gênero? Já refletiu sobre o custo da violência e os seus impactos gerados em toda sociedade? Certamente, se você fez, você já ouviu sobre esses temas sociais, sobre a história de fatos e atos de violência. Nesse contexto, a atividade proposta inserirá o estudante nesse campo imersivo, para refletir perante as condutas morais e éticas que fazem parte do dia a dia do profissional da economia e os impactos sociais e econômicos gerados. Reflexão: trata-se de um momento de observação analítica, leitura e reflexão da atitude ética para formação profissional e construção da moral, que impacta diretamente na valorização humana, fazendo com a atividade estimule o estudante de forma que ele seja capaz de decifrar, compreender e estruturar sobre o objeto investigado, sobre sua experiência e sobre sua observação. Ação/Avaliação: esse exercício compreende uma reflexão em leitura do texto abordando a democracia e a cidadania no campo ético-profissional, que podem impactar diretamente nas condutas e comportamentos sociais influenciadas pelas instituições e modos de comportamento estabelecidos. Para agregar maior conhecimento, será realizada leitura do texto e análise interpretativa para resolução de respostas. Instruções para Realização da Atividade Todos os campos deverão ser devidamente preenchidos. É obrigatória a utilização deste formulário para a realização do MAPA. Esta é uma atividade individual. Caso identificado cópia de colegas, o trabalho de ambos será zerado. Utilizando este formulário, realize sua atividade, salve em seu computador, renomeie e envie em forma de anexo. Formatação exigida para esta atividade: documento Word, Fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado. Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa, referencie conforme as normas da ABNT. Critérios de avaliação: utilização do Template; atendimento ao tema; constituição dos argumentos; organização das ideias; e atendimento às normas ABNT. Procure argumentar de forma clara e objetiva, de acordo com o conteúdo da disciplina. Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu Professor Mediador. Bons estudos! M.A.P.A. Texto 1: A VIOLÊNCIA ESTRUTURAL E O DESRESPEITO À VIDA Atualmente, há muito debate sobre como devemos tratar os transgressores, isto é, os indivíduos que rompem com as normas estabelecidas. Vamos com calma com esse assunto polêmico, pois é um tema delicado e que aborda divergências de opiniões. É certo que esse assunto está no centro da questão da ética e da violência, já que o Brasil tem grande número de homicídios. Para termos uma ideia, em nosso país, os números de homicídios passam dos 60 mil por ano, de acordo com dados de pesquisa do IPEA (2017, on-line), juntamente com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Fonte: MARTINELLI, S. E. Filosofia e ética. Maringá: UniCesumar, 2019. Texto 2: Violência contra a mulher tira R$ 214 bi da economia e afeta quase 2 milhões de empregos Estudo da Federação das Indústrias de Minas Gerais aponta que impacto das ações começa com a ausência no trabalho, a queda na produtividade e a perda do emprego. A violência contra a mulher produz um impacto de R$ 214,42 bilhões no Produto Interno Bruto (PIB) ao longo de dez anos. A estimativa faz parte de um estudo da gerência de economia e finanças empresariais da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). De acordo com a pesquisa, a violência contra a mulher provoca o fechamento de 1,96 milhão de postos de trabalho no país, com perda de massa salarial de R$ 91,44 bilhões e de arrecadação de R$ 16,44 bilhões em tributos em uma década. “Quase 13% das mulheres que trabalham enfrentam algum tipo de violência doméstica. Isso se traduz em falta ao trabalho, queda de produtividade, até saída do mercado de trabalho, dependendo do nível de violência. E devemos considerar que esses dados são sub notificados porque muitas mulheres não registram boletim de ocorrência”, afirmou Daniela Britto, economista-chefe da Fiemg e responsável pelo estudo. No Brasil, as mulheres respondem por 45,4% do mercado de trabalho, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2019, o país registrou 184.358 agressões contra a mulher, incluindo violência física, psicológica e sexual. Desse total, mais da metade foram reincidências. Daniela observou que o impacto da violência contra a mulher na economia começa com a ausência no trabalho, a queda na produtividade, a perda do emprego. Mas a longo prazo pode gerar a redução da produtividade nas empresas, devido à queda do consumo provocada pela redução da massa salarial. A demanda retraída leva à redução na produção e ao fechamento de postos de trabalho. De acordo com os dados da Fiemg, 12,5% das mulheres ocupadas economicamente relataram algum tipo de violência nos últimos 12 meses, o que equivale a 3,3 milhões de mulheres no país. Desse total, 25% faltaram pelo menos uma vez ao trabalho nos últimos 12 meses. Na média, as mulheres vítimas de violência faltaram 18 dias de trabalho por ano, o que implica uma perda de massa salarial de R$ 974,8 milhões, calcula a Fiemg. De acordo com Daniela, as simulações feitas pela Fiemg no estudo não levaram em conta outros impactos que as mulheres podem sofrer por causa da violência, como perda da capacidade de aprendizado, efeitos psicológicos prolongados e redução do estímulo à qualificação. O nosso cálculo é bem conservador”, afirmou Daniela. Em um cenário mais extremo, de aumento da violência contra a mulher, o impacto no PIB chegaria a R$ 301,2 bilhões, com perda de 2,8 milhões de empregos, segundo estimativas da entidade. Fonte: https://valorinveste.globo.com/mercados/brasil-e-politica/noticia/2021/10/14/violencia-contra-a-mulher-tira-r-214-bi-da-economia-e-afeta-quase-2-milhoes-de-empregos.ghtml. Acesso em: 25 jun. 2024. O nosso livro didático, as aulas, bem como os materiais extras e projetos de ensino, poderão lhe auxiliar na realização dessa atividade. ATIVIDADE MAPA Mediante o conteúdo exposto, e com base nos conhecimentos adquiridos na disciplina de Filosofia e Ética, nossa atividade MAPA consiste nas seguintes etapas: Leia os textos 1 e 2 e responda de forma explicativa às perguntas a seguir. Nessa etapa, o estudante deve consultar o livro da disciplina. Responda como é a taxa de homicídios no Brasil e explique quais os índices que geram maior número de ocorrências? O mesmo fenômeno de distorção ética ocorre na morte de mulheres no Brasil. O feminicídio, por exemplo, é fruto da cultura estruturalmente machista e violenta, e que faz do Brasil o 5° país em assassinatos de mulheres por condições de gênero no mundo. Defina o que é o feminicídio. Explique a Lei do Feminicídio no Brasil e a sua efetivação.
Postado em:
27/08/2024
Curso:
Economia