MAPA - ECO - HISTÓRIA ECONÔMICA GERAL - 53_2024
Olá, estudante!
Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na nossa disciplina de História Econômica Geral!
Vamos à AÇÃO!? A seguir, vamos detalhar o caminho para resolução da sua atividade MAPA.
Primeira etapa: LER atentamente os textos de apoio.
Segunda etapa: REALIZAR a atividade respondendo ao que se pede no comando.
Terceira etapa: ENVIAR a atividade por meio do formulário disponível no Material da Disciplina.
PRIMEIRA ETAPA: AQUECIMENTO - Leitura dos textos de apoio.
Gráfico 1 - A Grande Aceleração
Fonte: Weetman
Texto 1
A partir dos anos 1970, constata-se cada vez mais que muitos dos recursos de que dependemos para a nossa sobrevivência são finitos ou estão sujeitos às restrições impostas pela velocidade de renovação ou pela disponibilidade de terras. Em nossos ambientes urbanos, é fácil esquecer que a Terra e seus sistemas vivos fornecem tudo o que usamos ou consumimos – alimentos, ar, água, habitação, roupas, transporte – tudo.
Rachel Carson, em seu livro Silent Spring (1962) [ed. bras. Primavera silenciosa, tradução Cláudia Sant’Anna Martins, Gaia, 2013], promoveu a conscientização do público quanto ao meio ambiente e a destruição da vida silvestre, em consequência do amplo uso de pesticidas.16 A imprensa a condenou, e a indústria química até tentou proibir o livro. Desde 1950, as práticas agrícolas mudaram em muitos países desenvolvidos, usando fertilizantes sintéticos e técnicas de irrigação para conseguir enormes aumentos no rendimento das safras. Além disso, a população humana manteve o rumo de crescimento exponencial, com cada vez mais gente e cada vez mais consumo. No século XX, enquanto a população quadruplicou, o produto interno bruto (PIB) e o consumo aumentaram por um fator de vinte. Muitos outros indicadores de consumo e desenvolvimento mostram a mesma tendência de crescimento exponencial a partir da década de 1950. O gráfico apresenta alguns exemplos da “Grande Aceleração”. Quando os efeitos da “Grande Aceleração” começaram a se manifestar, cientistas e instituições passaram a questionar nossas maneiras tradicionais de vender e consumir produtos.
WEETMAN, Catherine. Economia Circular: conceitos e estratégias para fazer negócios de forma mais inteligente, sustentável e lucrativa. Autêntica Business, 2019.
Texto 2
É fácil esquecer que a Terra fornece tudo de que precisamos para sobreviver e prosperar. Extraímos nossos “recursos técnicos” (metais, minerais, petróleo, etc.) da crosta terrestre e cultivamos “materiais biológicos” (alimentos, fibras, madeira, etc.) com a ajuda da natureza. Dependemos da natureza para obter ar puro, água potável e solo saudável, e para preservar os sistemas vivos complexos que “limpam” a nossa pegada, ou footprint. Assim, se levantarmos os estoques de tudo isso, como esses elementos se situam em relação à demanda presente e futura?
O contexto de negócios estão mudando – as organizações estão reconhecendo que os negócios existem como subconjunto de nosso mundo vivo, e da sociedade – não o oposto! O valor da marca e a “licença para operar” devem depender de abordagens responsáveis no uso dos recursos. As organizações estão melhorando suas abordagens em compras, processamento, manufatura e fim de uso do produto, garantindo esse “não fazer mal” às comunidades e aos sistemas vivos. As marcas são poderosas, e podem impulsionar o crescimento das vendas. Os consumidores e as ONGs, porém, estão começando a expor problemas éticos. As informações se difundem com rapidez, destruindo a confiança e a reputação, quase da noite para o dia. A internet e as redes sociais conectam entre si pessoas com ideias semelhantes, oferecendo-lhes acesso rápido e fácil às informações. Campanhas organizadas por ONGs e grupos de consumidores divulgam preocupações ambientais e éticas. [...]
Estamos enfrentando o fim da energia barata, mais a superexploração de recursos finitos e renováveis, os custos crescentes daí resultantes e a disparada da população e do consumo – além do risco significativo de degradação dos sistemas vivos. A economia linear, com os produtos e materiais fluindo principalmente em uma direção, é dissipadora de recursos e de oportunidades de criar valor. As cadeias de suprimentos ajustadas ao futuro circularão materiais e produtos, captando materiais renováveis ou reciclados, manejando fluxos de subprodutos e criando loops fechados para recuperar recursos valiosos. Precisamos de mudanças fundamentais nos modelos de negócio tradicionais. Os negócios convencionais já não são opção. É fundamental, portanto, considerar a economia circular, um conceito de uma economia verdadeiramente sustentável, que funciona sem resíduos, poupa recursos e atua em sinergia com a biosfera.
WEETMAN, Catherine. Economia Circular: conceitos e estratégias para fazer negócios de forma mais inteligente, sustentável e lucrativa. Autêntica Business, 2019.
SEGUNDA ETAPA: REALIZAR a atividade respondendo ao que se pede nos comandos.
Os principais cientistas concluem que a atividade humana, inclusive nosso sistema econômico global, é, agora, o principal indutor de mudança no sistema terrestre – a soma dos processos físicos, químicos, biológicos e humanos em interação constante. Agora suponha que você foi convidado a ministrar uma palestra intitulada: Agenda 2030: Os objetivos de Desenvolvimento Sustentável sob uma perspectiva histórico econômica. A sua fala será voltada para o público geral, leigos e estudantes. Diante dessa responsabilidade construa um texto que será a base do seu discurso contemplando os seguintes pontos:
- a) Relacione o gráfico 1 com as transformações produtivas históricos ocorridas a partir da segunda metade do século XVIII.
b) Discorra sobre as transformações do capitalismo pós segunda guerra e a relação com o meio ambiente.
Para desenvolver essa atividade, você pode se valer dos textos disponibilizados no Material da Disciplina.
Terceira etapa: ENVIAR a atividade por meio do formulário disponível no Material da Disciplina.
IMPORTANTE:
Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Materiais >> Material da Disciplina.
2. Disserte a respeito do tema, seguindo como roteiro os tópicos elencados anteriormente. Obs.: seu texto deve conter no mínimo 15 linhas e no máximo uma lauda (página).
3. A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Template de entrega da atividade MAPA disponível no material da disciplina.
4. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
5. Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar.
6. Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
7. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
8. Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
9. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.
Bons estudos!
Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao(à) Professor(a) Mediador(a)!