PRIMEIRA ETAPA: AQUECIMENTO - Leitura do texto de apoio
Quais Fatores Levaram À Mudança Do PMBOK?
Quando se trata de Guia PMBOK, uma coisa é certa: cada edição será ainda mais completa do que a anterior.
Nesse sentido, a sétima edição, assim como as outras, acompanha a evolução dos processos produtivos e as novas demandas de um mercado muito mais digitalizado.
Por isso, ela tem como escopo o gerenciamento de projetos com orientação para mudanças, refletindo assim o espírito do seu tempo, em que a inovação é disruptiva.
Para isso, os editores foram longe, ampliando de sete para 12 os Princípios de Gerenciamento de Projetos.
Outra mudança bastante significativa é a inclusão do conceito de Sistema de Entrega de Valor, em que se busca definir parâmetros de valor agregado para organizações e stakeholders.
Há ainda outra modificação em relação à sexta edição: na seção denominada Guia PMBOK, sai de cena o tópico “Áreas de Conhecimento e Grupos de Processos”, que dá lugar a “Domínios de Desempenho do Projeto”.
Assim, os fatores que levaram à criação da sétima edição são de certa forma os mesmos que vêm permeando as edições anteriores: ou seja, a necessidade de manter em constante aperfeiçoamento um guia que, desde sempre, é uma obra viva e inacabada.
É muito importante destacar a inclusão dos 12 princípios para entrega de valor na sétima edição do Guia PMBOK.
De forma resumida, eles consistem em:
- Servidão;
- Colaboração;
- Empatia;
- Foco no Valor;
- Pensamento Sistêmico;
- Liderança;
- Tailoring (Adaptação);
- Qualidade;
- Complexidade;
- Riscos;
- Adaptabilidade;
- Resiliência e Mudanças.
Não tem como não lembrar dos 12 princípios do Manifesto Ágil, que, por sinal, passa a ter um lugar de destaque no guia.
Outro destaque, como vimos, é a substituição das 10 Áreas de Conhecimento, que dão lugar aos 8 Domínios de Desempenho do Projeto, que conheceremos mais à frente.
São modificações bastante expressivas, pois alteram o que era considerado até então como parte da espinha dorsal do Guia PMBOK.
Elas refletem o processo adaptativo do guia, que agora contempla as demandas de um mercado global, conforme o conceito VUCA World (na sigla em inglês), em que a realidade contemporânea é tida como Volátil, Incerta, Complexa e Ambígua.
Em um contexto como esse, é fundamental que as ferramentas de gestão e de controle de processos sejam ágeis, de maneira que possam responder aos desafios atuais.
Disponível em: <https://fia.com.br/blog/pmbok/>. Acesso em: 03 jun 2024.
SEGUNDA ETAPA:
ANÁLISE da situação-problema e REALIZAÇÃO da atividade
Agora, com base no exposto e nos conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina, chegou a hora de você resolver sua atividade MAPA. Vamos lá?!
Considere que você é um(a) gestor(a) de projetos e está avaliando diferenças e semelhanças entre a versão 6 e a versão 7 do Guia PMBOK. Após minuciosa avaliação constatou que a questão do risco está presente na sexta edição como uma área de conhecimento e na sétima edição como um princípio que procura responder acerca de oportunidades e ameaças.
Neste contexto, responda o que segue:
1. Como planejar o gerenciamento de riscos?
2. Como identificar os riscos?
3. Como avaliar os riscos de forma quantitativa e qualitativa?
4. Como planejar e implementar respostas aos riscos?
5. Como monitorar os riscos?
TERCEIRA ETAPA: ENVIO da atividade IMPORTANTE:
1. Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Fórum >> Fórum Avisos Gerais.
2. Responda a todas as questões elencadas anteriormente.
3. A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Template de entrega da atividade MAPA, disponível no material da disciplina: Materiais >> Material da Disciplina.
4. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
5. Após o envio não são permitidas alterações ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar.
6. Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de
Ensino.
7. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
8. Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
9. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.
Bons estudos!
Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao(a) seu(sua) Professor(a) Mediador(a)!