ATIVIDADE 1 - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 51/2024
A interação social desempenha um papel crucial no desenvolvimento cognitivo, conforme destacado pela Abordagem Histórico-Cultural de Vygotsky. Em seu artigo seminal 'A Formação Social da Mente', Vygotsky (1998) argumenta que o aprendizado ocorre de maneira mais eficaz quando os indivíduos estão imersos em ambientes sociais ricos e interagem ativamente com seus pares e instrutores. A zona de desenvolvimento proximal (ZDP) é central nesse processo, representando a distância entre o nível de desenvolvimento real e o potencial, indicando o que um aluno pode aprender com a orientação de um mediador mais experiente.
Fonte: VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 6.ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1998. 191 p.
Considerando o texto-base (livro da disciplina e materiais de apoio) sobre a Abordagem Histórico-Cultural de Vygotsky, discorra sobre a importância da interação social no desenvolvimento cognitivo. Destaque como a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) contribui para esse processo e forneça exemplos práticos que ilustrem a aplicação desses conceitos em ambientes educacionais.
Desenvolva uma resposta dissertativa que expresse sua compreensão sobre como a interação social, conforme proposta por Vygotsky, influencia o desenvolvimento cognitivo. Utilize conceitos como Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) para fundamentar sua resposta.